terça-feira, 17 de agosto de 2010

Transforme sua meia-calça rasgada em uma meia 7/8

Mais um post de salvação.

Eu emprestei uma Leg Avenue pra um desfile e a meia voltou rasgada. Bastante rasgada. Deu revolta, reclamei, mas no fim ficou por isso mesmo. Deixei a meia no fundo do armário pra depois pensar o que faria com ela.

Por esses dias resolvi cortar e ver se transformava ela numa 7/8, já que o rasgo foi em cima, na parte da "calça". Ficou bastante bom. Meio tosco porque fiz à mão, mas só dá pra reparar que não tá uma brastemp se vc olhar com muita atenção.

Vamos ao PAP. Você só precisa de:

- tesoura
- fita métrica (se achar necessário. Eu fiz no olhômetro)
- agulha
- lastex (é um elastico bem fininho que vende em rolo, tipo rolo de linha. S´conheço em preto ou branco, mas na internet vi fotos de rolinhos de lastex coloridos)



Primeiro, corte a meia. Essa foi a parte mais difícil pra mim. Morri de medo de faz\er bobagem, mas a meia já tava estragada mesmo, pior não ia ficar.
Já que o rasgo foi em cima, eu cortei a meia bem onde termina o gancho da calça. Cortei as duas pernas juntas, pra ter certeza que iam ficar do mesmo tamanho.






Segundo, fazer a bainha. Vire a meia do avesso e dobre 2 cm da parte superior dela. Prenda com alfinetes pra não sair do lugar e dobre 5 cm (esses 5 cm vão ser o punho da meia). Alfinetes de novo. Eu fiz um super esquema no paint pra facilitar a visualização da coisa.



Agora é só costurar com o lastex. O truque é deixar a costura bem frouxa, senão ela pode arrebentar quando você colocar, e dar uma esticadinha na meia enquanto costura. Minha avó tinha um ovo de plástico que ela usava pra costurar meias que tinha essa função. Deixar a meia esticada enquanto costura. Enfim. No final, vai ficar algo parecido com isso:





2 comentários:

Ra disse...

Ótima ideia!
O tempo útil das minhas meia-calças tem sido de um dia. Uso e rasgo antes de chegar no trabalho!... Entao estou louca pra fazer alguma coisa com o meu estoque de meias rasgadas.
Obriagda!
Raquel
costurandocriatividade.blogspot.com

Unknown disse...

adorei a ideia! me ajudou muito com as minhas meias rasgadas!