terça-feira, 14 de setembro de 2010

Novas dicas em passo-a-passo


Como toda postagem, preciso começar pedindo desculpas pela minha ausência. Achei que até estivesse fora da equipe, mas quando vi que não estou, resolvi fazer uma postagem, hehe.

Como estou sem idéia e foi tudo de última, vou continuar falando de cabelo. Vou dar algumas dicas novas de misturas e produtos e algumas combinações que funcionam.

PASSO 1 - Limpeza
Vamos começar falando da limpeza do cabelo - antes de hidratar, nutrir, reconstruir, pintar (com cores fantasia), pular e assaltar, é preciso estar com o cabelo limpo, livre de oleosidade e resíduos. Há quem use shampoo anti-resíduos, mas os tempos são outros e não se acha um shampoo antiresíduos realmente bom em qualquer esquina desde que a Phytoervas parou de fabricar o dela. Agora descobri o anti-resíduos de argila e menta da Tricofort. Ele limpa muito bem o cabelo. CLARO QUE RESSECA!!!

Uma outra saída, e muito boa, mas muito trabalhosa, é usar argila virgem. Basta misturar com água até ficar pastosa. Depois aplica no cabelo, fazendo o possível para concentrar na raiz. Deixa secar e enxágua. Eis a parte complicada: fica embaixo do chuveiro massageando e depois lava com um shampoo diário.

A terceira opção é usar uma mistura de 1 colher de bicarbonato de sódio com um pouquinho de água quente. Deixa no cabelo por 5 min e enxágua. Não é lá grande coisa, mas dá pra o gasto.

Depois disso, seu cabelo está pronto pra receber um tratamento legal.

PASSO 2 .1 - Tratamentos líquido/gel/ampola/óleo/pré-mascara

Depois do cabelo limpo e das escamas abertas, hora de aplicar um reconstrutor ou outra coisinha pré máscara para ajudar no tratamento. Quando se quer reconstruir, eu recomendo a queratina líquida bioextratus, já conhecida nossa ou a queratina em gel da Essenza. Não é a 8ª maravilha do mundo, mas é boa. Além de queratina contém geléia real, excelente para nutrir os fios.Basta aplicá-la e deixar agir durante 10 minutos, depois passa para o passo (ahn?) 2.2. Você ainda poderá pranchar o cabelo antes de partir para o passo seguinte, é só deixar esfriar antes. Ela deixa o cabelo macio e com um aspecto bem legal. Quanto a reconstrução, dá pro gasto.

A segunda opção da lista é a ampola semi di lino da Altamoda. É simplesmente igual à da Alfaparf, talvez menos concentrada, mas faz a mesma coisa. Ela acaba com o ressecado, deixa o cabelo macio, gostoso, cheiroso e com as escamas alinhadas. Eu coloco algumas gotas na mão, esfrego até virar um creme e aplico no cabelo. Deixo 5 minutos e ao invés de enxaguar eu pulo para o próximo passo.

Passo 2.2 - Máscaras/Cremes/Misturebas

Para hidratar o cabelo com química e deixar ele sem volume eu descobri recentemente uma misturinha bem básica. Basta usar um novex ou similar básico da vida como creme base e misturar com 1 ou 2 colheres de ÓLEO VEGETAL DE COCO. Tem que ser o óleo puro, sem óleo mineral ou outros ingredientes. Deixe agir de 10 a 15min. O cabelo fica com cheiro de sabão de coco, mas completamente hidratado. Um pouco oleoso, é verdade, mas na próxima lavagem ele já fica legal.

Outra opção é minha recém descoberta máscara de Semi di Lino da AltaModa. Outro produto similar ao da Alfaparf, produzido pelo mesmo grupo, com efeito igual. Acho que a concentração de ativos deve ser menor, mas é bem mais em conta. Ela é livre de óleo mineral e outros ingredientes insolúveis. Ao mesmo tempo deixa o cabelo macio, hidratado e com um aspecto bem saudável.

Para cabelo porosos, acreditem se quiser, a mácara de hidratação nutrição obsoleta, digo, nutrição absoluta da Niely Gold. Ela dá um efeito muito parecido com a hidratação feita com óleo caseiro de tutano, talvez numa escala menor. Ela tira bem a porosidade, encorpa o fio e o deixa mais forte. Contudo é um pouco oleosa.

E por último, porém não menos importante, um dos lançamentos recentes da bioextratus, o sachê Tritano. Ele contém biopolímeros de algas marinhas, tutano, aminoácidos vegetais e um monte de pequenas porcarias que trabalham para deixar o cabelo mais forte e hidratado. A textura é estranha, parece graxa. O cheiro é básico, mas o efeito que dá no cabelo é incrível.

Depois do cabelo tratado basta enxaguar, usar um condicionador qualquer e partir para a finalização.

Passo 3.1 - Finalizadores em creme

Depois de passar horas e horas tratando cabelo, vamos ao penúltimo passo (sim, tem um último ainda) - o leave in.

O Leave In Extreme Repair da Vult hair repair (só Vult) me surpreendeu. É rico em aminoácidos, óleo de coco e algumas proteínas vegetais hidrolisadas. Não deixa o cabelo pesado, é cheirosíssimo, hidratante e não oleoso. Tb protege do calor da escova - pelo menos no modo de usar diz que pode finalizar com uma escova, hehe.

O pré escova da linha Noni Plus da bioextratus foi desenvolvido para cabelos coloridos. Contém aminoácidos vegetais e o fruto santo de gosto horrível - noni. Ele é antioxidante e só não faz bem para problemas financeiros. Apesar de não fazer escova, só tinha esse quando fui comprar, o finalizador estava em falta, então levei esse mesmo. Tem ação anti frizz e deixa os fios mais lisos.

A terceira opção é o creme para pentear de oliva, vitamina b5 Ginseng é super hidratante e um dos poucos produtos sem enxágue que eu sinto que realmente trata o cabelo. Deixa o cabelo com muito brilho e muita maciez.

Passo 3.2 - Silicones e afins.

Depois do cabelo seco, mesmo com um leave in em creme, às vezes o cabelo fica com algum aspecto de áspero ou um pouco de frizz. Não quer dizer que o cabelo não esteja tratado. Um bom silicone/serun/reparador de pontas resolve o problema. Basta tomar o cuidado de verificar na composição que o produto é livre de óleo mineral.

Uma ótima opção é o silicone reestruturante da Tricofort, que contém alguns ativos vegetais que não fazem diferença, mas que deixa o cabelo escorregando nas mãos de tão sedoso, além de brilho e proteção contra chapinha e secador.

A segunda opção é o serun extra brilho da phytoervas. Não sou fã da marca, mas esse serun é MUITO BOM. Bem ralo e leve, deixa o cabelo hidratado e com um brilho incrível, além de um cheiro que me lembra muito o da linha biogelattine da Bioextratus. Vale a penas experimentar.

E por enquanto é só. Até a próxima.
Beijo e queijos

Nenhum comentário: