sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010

Amanha iremos as urnas. O que voce que vai votar, precisa saber:

-Quem é obrigado a votar: O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que tenham entre 16 e 18 anos.

-Documentos necessarios: Foi decidido pelo STF na noite de quinta que nao ha obrigatoriedade de levar o titulo de eleitor para a votaçao, apenas a identidade.
Fonte http://www1.folha.uol.com.br/poder/807286-eleitor-so-precisa-de-um-documento-oficial-com-foto-decide-stf.shtml
*Sim, voce que nao tem ideia de onde seu titulo esta e tirou 2 via só pra isso teve trabalho de graça. 

-Se voce nao sabe onde vai votar e perdeu o titulo: O site do TSE esta com uma seçao para procura de zonas eleitorais.

-Horarios: Às 7 horas
Instalação da seção eleitoral (Código Eleitoral, art. 142).
Às 8 horas
Início da votação (Código Eleitoral, art. 144).
Às 17 horas
Encerramento da votação (Código Eleitoral, arts. 144 e 153).
Depois das 17 horas
Emissão do boletim de urna e início da apuração e da totalização dos resultados.

- Cola eleitoral: Há varias disponiveis online. Use-as!!
A mais didatica que encontrei foi essa, que é dividida pelos estados e tem a foto dos candidatos a cada cargo.

-Se nao puder comparecer a votaçao, como justificar: Se você estiver fora de sua cidade, justifique sua ausência, no dia da eleição, em qualquer local de votação ou posto de justificativa, entre 8h e 17h. Você deverá dirigir-se a qualquer cartório eleitoral ou Tribunal Regional Eleitoral para obtenção do formulário de requerimento de justificativa eleitoral. Com o formulário preenchido e seu título de eleitor, ou algum documento de identificação em mãos, você deve entregá-lo em qualquer local de votação. Se você estiver doente ou tiver qualquer outro problema, deve procurar o seu cartório eleitoral para fazer a justificativa até 60 dias depois das eleições, munido dos documentos que comprovem o motivo da ausência. É importante lembrar que primeiro e segundo turnos são eleições independentes, portanto é necessária uma justificativa para cada votação. Quem não justificar a falta no dia da eleição poderá fazê-lo até 2 de dezembro de 2010, em relação ao primeiro turno, e até 30 de dezembro de 2010, em relação ao segundo turno, por meio de requerimento dirigido ao juízo da Zona Eleitoral em que é inscrito.

-O que acontece se voce nao votar e nao justificar: Terá de pagar multa em torno de R$ 3. Se não pagar a multa, fica impedido de inscrever-se em concurso público, participar de concorrências, obter empréstimos em instituições financeiras do governo, receber remuneração de função ou emprego público, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento público de ensino ou praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda. Quem não votar e não justificar a ausência em 3 eleições consecutivas (lembrando que cada turno é uma eleição), terá o título cancelado.

-Para os que ainda estao indecisos: A relaçao dos candidatos pra cada cargo nos estados.

Sobre o voto nulo: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4642651-EI6578,00-Voto+nulo+conquista+instruidos+apesar+de+nao+mudar+eleicao.html

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2010/guia-do-eleitor/duvidas-frequentes/

No mais, nao vote em pesquisas. Nao acredite na maioria. Vá confiando em um representante que ira TE favorecer, que tem as SUAS ideias.
É seu dever ir nas urnas e seu direito a escolher quem mais te agrada.

Eu nao sou politizada, mas assisti todos os debates, vi as propagandas eleitorais e ainda acho que as opçoes sao marromenos. Ja que preciso ir, me vi na obrigaçao de conhecer o minimo dos candidatos e escolher o que seria mais adequado. Foi dificil...
Detalhe: voto em Brasilia! dx-D




Ou seja: faço sua cola hoje, reveja os candidatos e vá na zona eleitoral logo de manha que é mais calmo e nao pega fila.

d:-)

Nenhum comentário: