domingo, 21 de novembro de 2010

Dicas para tirar Visto-EUA

Recentemente passei por esse drama. No sentido literal da coisa, dá tanto trabalho, é tao chato, tao burocratico, que é um teste, pra ver se a pessoa esta MESMO disposta a viajar. Com tantas promoçoes e facilidades, o Dolar a um preço razoavel e incentivos, está mais facil e muitas vezes vantajoso ficar uns dias fora, especialmente fora de temporada.

Entenda uma coisa: ter um passaporte é facil, voce vai no site da Policia Federal, se cadastra, faz o agendamento no local menos pior e parece lá no dia com o recibo pra tirar foto.
Eles irao te dar uma documentação com as datas para retirada.
É só um pouco chato, costuma ter fila e nao tem horario, voce precisa estar dispoto a perder o dia.
Porque sim, leva horas. Eu esperei quase 3h pra ser atendida no dia de tirar foto e quase 4h pra BUSCAR o passaporte, que na pratica é conferir os dados e assinar. Coisa que leva, literalmente, 2 minutos.

Beleza, voce já tem o passaporte. No meu caso ele vencia alguns dias antes da data de embarque, porem o Visto anterior valia até março do ano que vem.
Ai ferrou tudo...Na agencia me aconselharam a renovar o Visto ja que eu precisei renovar o passaporte.

E começou o drama. Por onde começar?! Eu tive relativa sorte porque consegui agendamento com só 3 semanas de espera. Atualmente, pelo que vi, só tem atendimento pra março! d:-/

-Acesse o link: http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR

-Lá embaixo tem outro link para o requerimento do agendamento e umas informações basicas.

-Se cadastre. Essa é uma das partes chata, tensa e burocratica: os caras pedem detalhes sordidos da sua vida, incluindo datas e locais. Se prepare para tirar do baú de Certidão de Nascimento da sua avó até os horários das aulas na faculdade e se for o caso, TODAS as datas anteriores de viagens para o exterior, se voce for renovar.
*E sim, é serio!!
É inacreditavel o que eles perguntam.
Detalhe: Nao pode deixar nada em branco simplesmente porque o sistema te obriga a preencher tudo, do contrário a página trava.
A dica: se for familia, dá pra aproveitar o cadastro e pagar apenas uma taxa. Ele te dá opção de adicionar ate 5 dependentes para um mesmo responsavel. 

-Voce irá ganhar uma senha, que irá usar futuramente para ver as informações de agendamento e processo. Guarde! A dica é anotar num papel e deixar dentro do passaporte.
Ele irá te dar opções de pagamento, a taxa é de 38.00 reais. Dai voce escolhe a mais facil...

-Ótimo, pagou? Vai lá no sistema e ve se o agendamento tá liberado.
Estando liberado, escolha um dia e horario menos pior para aparecer na Embaixada. Eles aconselham que voce chegue até 1h30 antes, porque sim, tem fila! MUITA fila! Eu brinco dizendo que é um preparatorio para os parques da Disney.
O meu horario era 8h da manha. Acordei 6h da manha para estar na Embaixada linda e phyna no maximo as 6h30. Cheguei um pouco antes e demorei quase 1h na fila. Fui atendida as 10h40...¬¬

-Começa outro drama: o formulário DS-160.
https://ceac.state.gov/genniv/
Sim, ele é todo em Ingles.
Sim, ele tem 18 páginas.
Sim, SÓ pode ser esse.
É um por pessoa.
E para dar mais emoção: voce tem 20 MINUTOS para preenche-lo todo (lembrando que nao é opcional deixar respostas em branco) e se passar do tempo ele trava e reinicia da primeira pagina!
Juro! Perdi a conta de quantas vezes preenchi o meu, mas lembro que fiquei 3h pra terminar e imprimir o recibo.

As perguntas sao quase as mesmas do agendamento, porem esse é mais cruel, pede ainda MAIS detalhes, como o endereço do lugar que voce ira ficar na proxima viagem (e se nao tiver, azar o seu, inventa um!), lugares que voce irá visitar, sua renda mensal, detalhes da vida dos seus pais, irmãos e avós, descrição do seu trabalho aqui no BR (e se voce nao dominar o idioma peça pra alguem te ajudar, eles vao te perguntar!) com endereço, telefone e contatos profissionais.
As duas ultimas página aliviam um pouco a situação, é um questionario perguntando se voce pretende levar drogas, trabalhar com prostituição ou fazer ataques terroristas.
*E sim, é SÉRIO!!
 Esteja com todos os documentos possiveis e imaginaveis nas maos: passaportes antigos, carteira de motorista, certidões, recibos, matricula de curso, contra-cheque, cartao de vacina...

Quando voce termina essa parte ele te faz revisar todos os seus dados. É bom que nada esteja errado, do contrario voce tera que voltar naquela pagina e fazer tudo de novo.

Dica 1: Sim, voce precisa de uma foto 5x8 digital, com fundo branco e uma serie de condições, como blusa com manga e cabelo solto.
Vá em uma loja de fotografia, leve um pen drive e peça para tirar uma foto e ser salva. Eles ja estao acostumados, é só falar que é pro Visto.
Pegue tambem a versao impressa, voce ira precisar.
Dica 2: Há opção de salvar a pagina do questionario. Logo, sempre que terminar uma pagina, salve e continue.

-Terminou de preencher?! Imprima e guarde com carinho até o dia.

-Hora de pagar o Visto! Este é individual e as taxas variam de acordo com o tipo de Visto que voce quer. É aconselhavel que se pague antes da entrevista e já anexe o comprovante junto com o passaporte. Só pode ser pago no Citibank, com os valores: http://www.embaixadaamericana.org.br/index.php?action=materia&id=9020&itemmenu=
O mais comum é B2, turismo, que esta por 140 dolares e sim, será convertido pro valor da cotação naquele dia.

A PIOR parte?! Ele nao é garantia que voce ira sair com Visto da Embaixada, é um risco que voce corre. Vamos dizer que é o pagamento da tentativa.
E nope, se for recusado NAO há devoluçao. Azar o seu.

Observações: NÃO deixe pra ultima hora, faça com no minimo 72 de antecedencia.


Tudo certo, é só esperar a data para ir na Embaixada. Cheguei 1h30 e meia antes. Seu nome estara numa lista e eles irao te encaminhar para a fila da Disney.
Pra quem nao conhece: sao filas paralelas, que dão zigzags infinitos, separados por uma corda. E parece que nao acaba, dá pra ficar HORAS esperando. Voce anda e nunca chega.
Chegou sua hora. Voce vai andar SOZINHO ate uma mesa e eles irao ver o que voce carrega na bolsa.
Dai a bolsa fica na mesa e eles vao te revistar. Liberado, voce vai passar por uma salinha, que é detector de metais. MUITO pior que banco.

Liberado, voce nao pode ficar parado esperando alguem se tiver acompanhado, o negocio é ir andando devagar ate o destino.
Dentro da proxima salinha, tem MAIS fila. Voce precisa ir ate um balcao mostrar os documentos, o agendamento e pegar uma senha para ser atendido.

Dica: Nope, o horario que voce marcou não é o horario do atendimento, mesmo porque serao dezenas de pessoas praquela hora. É apenas para organizaçao deles. Pra se ter ideia, eu tinha senha PREFERENCIAL DE IDOSO e esperei quase 4h!

Dica 2: Leve todos os documentos. Porque sim, eles podem duvidar de alguma informação e pedir pra voce provar.

Dica 3: Dizem (dizem!) que eles nao negam Visto pra renovação, pra familias com mais de 3 pessoas, pra quem já tem a passagem comprada e pra quem é fluente em Ingles.
A da fluencia tenho quase certeza, eu declarei ser fluente, minha mae fala o minimo e o cara "deu a entender" que iria renovar o dela por irmos juntas. Ele chegou a perguntar "Voce vai com ela? Ahn, entao tá...".
O que nao quer dizer nada, minha mae pode muito bem em cima da hora decidir que quer ir sozinha. Ou eu posso decidir nao querer ir.

Dica 4: Dizem (dizem!) que as chances são menores se voce for sozinho, nao tiver vinculos como casa propria ou frequentar uma graduação e nao comprovar renda. Porque "dá a entender" que voce vai pra trabalhar e ficara morando por lá.
Bem, eu nao tenho como comprovar renda (sou autonoma) e eles nao pareceram preocupados. Mas pra compensar perguntaram a dos meus pais! dx-D
O que nao quer dizer nada, já que posso muito bem ir sozinha.
Eu li essas coisas por ai, mencionei mais a titulo de curiosidade. 

Dica 5: Nope, a entrevista nao é tensa, eles nao fazem terrorismo e voce nao mostra aptidão se responder em Ingles. Pelo contrario, quando chega na sua vez eles acessam seu questionario e se acharem alguma informação estranha ou quiserem confirmar perguntam DAQUILO especificamente, ate pra ter certeza que as informaçoes batem.
E nope, voce nao escolhe o idioma da entrevista. Pode ser Portugues, Ingles ou Espanhol. 

Dica 6: Roupa. O conselho é voce ir arrumadinho, com roupa social, ate pra passar uma boa imagem. A grande maioria pareceu ignorar, eu vi de tudo: desde homens com terno ate gente que foi com moletom e calça de pijama com chinelo. Literalmente. Mesmo!
Cara, eu acho o seguinte: já que é pra ir, se esforça um pouco! Nao é motivo pra negação de Visto, mas fica feio pra carai!

-Terminou a entrevista!? Eles te farao esperar quase meia hora pra dizer se voce conseguiu ou nao.
Te chamam na mesma janelinha, dao a noticia e te entregam o recibo comprovando a aceitação pra voce levar em outra janelinha, que é onde funciona o sistema de Correios.
Te entregam uma sacolinha do sedex (nao tem opçao!) e voce coloca os passaportes dentro com identificação e o destino. Volta na janelinha, entrega o pacote e paga uma taxa de serviço.
Em uns 15 a 20 dias uteis voce recebe em casa.

..

Nao é um processo dificil, porem é extremamente chato, burocratico e caro. Recusa de Visto é quase que na sorte (melhor, azar?), eles devem ter pre-requisitos pra nao aceitar alguns pedidos. E nope, eles nao justificam. Se te recusarem voce nunca sabera o motivo.
E acho que só pode tentar de novo depois de alguns anos.

Na internet as informações sao bem zoadas! Eu apanhei pra fazer tudo certo porque a propria Embaixada nao atualiza o site. Esse questionario eletronico foi implantado no começo do ano, no site deles AINDA tem o antigo (D-158 acho...), que é bem menor, porem é um documento do Word que precisa ser impresso.

Ou seja: Tive que ligar CINCO vezes pro Rio pra confirmar o que precisava, porque toda hora aparecia alguma coisa que divergia, especialmente na parte de hospedagem e locais de visita. Sim, eles querem saber os lugares que voce vai frequentar, com endereço, telefone e nome das pessoas responsaveis. Inclusive de quem voce conhece lá!
E se nao conhecer ninguem!? Diz que vai pra Disney ver o Mickey. Sei la, coloca um lugar que é visitavel, conhecido e plausivel.
Nome de Museu, parque tematico, coisas assim...

Sério, dá um certo desespero, porque nao pode deixar nada em branco, mas tem coisa que ou voce nao sabe (e se ainda nao tiver reservado hotel?) ou nao tem como arrumar! Na boa, eles te obrigam a inventar coisas...Isso quando nao é repetido, eles te fazem escrever o proprio nome quatro vezes!! Se tiver gente que vai com voce, pior ainda: tem que repetir os nomes, grau de parentesco e preencher todas as informaçoes pessoais alheias.

Na epoca eu comentei com meus amigos que foi pior do que fazer a Monografia. Cara, fiquei MUITO stressada, nervosa, aborrecida, ganhei uma gastrite, insonia e por muito pouco nao desisti.
Pra agravar, eu fui a primeira a fazer pra conhecer e meus pais nao falam Ingles, nao tinha condição deles preencherem o formulario . Ou seja: eu fiz esse troço o triplo de vezes que precisaria!
Considerando que poucas informações sao as mesmas, cada um tem 18 paginas e eles toda hora lembravam de alguma coisa e vinham me corrigir, cada um teve uma media de 4 a 6 tentativas ate ser confirmado.

A unica parte boa é que voce pode enviar varios por pessoa caso tenha algum erro ou correção, eles só consideram o codigo que voce levar impresso pra entrevista, nem olham os outros.


Se for encarar, comece com 1 semana de antecedencia, no minimo.  E ja esteja com tudo reservado, comprado e aprovado, porque eles vao perguntar que dia voca vai, quanto tempo vai ficar, onde vai ficar e com quem estara.


Enfim, é isso! Tentei incluir a maior quantidade de detalhes possiveis com o intuito de ajudar e esclarecer alguma duvida... d:-)

5 comentários:

Valeska disse...

Caraca, que trabalheira! Cansei só de ler, imagina ter que ir fazer! E quem não fala inglÊs como eu, tá fudido, literalmente... XD
Desse jeito tá mais fácil entrar pela fronteira do México do que com visto. XD

carito disse...

Obrigada!!! Valeu mesmo pela informaçãooooo.

Raphaaa disse...

Putz, eu tive todo esse trabalho Oo'
povo da agencia preencheu, só apareci lá no dia, aquele monte de fila, tudo ja preenchido, e o cara me perguntou duas coisinhas e mandou eu pagar o sedex -q

Hugo Okabe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cartas disse...

Valeu pelo post me ajudou muito.
eu tb recomendo o site http://www.visto-americano.net

consegui meu visto baixando o gui visto americano que eles disponibiliza para download