domingo, 29 de maio de 2011

Manutenção pós corte quimico

Oi!

Faz muito tempo...E alias, desculpe por isso, mas juro que tenho algumas boas "desculpas".
Primeiro que comecei a trabalhar quase que tempo integral. Segundo que tive oportunidade de fazer alguns cursos de especialização. E terceiro que eu queria esperar o momento pra postar algo que de fato, ajudasse.

Entao cá irei dividir algumas informações praticas que aprendi nesse tempinho.
Bem, o que muitos não sabem é que andei brincando com meu cabelo (leia-se usar um produto pra descolorir que ele não simpatizou...DUAS vezes!) e eu tive corte quimico. O que aconteceu é que a parte da frente estava sofrida e eu evitada fazer qualquer tipo de transformação que não fosse tingir e tratar. Tanto que faz meses que mantenho a mesma cor e só vario o tom, pra ele nao sentir tanto.
Agora melhorou demais mas antes estava o caos!

O fato, caro leitor, é que eu tive corte quimico na epoca que estava seguindo um cronograma de cuidados. E isso foi um problema porque quando voce tem cabelo elastico dá desespero, é aquela coisa de querer usar todos os produtos existentes pra ver se faz algum efeito.

Acontece que não adianta. É uma triste realidade...
Minhas fotos nao mostram o estrago, o cabelo até que ficou com a aparencia bacana, mas o toque...
Vou postar uma só pra voce ter ideia da cor e porque a brincadeira foi cruel:


Isso, meu caro leitor, é a frente ja semi-recuperada e retocada. Ai em cima eu estava mantendo Coral red da Punky Color, dai desbotou e apliquei Infra Red da Manic Panic numas partes e o castanho avelã escuro da Exotic em outras, atras. É esse tom da foto.
Desbotou faz 1 mes, minha raiz tá uÓ e ainda nao sei o que fazer... dx-D


Agoras atras...
Da serie: Coisas que sua chefe inventa.
Eu não gostei da cor (sim, fiquei parecendo os Angry Birds! Eu sei, nem adianta zoar! ¬¬), mas dai ele ficou todo zoado a medida que fui lavando e acabei acostumando. Ai no meio algumas mechas ficaram totalmente elasticas, mal dava pra pentear. Ele nao tá tao ruim porque logo depois que tingi apliquei carga de keratina e o Vitamino color pra ver se segurava um pouco a tragedia. Deu bem certo, mas algumas partes nem podiam ver secador, quebravam só de modelar.
Faz mais de 1 mes que não faço nada alem de tratar, meu cabelo nao viu mais tinta.

O que eu quero mostrar pra voce: tem jeito de sair do corte quimico com muita calma, produtos certos e uma disciplina capilar.
Não adianta querer reverter no mesmo dia que a fibra não aguenta e nao aceita tanta coisa junta. Irei fazer uma especie de cronograma que me fez sair do "elastico não me toque" para o "olha, agora ate dá pra descolorir se precisar!".

-Se o seu cabelo esta elastico a ponto de voce tocar e ele desintegrar na mao, corte o shampoo. Não pra sempre, mas por algumas lavagens.
"Djuli, eu nao consigo ficar sem shampoo!". Consegue sim! O motivo é muito simples: shampoo é detergente e só serve pra tirar o excesso de oleo e abrir um pouquinho as escamas capilares. Se o seu cabelo já esta altamente sensivel e com as escamas praticamente a mostra (cabelo elastico é a desestruturação dos fios), voce quer mecher nelas pra que!? Deixa ai, oras...Shampoo AGORA só te prejudica, deixa ele ainda mais detonado.
Ate porque o cabelo elastico fica muito fino e com aparencia de seco, nao precisa ficar "lavando".

-Voce gosta de reconstruçao?! Esse é o momento. Eu me dei ao direito de inverter o cronograma e ver o que aconteceria. Voce ira faze-lo da mesma forma, claro, mas dar prioridade ao foco da desgraça.
Se antes era: hidratação->hidratação->nutrição
hidratação->hidrataçao->nutrição
hidrataçao->hidrataçao->reconstrução
(E se voce nao conhece esse cronograma comece HOJE, ele salva de verdade! Motivo simples: ele te orienta quando seu cabelo estiver uó e evita que voce saia tacando tudo que é creme no cabelo. É uma especie de regime capilar, sao cuidados basicos que cabelos quimicamente tratados devem ter).

O que eu fiz: Matei uma hidratação por semana e substitui por reconstrução por APENAS 7 dias, quando era a fase critica.
Entao ficou nutrição->reconstrução->reconstrução.
Ou seja, em uma semana eu eliminei o shampoo da minha vida e usei o KPAK da Joico (incluindo o cuticule sealer), o Affirm in da Avlon e o Absolute repair.
Na semana seguinte mantive normal, voltei a hidratação e a nutrição.

Não foi facil. De verdade, eu tinha vontade de aplicar tres cremes no cabelo diariamente pra ver se o efeito era mais rapido.
E cara, nao é!

-Nunca, jamais, dispense o condicionador.
Esse eu aprendi apanhando. Admito que não tinha o costume e ao estudar eu vi que é necessario.
O que acontece é que muitos confudem o efeito condicionador e creme de tratamento. Normal, ninguem para pra te explicar isso.
O condicionador ele nada mais é pra equilibrar o ph da mascara que veio anterior e segurar o produto no seu fio. Fim! Condicionar é deixar seu cabelo penteavel e anular o efeito detergente do shampoo. O que vai hidratar, reconstruir e realmente TRATAR seu fio é a mascara e os produtos anteriores que voce usou.
Logo, mantenha o condicionar ai! Geralmente aconselha-se o que é parzinho com shampoo por causa do ph, mas EU tenho usado o da Elseve e o Semi de Lino.

-Pode usar fonte de calor!? Sim, mas como aliada!
Meu cabelo quando secava ao natural ficava com aparencia pessima, vinha aquele efeito vassoura. Entao, como resolvi: desenvolvendo uma maneira de pentear usando secador e aderindo ao leave in.
*No meu caso encomendei o Thermo Ciment da Kerastase, que alem de leave in é literalmente cimento capilar, ele funciona reconstruindo a fibra com calor. Um achado!
E pra secar? Deixe de lado as escovas redondas para modelar e refaça amizade com  a velha raquete. Pente nem pensar, use aquela escova de cerdas grossas e uma bolinha na ponta.
Voce ira pentear o cabelo enquanto seca. Como as cerdas são separadas e macias não havera pressão, esticamentos ou maiores danos, é só pro cabelo nao ficar totalmente embaraçado e zoado.

-Tá, mas...Quanto tempo eu devo fazer isso!?
É add infinitum. Até seu cabelo recuperar o suficiente do estrago e não precisar mais de tantos produtos. Mas no geral, uma vez que voce tem cabelo quimicamente tratado, os cuidados são constantes, em todas as lavagens!
Na bem da verdade, os produtos são uma especie de maquiagem prolongada. Nenhum realmente RESOLVE o problema, uma vez que a fibra é danificada voce vai repondo as perdas aos poucos.
Primeiro que o proprio cabelo nao aguenta, há uma especie de "limite" de materia, ele nao absorve completamente o que voce aplicar. Em estagio nenhum.
Depois que a fibra vai equilibrando com o tempo o que voce a fornece.
Até que chega no ponto que se voce cuidar constantemente, da forma adequada, ele nao apenas volta ao que era antes como fica bem melhor.













Essa foto é de ontem. Faz praticamente 1 mes que nao retoco a cor e na pratica nem precisaria (se nao fossem os 2 dedos de raíz).
O que eu quero que voce veja aqui: os cuidados sao uma consequencia pra manutenção tambem da cor! Quando mais seu cabelo estiver tratado, mais o pigmento ira aderir ao fio e menos perda e desbotamento terá.













Atras...Tirei no sol de proposito, alem de mostrar melhor a cor o sol nao maqueia imperfeições, pelo contrario: a luz cria problemas.
Bem, isso ai é Turquoise, verde limao, Flamingo pink e amarelo apos 3 semanas. Considerando que nao lavei separado, que as cores se misturaram e que ja desbotou tudo que tinha e a cor estabilizou ha semanas, ate que ta bem bom...













E na luz natural. O castanho avelã esta a toda (só desbotou mais na raiz), o rosa praticamente nao desbotou e o verde limao e turquesa se misturaram e ficou uma cor intermediaria.

Entao, quer dizer: vai fazer 1 mes que tingi e as cores desbotaram bastante, mas nenhuma saiu completamente.

Ainda nao o deixo secar naturalmente, pelo contrario: é algo que evito. Abandonei faz tempo as escovas de modelagem e estou fazendo uso do conjunto shampoo/mascara/condicionador/leave in.
O condicionador mantenho Elseve, Acquaflora e o Semi de Lino. O leave in passou oficialmente a ser o Ciment, o shampoo varia entre Paul Mitchel, Joico e Aquaflora. O motivo é simples: eles se dão muito bem com meu cabelo, pra mim são os menos agressivos porque se eu nao aplicar mascara ou condicionador eles ficam penteaveis.
Eu sei que anteriormente falei que o condicionador precisaria casar com o shampoo, o negocio é voce escolher o mais ácido. Pesquisei horrores um condicionador que se adequasse (fiz uma lista com o ph de varios deles) e consegui nesses tres uma media boa.
Por enquanto tem dado certo. Sem falar que eles já estavam aqui parados, entao preferi gastar de vez! d:-P
Quando acabar é bem provavel que eu adquira as parzinhos dos shampoos.

No mais, a gente aproveita e faz uma revisão de ph: meu caso é meio caotico porque eu uso algumas mascaras que não tem shampoo especifico e nao gosto da mascara do Paul Mitchel.
Por exemplo: tenho RMC azul e vermelho, a mascara nutritiva da Amend, o creme Mariana, Morocanoil...E TRES shampoos!
Literalmente: litro de Joico da KPAK e hidratação, litro de Paul Mitchel e dois da Acquaflora. Só que quando eu adquiri não ligava a minima pra condicionador..Alias, eu nem usava! Dai fui fazer alguns cursos de especialização e me convenceram que não adiantava fazer uma puta tratamento e deixar isso de lado.

Foi ai que comecei a acostumar, revi todas as composiçoes do que tenho, pesquisei os ph e estou casando os produtos pra fazer as coisas darem certo.

Pois é...Entao é isso, a intenção era ajuda-lo na medida do possivel, dar algumas dicas basicas de tratamento e se o corte quimico for sua realidade agora: fique calmo!
Tem jeito. É só ter paciencia e saber administrar o que seu cabelo precisa. Tambem não precisa de produtos caros e profissionais, eu os tenho porque viajaram e tive a oportunidade de pedir pra experimentar (sem falar que trabalho com isso, preciso saber ate dar feedback).

Vou ate aproveitar e mencionar alguns que uso e dão super certo:

-Hidrataçao: Avon, Mariana (Amend) e Elseve (uso os de cacheado por conta do colageno e adoro!).
-Nutrição: Acquaflora, Hair dry Amend
-Reconstrução: RMC, Reconstrutor da Vive, Acquaflora e queratina da Novex (que ao meu ver é a melhor, uso ha anos!).

d:-)

4 comentários:

Nah..s2..Zeh disse...

Nossaa que situação chataa...

pior que vermelho desbota tão fácil...

estou seguindo, me segue tbm?!!!

Bjosss~***

Nah =^.^=
www.vaidadesutil.blogspot.com

silvioafonso disse...

.

Que delícia de blog e que
imagem...
Vou seguir vocês e se
quiserem me dar a honra,
sigam-me, também.

silvioafonso





.

isabelsantana2011@hotmail.com disse...

Muito bonito o seu blog, parabéns.
Deixo o blog Belas Artes Médicas.
Abraço.

Monikinhaflor disse...

adorei suas dicas. seguindo tudo! mg tbm aconteceu a mesma coisa flor e agora to na luta para recuperar.
monikinhaflor.blogspot.com