Como estou sem idéia e foi tudo de última, vou continuar falando de cabelo. Vou dar algumas dicas novas de misturas e produtos e algumas combinações que funcionam.
PASSO 1 - Limpeza
Vamos começar falando da limpeza do cabelo - antes de hidratar, nutrir, reconstruir, pintar (com cores fantasia), pular e assaltar, é preciso estar com o cabelo limpo, livre de oleosidade e resíduos. Há quem use shampoo anti-resíduos, mas os tempos são outros e não se acha um shampoo antiresíduos realmente bom em qualquer esquina desde que a Phytoervas parou de fabricar o dela. Agora descobri o anti-resíduos de argila e menta da Tricofort. Ele limpa muito bem o cabelo. CLARO QUE RESSECA!!!
Uma outra saída, e muito boa, mas muito trabalhosa, é usar argila virgem. Basta misturar com água até ficar pastosa. Depois aplica no cabelo, fazendo o possível para concentrar na raiz. Deixa secar e enxágua. Eis a parte complicada: fica embaixo do chuveiro massageando e depois lava com um shampoo diário.
A terceira opção é usar uma mistura de 1 colher de bicarbonato de sódio com um pouquinho de água quente. Deixa no cabelo por 5 min e enxágua. Não é lá grande coisa, mas dá pra o gasto.
Depois disso, seu cabelo está pronto pra receber um tratamento legal.
PASSO 2 .1 - Tratamentos líquido/gel/ampola/óleo/pré-mascara
Depois do cabelo limpo e das escamas abertas, hora de aplicar um reconstrutor ou outra coisinha pré máscara para ajudar no tratamento. Quando se quer reconstruir, eu recomendo a queratina líquida bioextratus, já conhecida nossa ou a queratina em gel da Essenza. Não é a 8ª maravilha do mundo, mas é boa. Além de queratina contém geléia real, excelente para nutrir os fios.Basta aplicá-la e deixar agir durante 10 minutos, depois passa para o passo (ahn?) 2.2. Você ainda poderá pranchar o cabelo antes de partir para o passo seguinte, é só deixar esfriar antes. Ela deixa o cabelo macio e com um aspecto bem legal. Quanto a reconstrução, dá pro gasto.
A segunda opção da lista é a ampola semi di lino da Altamoda. É simplesmente igual à da Alfaparf, talvez menos concentrada, mas faz a mesma coisa. Ela acaba com o ressecado, deixa o cabelo macio, gostoso, cheiroso e com as escamas alinhadas. Eu coloco algumas gotas na mão, esfrego até virar um creme e aplico no cabelo. Deixo 5 minutos e ao invés de enxaguar eu pulo para o próximo passo.
Passo 2.2 - Máscaras/Cremes/Misturebas
Para hidratar o cabelo com química e deixar ele sem volume eu descobri recentemente uma misturinha bem básica. Basta usar um novex ou similar básico da vida como creme base e misturar com 1 ou 2 colheres de ÓLEO VEGETAL DE COCO. Tem que ser o óleo puro, sem óleo mineral ou outros ingredientes. Deixe agir de 10 a 15min. O cabelo fica com cheiro de sabão de coco, mas completamente hidratado. Um pouco oleoso, é verdade, mas na próxima lavagem ele já fica legal.
Outra opção é minha recém descoberta máscara de Semi di Lino da AltaModa. Outro produto similar ao da Alfaparf, produzido pelo mesmo grupo, com efeito igual. Acho que a concentração de ativos deve ser menor, mas é bem mais em conta. Ela é livre de óleo mineral e outros ingredientes insolúveis. Ao mesmo tempo deixa o cabelo macio, hidratado e com um aspecto bem saudável.
Para cabelo porosos, acreditem se quiser, a mácara de hidratação nutrição obsoleta, digo, nutrição absoluta da Niely Gold. Ela dá um efeito muito parecido com a hidratação feita com óleo caseiro de tutano, talvez numa escala menor. Ela tira bem a porosidade, encorpa o fio e o deixa mais forte. Contudo é um pouco oleosa.
E por último, porém não menos importante, um dos lançamentos recentes da bioextratus, o sachê Tritano. Ele contém biopolímeros de algas marinhas, tutano, aminoácidos vegetais e um monte de pequenas porcarias que trabalham para deixar o cabelo mais forte e hidratado. A textura é estranha, parece graxa. O cheiro é básico, mas o efeito que dá no cabelo é incrível.
Depois do cabelo tratado basta enxaguar, usar um condicionador qualquer e partir para a finalização.
Passo 3.1 - Finalizadores em creme
Depois de passar horas e horas tratando cabelo, vamos ao penúltimo passo (sim, tem um último ainda) - o leave in.
O Leave In Extreme Repair da Vult hair repair (só Vult) me surpreendeu. É rico em aminoácidos, óleo de coco e algumas proteínas vegetais hidrolisadas. Não deixa o cabelo pesado, é cheirosíssimo, hidratante e não oleoso. Tb protege do calor da escova - pelo menos no modo de usar diz que pode finalizar com uma escova, hehe.
O pré escova da linha Noni Plus da bioextratus foi desenvolvido para cabelos coloridos. Contém aminoácidos vegetais e o fruto santo de gosto horrível - noni. Ele é antioxidante e só não faz bem para problemas financeiros. Apesar de não fazer escova, só tinha esse quando fui comprar, o finalizador estava em falta, então levei esse mesmo. Tem ação anti frizz e deixa os fios mais lisos.
A terceira opção é o creme para pentear de oliva, vitamina b5 Ginseng é super hidratante e um dos poucos produtos sem enxágue que eu sinto que realmente trata o cabelo. Deixa o cabelo com muito brilho e muita maciez.
Passo 3.2 - Silicones e afins.
Depois do cabelo seco, mesmo com um leave in em creme, às vezes o cabelo fica com algum aspecto de áspero ou um pouco de frizz. Não quer dizer que o cabelo não esteja tratado. Um bom silicone/serun/reparador de pontas resolve o problema. Basta tomar o cuidado de verificar na composição que o produto é livre de óleo mineral.
Uma ótima opção é o silicone reestruturante da Tricofort, que contém alguns ativos vegetais que não fazem diferença, mas que deixa o cabelo escorregando nas mãos de tão sedoso, além de brilho e proteção contra chapinha e secador.
A segunda opção é o serun extra brilho da phytoervas. Não sou fã da marca, mas esse serun é MUITO BOM. Bem ralo e leve, deixa o cabelo hidratado e com um brilho incrível, além de um cheiro que me lembra muito o da linha biogelattine da Bioextratus. Vale a penas experimentar.
E por enquanto é só. Até a próxima.
Beijo e queijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário