quinta-feira, 14 de julho de 2011

Granulação e lentes em películas cinematográficas

Voce pode ate não se interessar em cinema como aspecto tecnico, mas com certeza compra dvd e assiste filmes. Consequentemente percebe que há diferença na granulação e no formato da tela.

Vamos lá, do inicio: tudo o que voce chama de filme, a mídia, material gravado que passa na televisão ou no cinema independente do conteudo ou do tamanho é literalmente gravado em uma pelicula (é, igualzinha aquela da maquina fotografica, só muda o tamanho), naquelas cameras enormes que vemos no cinema e tals. Era assim antigamente e continua sendo, claro que com algumas mudanças e adaptações no processo.
Em making of eles costumam mostrar um pouquinho (se voce nunca viu vai no youtube e coloque "making of ou set tour" e digite sua serie ou filme favorito em seguida): temos um monitor na camera que foca a cena a ser gravada e nela tem aqueles numeros rodando em cima de uma tarja, com pontinhos na imagem (prazer, granulação!). São quadros, que cabem um determinado tempo de filme.
Sim, é por isso que as series são divididas para o "comercial" e os filmes tem quebras em cenas, o trabalho do diretor tambem é organizar o tempo que tem em cada quadro afim que o enredo tenha um desenvolvimento linear e não fiquem pausas aleatorias.

"Ahn, mas tem filmes que são gravados digitalmente, tipo Avatar!". Na bem da verdade, ele é uma exceção devido ao custo, ao tempo que demora pra ser produzido e ao trabalho que dá. Há outros exemplos, os filmes não precisam ser necessariamente SÓ gravados num formato, tambem temos o uso de digitação em algumas cenas. O post trata de produções em peliculas, que ainda é a grande maioria no mercado.
Lembrando que mesmo o filme sendo digital AINDA tem granulação.

Bem, não sei se voce já reparou, mas no cinema o que assistimos é a projeção de uma pelicula. A grosso modo, é aquilo. Por isso muitas vezes um filme ou não entra em circuito nacional ou são poucas copias em algumas salas. Um dos motivos, só de curiosidade, é o proprio tamanho do projetor, que exibe (ou nao!) peliculas em 8mm, 16mm, 35mm e 70mm.
*As diferenças: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bitola_cinematogr%C3%A1fica 

E o que diabos isso tem a ver com todo resto!? Meu caro leitor, existe um fenomeno na edição de filmes/peliculas para o dvd. E este é o motivo do post, voce entender porque no cinema há uma imagem aparentemente perfeita e ao comprar o dvd ver que foram feitas mudanças.

Primeiro comecemos explicando a granulação com o tutorial de um colega que até entao foi o material mais didatico (e completo!) que encontrei.





Entendemos o conceito de imagem e porque a edição do dvd pra consumidor final se diferencia do exibido no cinema.


Esse ultimo video trata especificamente das lentes, que explica porque tem a tarja preta, a definição, porque os filmes ficam esticados ou a imagem aumenta/diminui.



O que acontece na pratica: o filme já vai pro laboratorio problematico, a edição tenta arrumar pra jogar no mercado e a situação fica pior!
Ou o grao fica muito pequeno e a imagem vai junto, ou a formato é cortado e a imagem esticada.

Resultado final: má qualidade dos dvds. Se a imagem se mantem original e não sofre tanta edição alguns consumidores reclamam do grão e acham o resultado tosco.
E se tem muita edição pra limpar a imagem e torna-la mais lisa, perde-se a qualidade do filme original.

Por isso ao adquirir um filme há essa decepção com o formato e a imagem quando vemos em casa, o ideal seria mante-la o mais fiel possivel a direção original, porém tem toda uma relação custo-beneficio e custo-publico geral.

As explicações são superficiais, mas dá pra ter uma noção de como é o processo e porque os dvds diferem do resultado que temos no cinema. A dica é dar uma pesquisada ou ficar mais atento as especificações quando adquirir um filme pra não ter surpresas desagradaveis, como foi com Gladiador e para muitos Cisne Negro (que não teve limpeza na imagem e foi pra dvd com imagem granulosa).

A questão dos graos em filmes é bem pessoal, eu mesma gosto, acho que dá um efeito interessante, mas se assisto um que esteja muito limpo é indiferente, tecnicamente não influencia ou incomoda. Se é algo que voce repara e faz questão procure saber antes com pessoas que já compraram.

d:-)

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.