domingo, 25 de julho de 2010

Arrumando as malas

Quem nunca teve problemas!? Quem nunca levou coisa demais, nao usou sequer metade e ainda esqueceu alguma coisa!?

Nesses anos ouvi casos e casos. Já vi diversas pessoas pagarem excesso na IDA, já vi mala nao fechar na vespera, pessoas levarem 2 malas pra passar 7 dias no destino, situaçoes em que precisava levar vestido formal para festas e formaturas (que geralmente precisam ser passados antes de usar)...Fazer mala é quase um dom!
Viagens internacionais entao, costumam gerar panico. Tem coisas que simplesmente nao passam da triagem e te obrigam a tirar antes de embarcar.

Pensando no drama geral na naçao pesquisei um pouco sobre o assunto. É impressionante, ate os mais viajados nao costumam dominar, especialmente quando se vai ao destino pela 1 vez e se desconhece as opçoes de lazer e a variaçao climatica.

-"Nunca leve mais do que consegue carregar!". Li essa frase em algum lugar e desde entao venho seguido. O que isso quer dizer na pratica!? Voce precisa ser capaz de levantar sua propria mala sem dificuldades ou sem pedir auxilio.

A tensao já começa ao sair de casa: Se voce nao tiver forças para tirar a propria mala do chao e colocar no porta-malas, é problema. Pense ao tirar a mala depois, ao fazer check-in, na esteira do aeroporto.
Quando se esta com a familia e amigos até dá pra revezar e outra pessoa pode se dispor pra te ajudar. Mas e se voce estiver sozinho?!
Antes de sequer sair de casa, pegue a propria mala. Veja se consegue tirar do chao e levantar alguns cm do solo. E outra: lembre-se que dependendo do lugar, há compras! Se voce ja nao consegue carregar sozinho agora, como fará depois, com mais volume?

-Ao planejar já deixe tudo separado e quando tiver tudo que pretende levar, faça uma triagem. Tire ate 50% do volume inicial.
O basico é basico. Viagem é pra se levar o minimo possivel, nao apenas pela questao do peso, mas tambem pelas compras. Especialmente em viagens internacionais, dependendo do país. Havera aumento de volume, logo se planeje pra ir com espaço na mala.
Conheço pessoas que viajam tanto pra fora, mas tanto que levam a mala VAZIA e uma mochila com algumas poucas peças. Sabem que vao trazer coisas.
E acredite: 50% parece muito, mas a nossa tendencia é ir pegando diversas opçoes. A gente costuma planejar ate 3 peças de roupa por dia. Tirando roupa intima, se voce tiver UMA opçao pra cada dia que ficar fora, é só repetir nos outros.

-O que levar na mao e o que levar na mala
Essa parte costuma ser um drama maior para as mulheres, que usam n! cosmeticos e opçoes de maquiagem. *Se for viagem internacional, nao leve. Motivo simples: maquiagem e cosmetico voce compra lá fora em mercados, a preço de custo. Ate mesmo no freeshop, dependendo do país.
Ao chegar no destino voce provavelmente tera que ir ao mercado comprar agua e biscoitos, snaks em geral. Na rede Wall Marts e Wall Greens vende cosmeticos que aqui no Br sao de marca, como Loreal, Lancome, Avon, Wet 'n wild, Redken, Tigi Bed, Sebatian, Paul Mitchel. Se voce for no mercado assim que chegar nao tem a menor necessidade de levar sequer shampoo.

*Se for viagem nacional: invista em embalagem pequenas ou ate mesmo restos de produtos, especialmente shampoo e creme. Leve fracionado! Embale tudo em plasticos, prevendo eventuais vazamentos. Já maquiagem, o basico: lapis de olho, um estojinho com 2 sombras, batom, rimel e se for o caso base. 
Para homens vale os produtos pos/pré barba e cremes em geral.
Neste caso sugere-se levar numa frasqueira separada, que caiba na bolsa de mao.

O que voce precisar levar embale numa embalagem plastica separada do restante, junto com remedios e itens pessoais, como oculos, lentes, documentos.

Na bagagem de mao tambem entra: eletronicos, objetos frageis e valiosos. Evite levar joias, eletronicos pesados, vidros e metais. Materias que quebrem com facilidade ou possam apresentar algum perigo.

-Dentro da mala
Achei uma lista com algumas sugestoes de peças que devem ser levadas para viagens de ate 10 dias. Nao precisa ser tao extremo, mas é interessante ter uma noçao e se necessario fazer ajustes.

Negócios
1 terninho preto;
1 tailleur cinza;
1 tubinho formal em uma cor escura;
4 camisas brancas
2 camisas coloridas;
3 pares de meia calça pretas;
2 pares de sapatos – chanel e escarpin – preto;
1 suéter gola careca;
1 calça jeans escura de lavagem e corte tradicionais;
4 tops mais informais;
2 vestidos mais informais;
1 tricô;
2 pares de sapato – pode ser peep toe - que vá com os vestidos e com a calça jeans;
1 bolsa menor para sair à noite;
calça/shorts e top para a prática de esportes;
5 camisetas para esportes;
5 pares de meias esportivas;
1 par de tênis esportivo;
5 calcinhas pretas;
5 calcinhas cor da pele;
1 sutiã preto;
1 sutiã cor da pele;
1 pijama/camisola;
1 par de chinelos.

Lazer
Verão
1 bermuda mais casual;
1 saia mais casual;
2 vestidos para o dia;
2 vestidos para a noite;
1 calça jeans escura;
1 calça de algodão;
3 tops para dia;
3 tops para noite;
1 par de sapatilhas/rasteirinha;
2 pares de sandálias ou 1 par de sandálias e 1 par de sapatos abertos tipo peep toe;
1 cinto de lona;
1 cinto de couro mais informal;
1 tricô;
2 biquínis;
1 maiô;
1 saída de praia/piscina;
camisetas claras para exercícios
2 bermudas e tops para exercícios
1 chapéu
1 conjunto esportivo;
1 par de tênis esportivos;
1 pijama;
1 peignoir/robe
7 pares de meias esportivas;
8 calcinhas;
1 par de chinelos de borracha.

Inverno
1 maiô
5 camisetas claras para exercícios;
2 bermudas e tops para exercícios;
1 conjunto esportivo;
1 calça jeans de lavagem média;
1 black jeans;
1 calça de veludo ou lã;
1 vestido para o dia;
1 vestido para a noite;
3 meias calças opacas;
5 tops (camisa, blusa ou camiseta pólo);
2 suéters/cardigãs;
2 pares de sapatos fechados;
1 par de botas;
1 cinto de couro informal;
1 jaqueta de couro;
1 casaco mais formal (sobretudo, trench ou 7/8)
1 par de tênis esportivos;
1 pijama;
1 peignoir/robe;
7 pares de meias esportivas;
8 calcinhas;
1 par de chinelos de borracha.

Fonte: http://territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/2008/10/23/o-que-levar-na-mala-de-viagem

Pela minha pesquisa vi que é mais facil arrumar mala para verao quando o destino é praia do que inverno e destinos internacionais.

Repare que a itens repetidos para as variçoes, independente do lugar e do tempo. Isso ocorre para o caso de surgir alguma oportunidade.
O que costuma ser mais dramatico é sapato. Mulher tem mania e leva demais, especialmente botas.
Nessa lista se sugere:

-Para negocios: 2 pares de sapato fechados tipo scarpin, 2 pares de sapatos fechados mais basicos, tipo boneca, 1 par de tenis e um de chinelo.
-Lazer no verao: 1 par de sapatilhas, 1 par de sapatos fechados e 1 abertos, 1 par de tenis e 1 par de chinelos
-Lazer no inverno: 2 pares de sapatos fechados, 1 par de botas, 1 par de tenis e 1 par de chinelos.

A dica aqui é já ir com um deles, de preferencia o que der mais volume na mala, como botas e tenis. Para viagens internacionais o indicado é ir com um sapato facil de tirar, como crocs e algum modelo que nao exija cadarço ou seja de ziper.
Motivo: eles pedem pra tirar e passar no raio-x no momento do embarque, logo ir calçado com um modelo simples facilita e voce nao perde tempo.

Em relaçao aos eventos: se for um lugar que voce nao conhece, pesquise com viajantes as opçoes de lazer e o tipo de roupa usados, ate mesmo para evitar gafes.
Se voce ja conhecer ou for visitar amigos e parentes pergunte se ha algo já planejado. Comigo ja aconteceu de eu ir numa viagem com uma amiga, ela ir para um casamento e eu nem conhecer os envolvidos, logo eu nem estava preocupada ou preparada pra isso. Chegando lá fui apresentada aos noivos e CONVIDADA para as festas, que eram literalmente na vespera. Foi a situaçao mais espontanea que ja aconteceu e eu realmente nao imaginava, afinal nunca os vi na vida. Tive algumas horas para arrumar dois vestidos de festa: um para a cerimonia e outra para o jantar.
Logo, se voce for acompanhar alguem que tera algum compromisso especial, mesmo que nao seja do seu interesse se planeje pra isso. O mesmo vale para se voce for hospede ou conhecer pessoas no local.

-Como arrumar as malas



 

É isso...Pra concluir, nao deixe para arrumar na vespera. Organize-se com pelo menos 3 dias de antecedencia e acompanhe o tempo para evitar surpresas.
E lembre-se: leve o minimo possivel, inclua na mala os itens aos quais voce ja esta acostumado. Nao tente inovar, o objetivo é simplificar!

d:-)

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei esse post, mesmo!

eu não costumo fazer viagens, por não gostar e tambem por não ter tempo (alem da mamis não me deixar viajar sozinha...)

mas sempre exagero muito quando venho passar as ferias com ela, mesmo sabendo que volto com quase o dobro de roupas/maquiagen/acessorios =/


mas uma coisa que sempre faço é já viajar de teniz (peça fundamental \o/) e só trazer calçados grandes (plataformas/botas) se for mesmo necessario ^^



muito util esse post... /o/

Tats B. disse...

Djuli sempre arrasando! Semana passada tava LOUCA por um post assim pra arrumar mala pra ir pro sitio, e aparece esse hoje!


Tá de parabéns, vou até favoritar!

Beijo
Tats