domingo, 11 de julho de 2010

Sobre importar cosmeticos capilares

Ha alguns anos uso a importaçao, em especial para colecionaveis ou algum artigo que nao tenha aqui. Ha pouco menos comecei a importar cosmeticos e recentemente cremes para cabelo.

Maquiagem eu nunca precisei, geralmente compro quando viajo e uso muito pouco. De verdade, base comigo dura quase 1 ano. Batom e sombras entao, as vezes vencem e eu nao usei tudo.

Desde que comecei a pesquisar sobre estrutura capilar e ativos para cada tipo de cabelo consequentemente vinha como resultado um produto profissional. Estes eram uma realidade distante pra mim, eu tinha medo de chegar na prateleira da loja que vende Keune, Joico, Loreal Professional, Tigi Bed, Sescience entre outros.
Primeiro porque a vendedora com certeza ia insistir pra eu comprar alguma coisa.
Segundo porque...Jamais nesta vida eu gastaria 80.00 reais num pote de creme sendo que tem outros tao bons quanto por muito menos. E pior: vai que nao dá certo?

Nesses meses experimentei de tudo, meus colegas e eu fizemos bastante troca de produtos, cada um se comprometeu a comprar um shampoo e um creme de tratamento para teste e fomos usando.
Foi uma vantagem pra gente, analisamos cada creme e hoje sabemos o que compensa ou nao. Mas e quando se trata apenas de uma pessoa? Fica absolutamente inviavel testar 4, 5 linhas diferentes profissionais com os preços de lojas. Já vira praticamente um investimento.

Pensando nisso e na minha necessidade de experimentar coisas diferentes, porque chega num ponto que quem tem muita quimica (e eu tenho todas elas!) precisa de algo que faça realmente muito efeito, procurei alternativas para comprar produtos porem sem maiores sofrimentos. Porque vamos combinar: uma linha completa da Kerastase por aqui sai mais caro que o preço de uma passagem de aviao ida e volta.
E se voce ja viu os valores sabe que infelizmente nao é exagero.

Procurando conheci varios sites que trabalham com importaçao, muitos ate com frete gratis. Já facilita demais a nossa vida por aqui.
O que muitos me perguntam quando eu comento é: "Mas poxa, o site é muito mais barato...Sera que nao é falsificado?".
Pessoas, nao é lá fora que é muito barato, AQUI que é extorsivo. Tem uma seria de taxas em cima dos produtos, a gente nao paga só o creme. Pude conferir isso pessoalmente no Wall Mart ano passado, em que vi uma estante com shampoo e creme Redken, produtos que aqui só vende em saloes. O preço nem queira saber, voce tera raiva se eu divulgar.

Logo, nao, nao é falsificado. Esses produtos na pratica nao sao tao mais caros, ha uma serie de encargos por aqui que fazem com que cheguem pra gente num valor astronomico.
O que eu estou dizendo: Compensa, cara! E o melhor: pouca gente sabe disso e se atreve a comprar online. É uma minoria que trabalha com importaçao, as pessoas tendem a morrer de medo!

Isso ocorre porque ha uma tendencia de se pensar que a encomenda vai sumir no mundo. O que sim, pode acontecer, porem com uma frequencia ridicula. Gera um prejuizo chato pra loja, ninguem vai querer enviar algo pra nao chegar, é uma dor de cabeça. Geralmente quando isso acontece eles se comprometem ou a enviar novamente ou devolver o valor. Imagina que chateaçao devolver o dinheiro de algo que ja foi enviado.
Ha todo um processo pra isso ser evitado ao maximo, é um prejuizo pra loja.
Se isso fosse comum o serviço nao existiria! Ninguem quer perder dinheiro.

Um drama maior é a alfandega. Taxas geralmente sao aplicaveis a eletronicos e produtos acima de 50 dolares. Porem nao é regra, já tive camiseta de 5 dolares taxada. E ja vi gente comprar Ipod no ebay e passar direto. Pra cosmeticos EU vejo muito pouco.
E posso ate imaginar o motivo: quem pede nao faz estoque, compra 2 ou 3 pra testar, que é a parte vantajosa e a parte principal da dica que dou: peça aqueles produtos que voce tem vontade de testar.
O detalhe que eu nao aconselho é comprar creme de litro, porque..Vai chamar atençao na alfandega. Quando sao varios de 200g é mais tranquilo porque cabe numa caixa pequena, mas embalagens de litro nao tem como disfarçar! d:-/

Bem...Sabendo do basico, quais sites sao recomendados?

-Feelunique : Uma loja da Inglaterra que oferece frete gratis worldwide. Ha opçao de moedas para voce se orientar nos valores e enorme vantagem: tem ediçoes limitadas de produtos.
Particularmente adoro eles, meus pedidos chegaram de 20 dias a 1 mes, que é o esperado.

-Morangao : O mais elogiado! Site em portugues, vende produtos especialmente de litro e tem muito desconto. Pra quem esta começando a entender importaçao e conhecer produtos, é o mais indicado!

Ha outros, porem esses sao os mais conhecidos.

O que eu preciso para comprar?

-Cartao internacional. Sem isso nem adianta. Como funciona a compra: voce compra com credito, a cobrança vem na proxima fatura.
-Paypal: É uma facilidade absurda. Voce cadastra um cartao internacional e no proximo mes vem um codigo na sua fatura, que sera diretamente ligada a sua conta. Sempre que voce for fazer uma compra ou voce tera a opçao de jogar pro credito ou se voce tiver saldo na conta ele ja paga a vista.
Em todas as compras que se faz pelo ebay é um pre-requisito ter conta no paypal. Todo mundo exige.

Lembrando que voce nao PRECISA ter conta no paypal pra fazer compras nesses sites, apenas cartao de credito internacional. Essa é uma dica que dou porque penso que ajuda demais. 

No mais, é fazer o pedido e esperar de 15 dias a 1 mes para receber! d:-)

Pra resumir, o que eu nao aconselho de inicio:
-Comprar embalagens de litro
-Ultrapassar 50 dolares
-Comprar estoques
-E evite pedir em epocas festivas, a alfandega recebe coisa demais e nao dá conta, encomendas tendem a ficar paradas.

Quanto ao ebay, nunca usei pra comprar cosmeticos capilares, mas nada impede. A diferença é que é fundamental entrar em contato com o vendedor e saber se ele envia pra onde voce esta. E geralmente é pessoa fisica e voce paga postagem, logo dependendo nao compensaria. Mas da uma olhada, quem sabe nao tem um achado por lá? ^^

3 comentários:

Tahiana disse...

Muito bom, compro cosméticos capilares, maquiagens e principalmente perfumes pelo ebay, demora pelo menos 15 para chegar mas é um alívio pagar a metade do preço por um 212 ou Dior.

Ericka C. disse...

feelunique já comentei sobre ele aqui no blog, em algum post distante..
eu sempre compro nele, e ele demora 15-20 dias pra entregar aqui tb - do lado praticamente.
mas o frete grátis compensa a espera, os preços chegam a ser melhores até que em loja física aqui - que comparado ao brasil já é bem mais em conta.
já conhecia o morangão, mas não consigo abrir aqui, acess denied... tô achando que está proibido na alemanha hehehe
vou tentar de outro compt e outro servidor qualquer dia.

Tati disse...

Pois eh, tentei, mas não consegui. A seguinte mensagem chega: We're very sorry but due to brand restrictions we are not able to send Kérastase Specifique Bain Divalent Balancing Shampoo 250ml to your location......

Heeeeeeeeeeeelp!!!!