terça-feira, 7 de setembro de 2010

Trocas virtuais

Dia errado, assumo. Estou dois dias atrasada, mas tive todos os contra-tempos do mundo (hahaha) e só agora pude parar pra refletir sobre isso. Li um post e lembrei do assunto.

Fiz uma troca. Um tanto contra-gosto, mas a coleguinha insistiu tanto e o produto que ela queria nao tinha saida, logo resolvi aceitar.

Eu nao gosto de trocas por motivos sinceros, tais quais:

-Já aceitei e vieram coisas absurdas (isso no flickr, que é uma atividade bem comum), como uma calça pescador tamanho 42 (oi, eu visto 34!), bermuda masculina de praia (!?!??!) e camisetas tao velhas, tao acabadas, que estavam finas de uso. De eu abrir o pacote e jogar fora em seguida.

-Sapatos. Essa é a pior. Já foi comum pra mim receber produtos sujos e manchados. Desde tenis que mal tinha sola de tao gasta (creepy!) ate Melissas amareladas e marrons de poeira, com a pulseirinha cortada, dentre outras phynesas.

-Embalagens. É impressionante o quanto algumas pessoas nao ligam a minima pra isso. Já recebi de uma COMPRA (foram tantas reclamaçoes que a menina sumiu do mapa!) um par de Melissas espremido numa caixa MENOR que a propria Melissa, cheio de durex em volta e um post-it com meus dados.
Aquilo era fisicamente impossivel! Eu cheguei a pensar que tinha só um pé! Me admira o sapato nao ter deformado.

Sao poucas as vezes que eu encaro e aceito de boa, é uma atividade que infelizmente, tem muita chance erros.

Enfim...A coleguinha insistiu, eu aceitei.
Faço todo um esquema antes de enviar uma Melissa, MESMO que ela seja nova: lavo com agua e sabao neutro, seco com toalha, deixo secar um pouco no sol, passo um pano com alcool, deixo mais uma vez no sol e confiro cada ponto, vendo se tem alguma mancha ou defeito.
Caso tenha algum problema aviso antes a pessoa, tiro foto e mostro: "Ela ta assim, tudo bem!?".
Teve gente que ate se surpreendeu ao receber porque na foto o defeito tava pior! haha

Coloquei na caixa original, enchi de papel manteiga dentro e comprei papel pardo para embrulhar. Foi linda e toda arrumadinha pro outro canto do país.
Beleza, fui viajar e fiquei uma semana fora, sem noticias. Ela me avisou que chegou, agradeceu e tals...
Quando eu cheguei e vi o meu pacote...
















Entao...Poderia ser pior, logico. Mas tambem poderia ter sido muito melhor! Nao é um caso extremo, mas um exemplo do que nao deve ser feito.

Como diria o ditado: "A primeira impressao é a que fica!".

Triste realidade para alguns. Ali do lado sao os dados de remetente. Sinceramente, me admira os Correios aceitar uma pessoa postar algo assim. Porque vamos combinar: fica horrivel. Ninguem precisa pagar 3 reais numa caixa padrao dos Correios só pra ficar bonitinho, mas poxa...Enrolar num papel pra pelo menos dificultar e evitar maior estragos.
Quando chegou eu SÓ consegui pensar: "É foda a pessoa que insiste numa troca e quer economizar 50 centavos com papel pardo!".

O pior meus caros, é que dentro estava um sapato da Arezzo! huahuahuahua
Nao tem explicaçao alguem que quer trocar um par de sapato de uma das lojas mais caras do país e poxa, nao tem o minimo capricho de fazer um embrulho. Porque sim, faz diferença.

Detalhe: ja me aconteceu de comprar sapato e a menina mandar um bilhetinho e mimos se desculpando pela caixa nao ser original, mesmo que embrulhado. Tem uns que sao honestos ate demais...

Beleza, veio tudo certo?! Marromenos...
Me decepcionei. O sapato é apertado pra caixa e veio meio torto, com uma folha de papel manteiga jogado aleatoriamente dentro, mas enfim...É só um detalhe!
Quando fui experimentar, o obvio: Estava grande. Fui olhar a numeraçao: uma maior que a minha! ¬¬
*Haaaaaaaaaa!!!Explica muita coisa.

Dude...Eu aviso essas coisas! Ninguem acredita, meu pé é pequeno, eu calço numero de criança. Mesmo!
O negocio é que a maldita Melissa e algumas empresas nao separam 33 de 34. Entao alguns modelos com forma menor ficam certos, outros ficam grandes. Nem eles mesmo tem a forma padrao, alguns ficam mais pra 33 e outros mais pra 34. Eu calço 33 certinho! E por mais que nao se acredite, 33 e 34 sao numeraçoes diferentes. Inclusive em outros paises nao apenas ha essa divisao como o intermediario.
Dai veio a coleguinha argumentar que "O problema é o meu pé (??), porque ja que ficou grande eu calço 32, logo to errada de achar estranho, afinal o sapato é 34 e como nela (que calça 34) ficou pequeno, equivale a 33!".

Uau! dx-D
Eu ri. E demorei uns dois dias pra responder porque, é dificil voce dar um retorno sem super ofender a pessoa nesse caso.

Entao é o seguinte: seja humilde. Custa?! Acho que nao fiz favor nenhum em trocar um sapato meu novo, de uma estilista famosa, por um par da Arezzo.
E nela o que era meu ficou certinho. Porque será, né?! d:-/

Se atentem.

Pra concluir, algumas dicas pra evitar erros:

-Se tiver algum defeito, por minimo que seja, tire foto e avise antes. Nao é porque a pessoa nao tá comprando que ela precisa receber algo inferior.
-Vender é trocar por dinheiro, que depois voce usa pra comprar outra coisa. A troca é voce abrir mao de algo que tem por algo que quer ter. Logo, nao justifica ser esculhambado. Lembre-se que dinheiro naquele caso tem o mesmo valor do objeto da troca, foi o que VOCE escolheu como moeda.
-Para roupas e sapatos: higienize antes de enviar.
Parece obvio e ate automatico para muitos, mas já COMPREI sapato de loja que veio numa caixa quase mofado. Manchado entao, é comum quando se trata de promoçao.
-Pacote...PeloamordoAtomo, faça um embrulho! Ja aconteceu comigo de enviar pacote embrulhado e a mocinha receber todo violado, ela só confiou porque viu que eu tive cuidado. Imagine se fosse só uma fita, como essa da caixa.
-Fotos. Nao tenha vergonha de pedir, exija fotos de todos os angulos possiveis! E sim, photoshop essas hora é uma merda e eu super me orgulho das minhas fotos serem toscas. Logo, exija fotos sem efeitos!
-Tem grife? Marca? Etiqueta? Qualquer coisa que agrega mais valor? Especifique os detalhes. Por exemplo, quando eu vendo maquiagem faço questao de dizer que tem caixa original e saquinho. E da-lhe foto dos nomes, numeraçao, validade, fabricaçao...

Trocar é uma delicia, mas pode virar um pesadelo se nao for tudo muito bem esclarecido. Converse, troque fotos...Seja chato mesmo, pra nao ter problemas depois! d:-)

Um comentário:

Juby disse...

Uma vez eu fiz uma troca. mandei uma blusa e mais alguma coisa que não lembro em troca de um sapato. A blusa era tamanho P. Tava escrito na descrição da foto.
Qd recebi o sapato, o salto dele tava com um arranhão imenso. Dava pra ver de longe. Reclamei e ela veio dizendo q a blusa que mandei não cabia nela, e nem por isso ela reclamou.

A blusa tava perfeita, só não coube pq ela não leu qual era o tamanho. A gente desfez a troca no final, mas depois disso, nunca mais.