domingo, 18 de outubro de 2009

Desabafo-Intolerancia.

Isso é um desabafo. Eu já aviso porque pode ser que tenham alguns momentos de grosseria.

Faz algumas semanas que eu tenho percebido uma coisa: a intolerancia.
Eu nao ligava. A minima. Mas esta começando a me incomodar.

Aconteceu um episodio em particular essa semana que pela minha observaçao tem se repetido de formas variadas: estava eu, voltando do cursinho de carro quando parei no sinal.
No carro ao lado tinha um grupinho de "adolescentes". Faixa etaria 18-25 anos. Adultos pela Lei.
Eu estava com o vidro fechado porque é algo que acostumei. No entanto eles ignoraram e começaram a cismar comigo. MUITO.
Sabe quando voce fica TAO incrivelmente constrangido que nao sabe o que fazer!? Era eu.
E eles me encararam, faziam piadinhas, caretas. Na real: foi horrivel. Porque uma coisa é voce estar na rua esperando algo e essa gente começar a te encher. Voce sai de perto.
No transito parado, vai fazer o que com o vidro ja fechado?!

Ignorei. Foi difcil ao extremo, mas pensei que a melhor maneira de lidar com isso seria fingir que nao tava vendo.
Eles nao paravam. Pelo contrario: falavam mais alto e ameaçaram SAIR do carro!

Na boa: quem nao iria morrer de medo?! Po, 3, 4 pessoas que nao conheço gritando comigo no meio na rua, encarando e ameçando "vir ate aqui"!?
Por mais que nao façam coisa alguma é um horror.

Quando o sinal abriu eu desviei a rota. Entre ir reto e entrar no retorno pra ir pra casa preferi ir ra rua de cima e andar mais um pouco.
Eles me seguiram ate boa parte do caminho.
Novamente: quem nao iria MORRER de medo?!

Eles perceberam que era estupidez me seguir, afinal nao fazia o menor sentido.

Nao foi a primeira vez e nem será a ultima.
Faz um tempo que estou ficando apreensiva com a ideia de usar carro. Outro dia um cara cismou comigo no retorno. Ele nao apenas me seguiu quase ate em casa como acelerou o carro ameaçando me bater.

Cara, isso tá ficando cada vez mais comum! E sem humildade e modestia: eu nao me acho especial a ponto de merecer ser perseguida e digna de implicancia. Nao sou tao mais diferente que o resto da humanidade a ponto de chamar atençao e ser zoada por isso.

Po, meu cabelo tá vermelho. Nao chega a ser nenhum Nuclear Red (que é um elemento radioativo!), tá um vermelho aberto e ate discreto.
Pelo menos para os padroes "coloridos". E outra: ter tres percings no rosto nao é exatamente a coisa mais incomum ever. Logo, nao! Eu NAO facilto! E MESMO se o fizesse nao dá o direito de quem nao me conhece ficar me ameaçando na rua.

Pelo contrario: E voce com isso?! Voce paga minhas contas?! Voce me conhece?!

Entenda que o problema nao é chamar atençao, porque isso é inevitavel e ja faz 4 anos que eu lido com isso diariamente e nunca foi um drama.
Sem humildade e modestia: é algo que de fato eu nao gosto. Mas é consequencia e com o tempo tive que aprender a lidar com isso já que eu faço por ME agradar.

Se atrever a fazer algo diferente e incomum tem disso.

Sinceramente, eu nao vejo porque EU deveria mudar ou ate mesmo tentar me encaixar em outro padrao. Mesmo porque nao é nada incrivelmente absurdo! Umas usam tinta loira, outras tons variados de castanho, outras tons discretos de ruivos. Porque é tao estranha assim e ate digna de humilhaçao publica querer inovar?!

Porque é tao dificil entender que só muda a cor e no final é tudo tinta!?
E mais: ainda arrisco dizer que alguns loiros/ruivos ficam MUITO mais falsos do que um cabelo verde ou roxo. A pessoa usa do mesmo jeito e nao importa io grau de feira ou mal tratado, as pessoas fingem que nao veem por ter ficado rotineiro.

Fico chateada porque nao quero ter que mudar. Eu acredito que e questao de educaçao, senso e valores, que o ser humano DEVE respeitar o proximo independente de como ele seja ou escolha ser.
Julgar por uma roupa?!Cor de cabelo!? Tatuagens!?

Minha gente...Olha onde chegamos! O Muro de Berlim caiu ha um tempo já. Nao tem necessidade disso.

Poxa, ganho meu dinheiro. Estudo diariamente, faço concursos, vestibulares. Nao sou nenhuma acomodada. Faço tudo que é especializaçao, cursos, viajo pro exterior.

Pra ser humilhada dentro do carro voltando pra casa porque uso cabelo VERMELHO, que já ta ate muito comum?

Esse post é só pra dizer que sim, eu to puta com a falta de dignidade, com a ignorancia e o comportamento nojento dessa gente.
Sim, eu poderia muito bem sair na rua apontando e rindo das pessoas, por motivos aleatorios. Tem tanta tosqueira por ai que nao seria dificil.
Nao o faço porque "Oi, vai mudar em que minha vida?!".

Nao deixarei de ser quem eu sou, o que faço por gostar pela intolerancia alheia. Pelas pessoas serem tao baixas e pequenas que num momento de inveja por eu ter coragem acham mais facil me colocar num papel ridiculo.

No mais, eu tenho todo o direito de querer sair na rua sem ser insultada, nao devo nada a ninguem.

Desabafei! d:-)

7 comentários:

Nik Coelho disse...

Te perseguiram ???? O.o
Cara que absurdo!!!!
Cismaram mesmo contigo hein...
O.O

Ana Paula disse...

cara que ridiculo isso,é mso um absurdo a q ponto isso chegou =/


ah o negócio das cores ''normais'' é verdade,tipo qndo vc pinta o cabelo de verda,vc sabe q não é natural,cuida p/ ficar bom e tal.
agora tem um monte de gente q pinta de tons de loiro/castanho q era p/ ficar mais natural,mas fica mais ''esquisito'' do que simplesmente pinat d uma cor não natural u.u

Marcely disse...

"Nao deixarei de ser quem eu sou, o que faço por gostar pela intolerancia alheia. Pelas pessoas serem tao baixas e pequenas que num momento de inveja por eu ter coragem acham mais facil me colocar num papel ridiculo"

Concordo exatamente com você. Acho até triste quando algumas pessoas acabam se sentindo fracas com isso e se "rendem", é como fazer esse tipo de mentalidade vencer =(
Isso é terrível, não acreditei quando li... muito horrível mesmo, espero que as pessoas não peguem mania por perseguir todo mundo daqui assim, afe ¬¬

Falávia disse...

Putz... senti a tensão como se fosse eu mesma dentro do carro.

Tenso, muito tenso.

Mas releva, não adiantar encanar, só... releve :/

Rafix disse...

compra uma arma e mete bala
se a situação aqui chegar a esse ponto, vo começar a matar pessoas

Chantily disse...

Que loucura.....são pessoas com sérios problemas...
Depois de ler esse seu desabafo, vou dormir triste, pensando nos absurdos da vida =(...

Oriahna disse...

Credo!

Pinto meu cabelo de preto por que me odeio loira. Como sou do rio grande do sul de uma região que tem muitos imigrantes europeus, (loiros, olhos azuis/verdes) prefiro o preto. Não gosto de ser igual... Mas pintar o cabelo de colorido aqui... pssssssssssss
Quando pintei de roxo com anilina de madeira huahuahahau, repercutiu de tal forma que a aversão a mim por parte do corpo docente da escola era visivel, a diretora queria me tirar de la de qualquer geito, acabei largando a escola... mas faz tempo...
Piercings por exemplo... quando meu primo colocou um piercing na sobrancelha (sei la como escreve mas deu pra entender neh) e deixou o cabelo crescer, meu tio (que é tio dele e não o pai) teve uma cnversa séria com ele, por que achava que ou ele tinha virado viado ou era "maconheiro" affe, sinceramente!
Obs.:
Não, eu não tenho cara de alemoa, mesmo sendo que meu bisavô era um desertor do exercito nazista, a maior parte da descendencia é espanhola... (gaúcho = mistureba braba de europeus e indios)huahauhauhauah