quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cacheando o cabelo

Meu primeiro post útil aqui, né? Pois é...
Existem várias técnicas diferentes (assim como é pra alisar) e eu já testei quase todas que podia testar e vou contar a minha experiência ilustrada.
Existe 7 maneiras (pois é tudo isso que eu conheço, sou maníaca mesmo) de cachear seu cabelo e tudo isso depende muito da estrutura natural do seu cabelo e o tipo de cachos que você quer ficar.

1- Passando um finalizador pra cabelos cacheados, amassando e deixando secar

Invejo você eternamente, amiga, se seu cabelo se cacheia com tanta facilidade. Se eu fizer isso com o meu o que acontece, no máximo, é que parece que eu lavei com antirresíduo, não passei condicionador e dormi com o cabelo molhado. Fica uma onda aqui outra ali e no geral apenas despenteado.
Prós: Se isso dá certo pra você, invista nessa técnica, é a mais simples e a que menos prejudica o cabelo – pelo contrário, faz bem, afinal vai secar naturalmente, sem fonte de calor pra esturricar seu cabelo. Caso faça com secador, continua sendo fácil, pelo menos.
Contras: o cabelo precisa ser ondulado e levemente cacheado pra dar certo. Não faça isso se seu cabelo for levemente ondulado, fica uma bosta a não ser que você queira um visual meio grunge.

2- Permanente

Eu já pensei seriamente em fazer um porque eu não gosto, decididamente, do meu cabelo liso. Porém permanente é química, e química forte que deixa seu cabelo incompatível com qualquer outra química. Se quer ter cabelo cacheado com permanente e colorido, só com água de 20 volumes e descolorante sem amônia, além de usar uma tinta vegetal, é claro. Acontece que os cuidados terão que ser redobrados e mesmo assim ainda há chances de dar merda.
Prós: Fica cacheado sempre e a mão-de-obra pra cachear seus cabelos se reduz draticamente.
Contras: É uma química forte e incompatível com outras químicas para o cabelo. Ah, também tenha cuidado com o tamanho dos bigudinhos se seu interesse não é ficar parecendo um poodle. E se der errado, bom, aí não é tão legal ficar cacheada de um jeito que não quer permanentemente... Ou seja: como toda química, pense muito antes de fazer, teste, analise.

3-Babyliss


É o instrumento feito pra fazer cachos, né? Era pra ser o mais adequado, né? É, mas na minha opinião, o efeito passa longe de ficar legal. O resultado é infinitamente brega, os cachos ficam em formato de rolinhos, tipo o cabelo da Maísa. Acho feio, particularmente, embora fique até bem em penteados com o cabelo preso, bem formal. Não fica legal pra ir pra praia, sabe? Fica bom até se você tiver um vestido vitoriano e uma sombrinha de pano.
Se for comprar, então, eu indico um babyliss mais grosso – ui! –, cachos finos de jeito nenhum ficam legais – na minha opinião. Ah, pra ficar mais grosso separe mechas mais grossas, acho.
Dicas importantes:Não esqueça de passar algum protetor térmico, só pra secar com o secador já seria indicado, imagine nesse caso em que você vai fritar seu cabelo numa chapa quente.
Também não esqueça de pôr algum fixador, como ele não secou assim e está quente, pode desmanchar (de qualquer forma, vai desmanchar, sinto muito).
Pra ajudar a fixar você pode prender os rolinhos com um grampo e esperar esfriar, o que faz demorar mais o procedimento. Assim:
Prós: Os cachos se formam de forma mais controlada, você consegue modelá-los com mais eficácia.
Contras: Os cachos ficam em formatos de rolinho, é demorado fazer, estraga o cabelo por causa do calor excessivo e desmancha mais facilmente.

4- Prancha/chapinha


Na minha opinião, das formas que danificam o cabelo com calor é a melhor opção. Infinitamente melhor que babyliss porque você pode separar mechas bem mais grossas de cabelo (o que inclusive auxilia a não danificar tanto) e pelo resultado final: cachos mais grossos em ondas mais naturais (nada de rolinho muito definido). Por não ter que enrolar seu cabelo em volta de nada, poder separar mechas maiores e apenas prender e soltar é muito mais prático do que o babyliss.
Dicas importantes: As mesmas do babyliss
Prós: Mais rápido, fácil e resultado mais natural do que babyliss.
Contras: É um pouco difícil controlar como vão ficar os cachos e se o cacho não se formar (pra isso não acontecer deslize beeeem devagarinho!) se você passar a chapinha de novo na mecha nada acontece e... fodeu.
Pra quem não sabe comofas aí vai o vídeo mais fácil e didático que encontrei no youtube explicando:



5- Chapinha e papel alumínio


Consiste em fazer um rolinho com a mão e prensar com a chapinha, mas para manter e conduzir bem o calor você pode embrulhar seu cabelo com papel alumínio, deixar assim por alguns minutos e depois desembrulhar. Assim, ó:



Eu só indico esse procedimento se você quer esse resultado: cachos muito definidos. Fica até legal (num cabelo bem comprido e num rosto mais fino ficaria bem melhor, convenhamos) e impecável, eu concordo, mas no dia que eu fiz eu quase saí correndo e desisti na metade. É MUITO trabalhoso. E o mais irritante é que – acredite! – todo mundo indica esse método como o mais prático (haha!) de fazer cachinhos. Pois muito pelo contrário, é o método mais demorado e dá vontade de chorar e chamar sua mãe pra te ajudar. Eu digo que eu nesse dia literalmente chorei de impaciência. Ok, já fiz coisas mais demoradas, mas não que eu ficasse o tempo todo com a mão pra cima ininterruptamente.
Prós: Os cachos ficam bem marcados, com cara de cacho de verdade e bem simétricos (exceto se der um fail igual deu pra mim ali).
Contras: Eu já disse que é muito demorado?

6-Bobs (meu preferido!)



São os namorados da Barbie por algum motivo (er...). Pra mim a frase é essa: Bob, eu escolho você! Pois é, de todas as técnicas que testei foi a minha preferida. O resultado dos cachos, como você pode ver, não é muito distante dos cachos com chapinha (principalmente se você optar por bobs mais largos), só que não precisam de uma fonte de calor tão prejudicial como a da chapinha, dá até pra secar naturalmente, mas você será conhecida como D. Florinda na sua casa, vai ficar mais tempo com bobs no cabelo do que sem eles. Ficam irregulares, é verdade, mas eu gosto, é eu gosto, desse resultado assimétrico.
Dicas importantes: Escolha o tamanho do bob de acordo com o tamanho do cacho que você quer (óbvio), já disse que acho cachos maiores mais naturais. Se forem mais finos podem ficar até rolinhos bem precisos. Mas ATENÇÃO: Na hora de enrolar a mecha, se você colocar o bob na horizontal seus cachos tem chance de ficar igual o chapéu do Napoleão. Fica uma voltona pra dentro ou pra fora. Se pôr na vertical fica um cacho de verdade.
Prós: Fica um resultado natural e não prejudica tanto o cabelo, pois a fonte de calor se resume principalmente ao secador ou a nada.
Contras: Demora um pouco, você fica feio por uns instantes e o resultado pode ser um tanto imprevisível e os cachos irregulares.

Ilustrando as várias possibilidades:


Bobs finos, na horizontal, mas pouco apertado, cabelo molhado preso até secar =

Bob fino usado na horizontal e muito apertado:

(Faiiil!)
Bob largo usado também na horizontal (meio fail):



Bob largo usado certo:




7- Papelote

Não é o de coca. Já viu filme antigo em que as mocinhas têm o cabelo cheio de papeizinhos nos cabelos antes de dormir? Pois é, isso é o papelote. Ele é a mesmíssima coisa que os bobs, praticamente, exceto que você enrola seu cabelo numa tira de papel ou numa tira de saco plástico (melhor!) e quando termina de enrolar o cabelo em volta dá-se um nó.
Prós: O resultado é mais simétrico, cachos mais definidos como o do passo 5, um pouco mais leves embora imprevisível se vai pegar ou não. Dá pra dormir com eles.
Contras: Não precisa de fonte de calor e é demoradinho, o plástico/papel toda hora rompe na hora de dar nó, ou durante seus sonhos (o que faz só uma mecha ficar lisa).

É, eu sei, dá trabalho ser cacheada. Nossa como invejo que tem cabelo cacheado natural! Querendo liso é só esticar e progressiva com formol faz até bem para o cabelo e dura.

9 comentários:

Unknown disse...

nossa... da muito trabalho mesmo cachear cabelo ><


a muito tempo atraz minha mãe fazia permanente... mas o negocio não fazia nem "tchu" direito no cabelo dela... só umas ondulaçoes nas pontas...


minha irmã tem cachos lindissimos (oou melhor, tinha... ela os destruiu com os malditos alisamentos ><)

já eu... quando quero chachos preciso fazer chapinha e prender o cabelo em um "coque" ou então fazer babyliss ou algo parecido... se eu quero liso... é chapinha e escova ><

é terrivel ter um cabelo temperamental T^T

Unknown disse...

Eu fui uma boa menina na vida passada e nessa ganhei cachos. Marce,se podesse, doaria um pouco deles pra ti =]

Monique Coelho disse...

a avó do meu namorado usa bobes pra deixar o cabelo liso O.o

eu tbm invejo cabelos cacheados naturais >.<

Anônimo disse...

eu acho q cabelos dão trabalho de qualquer jeito, se vc tem ele liso e qr enrrolar ou se é enrrolado e qr alisar.

mas eu coheço uma técnica q deixa com o efeito muito bom e dura muitoo tempo(isso varia se o cabelo é muito liso ou nao, mas normalmente dura mais q as outras técnicas) é muito parecido com o papelote, só q se faz com meia calça, vc dá um nozinho com a meia na raiz do cabelo enrrola o cabelo na meia até o final, depois enrrola a meia no cabelo, tem q fazer com o cabelo molhado. vc dorme e quando acorda tira delicadamente e, tharann... vc tem cachnhos durante dias! a minha tia-bizavó que ensinou isso, se alquem testar depois me conte o resultado!

Unknown disse...

Eu faço essa do papelote com tiras de tecido, não rasga ao dar nó e da pra usar milhares de vezes

 Flávia de Sousa Brito disse...

a-mey

pena que esse post veio na hora que eu não tenho nem 3 dedos de comprimento de cabelo xD

Raquelaynnejakellainny disse...

eu faço cacho no meu cabelo assim:
depois de lavar eu faço um coque alto e passo secador e espero secar o resto aí depois , qd eu for sai, eu solto!
fica muito natural e eh mega rapido de fazê

Sthefanny Wildes disse...

Noooossa! Meu cabelo é cacheado e eu dou tudo por um cabelo liso! Quer um conselho? Aproveite o que tem, inovando em penteados.

Mamãe que ama fazer festa disse...

NOSSA ADOREI TOAS AS DICAS,MAIS O QUE MIM CHAMOU MAIS ATENÇÃO FOI O SEU CABELO ULTRA MEGA POWER POINT VERMELHO MIM APAIXONEI,QUAL O RECESSO E A TINTA QUE VC PINTA SEUS CABELOS?
TO AGUARDANDO RESPOSTA VIU..
MEU EMAIL E ana_kallina@hotmail.com
BEIJOS