sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Desafio de ser Alérgico.

Ser vegetariano é um pouco dificil, mas comparado a ser alergico, ser vegetáriano é super fácil. O vegetariano se tá com fome, faz um miojo, põe verduras e legumes e um creme branco pra finalizar. O alergico não, é muito mais restrito.

Tenho uma amiga de curso que é alergica a lactose. Ela morava na Alemanha e era uma pessoa saudável. Um belo dia num restaurante se aproximou de uma planta que soltou uma espécie de polen que penetrou no organismo dela e desencadeou uma série de problemas.

Antes da Anna entrar na minha vida eu nunca tinha pensado e me preocupado a fundo com isso. Quando ela sai de casa ela já tráz o sanduiche dela, que não pode levar queijo, manteiga, leite... NADA de lactose. Tudo da Anna é especialmente feito pra ela, e eu digo que o que a vó dela faz é MUITO gostoso ( de intrometida já comí um pedaço de pão e de bolo feitos pra Anninha).

Agora sempre que a gente se reune eu me preocupo em ter alguma coisa pra ela comer e beber.
É o mesmo problema que a Djuli uma vez contou pra gente, ela foi pra casa de amigos e, claro, fizeram alguma coisa pra ela, mas era SÓ aquilo, era SÓ aquela opção.

Pois bem, eu digo que pra evitar esse tipo de exclusão a gente que precisa se incluir nos limites da pessoa. Minha mãe não gosta muito de carne e gosta de fazer coisas saudáveis e sempre que ela faz eu peço pra ela não usar nada com lactose porque o dia que a Anna vier eu quero que ela tenha a opção de poder comer a mesma coisa que os outros comem. Se a Anna é minha amiga e faz parte do meu dia-a-dia eu que tenho que procurar facilitar pra ela, e isso não deixa de ser uma oportunidade pra mim de me fazer uma pessoa mais saudável.

Se tu tens algum amigo ou amiga que nem a Anninha, pensa nisso, pois por mais que eles se acostumem com a situação isso não nescessariamente implica que eles estejam confortáveis nela.

Imaginem-se sem poder, do dia pra noite, comer chocolate, comer biscoito, bolo, e uma série de coisas gostosas?

Fica a dica.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo gesto, a maioria das pessoas sequer param pra pensar nisso...ou melhor, param pra pensar quando quase matam o amigo/sobrinho/vizinho alergico com um pedaço de doce.
Um dia fui na casa da tia e comi um doce muito bom, cinco minutos depois minha cara parecia um tomate, inchada, com uma coceira insana e vermelha...ela esqueceu de avisar que o doce tinha suco natural de uva.

Djuli- Thats what she said disse...

E eu aqui...hahaha
dx-D
Esse seu comentario costuma acontecer quando vou visitar um amigo de infancia, passamos varias comemoraçoes juntos e consequentemente sempre tem comida envolvida.
A mae dele brinca falando: "Olha, nao tem desculpa, fiz seu prato separado!".

A parte ironica é que no final das contas todo mundo prefere a minha comida, acaba faltando!haha

Quanto ao post: meu primo é alergico a lactose desde sempre e tem 8 anos.
Ele diz que a parte mais dificil nao é ele, sao os outros que muitas vezes nem o convidam pra sair por pensar que "Ahn, nao adianta. Ele nao pode comer isso, vai ficar uma situaçao chata!".

Entao tá bom...d:-/

Fanta disse...

o pior que com a Anna acontece a mesma coisas, as pessoas só querem comer o que é feito pra ela e se deixar ela nem come!

Maria Luísa Marc disse...

Nah sou a lergica a uma pá de coisas e sou vegetariana!!Imagina soh!!
Uma vez fui na vasa de uma amiga e ela deu manga pra eu comer, eu fikei com vergonha de falar q tinha alergia e comi, acabei por parar no hospital!!
Desde entaum aprendi q a culpa naum era minha!!!
Acho q eh mais dificil pra kem eh alergico do que pra kem eh amigo dele (q nem vc disse)