quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Me explica o sentido...

Às vezes me sinto lúcida, no meio de um mundo de malucos. Sei que é muita pretensão minha, portanto não levo isso muito a sério... vai ver todos são lúcidos e acomodados como eu e é só isso.
Estava falando para o Eros que eu não conseguia viver porque não via um sentido. Então ele me falou que isso era besteira e citou o mito de Sísifo que sei lá qual filósofo citou um dia:
– A vida é como o mito de Sísifo. Um humano inteligente demais com quem os deuses se revoltaram e por isso o condenaram a passar a eternidade subindo uma pedra muito grande pelo penhasco que, quando chegava no topo, caía rolando e ele tinha que ir buscar e subir a pedra todo o trajeto de novo.
– ... é isso?
– É!
– Quer dizer que a vida é uma coisa REALMENTE estúpida, então? Qual o sentido de empurrar uma pedra idiota por toda a sua vida?
– Você tem que aprender com os orientais a aproveitar o caminho percorrido, sem pensar no fim...
– APROVEITAR o esforço de rolar uma pedra enorme por uma montanha??
– Vamos dormir...
Ok, como vocês veem, não há sentido. Talvez a razão hedonista de aproveitar – se não fosse o fato de 70% do seu tempo ser uma coisa ruim e não boa. E todos sabem que hedonismo não traz alegria e sim vazio.
Ainda falta sentido. Mas todos vão dizer: não há sentido, apenas continue rolando a pedra.
É, não há sentido, é puro comodismo, ou condenação dos deuses. E vocês me falam pra continuar? Desculpa, vocês precisarão de um argumento melhor que esse... (O meu único é o de que eu tenho dó da minha gatinha... e do Eros, e isso não ta sendo suficiente para uma muito boa qualidade de vida...)

5 comentários:

wiLL disse...

o que não consegui entender é o que vc realmente quer?

sentido para vida?

quer mesmo que apareça um pergaminho milenar na sua frente dizendo tudo que vc tem que fazer? Acredito que não, pois, se for é melhor pegar uma cadeira.

eh medo, não eh? medo de fazer escolhas erradas. por isso sente pena dos outros. quer que sintam pena de vc também?

sei o que vai dizer, que não sei quem vc eh, que não sei o que passa, que não posso vir no seu blog e falar o que quiser. Bom, pense aquilo que lhe fizer se sentir melhor, mas a verdade é que seu amigo eros lhe mostrou o nó, e vc não quer desatar a venda.

Falávia disse...

Sabão craá-crá, sabão crá-crá, não deixe os cabelos do saco enrolar

Sabão cré-cré, sabão cré-cré, não deixe os cabelos do saco de pé

...

Unknown disse...

"sei o que vai dizer, que não sei quem vc eh, que não sei o que passa,", "Seu amigo Eros"... er, não precisei dizer nada xD

Falávia disse...

Sabão crai-cri, sabão cri-cri, não deixe os cabelos do saco cair

Sabão cró-cró, sabão cró-cró, não deixe os cabelos do saco dar nó

Oriahna disse...

Mas Bah, tu ta passando por uma crise agora né, digo crise, por que, quem é depressivo vive assim, procurando uma razão, pensando demais e aí de repente, você se irrita por não ter respostas e fica em crise... (comigo é assim pelo menos).
Mas sabe, depois de bater cabeça muito tempo (e as vezes ainda bato quando acho que o sentido é completamente insuficiente) é que a vida deve ser exatamente procurar razões. Nada mais do que viver pensando até morrer. Quando mais você se questiona sobre quem é e pra que está aqui, ou outras questões, mais você se conhece, mais você conhece do propósito das coisas, só é dificil enxergar e as vezes enxergamos um mundo tão sujo, barulhento e nojento que realmente é preferivel que se chegue logo ao fim. Mas desistir pra que? Se você esta inerte em sua tristeza, perceba mais o canto dos passaros, a sinfonia dos grilos, o som do vento e o cheiro da natureza... deite na terra e olhe pro céu e aproveite o abraço gigantesco, seja mais egoísta em pensar em si mesma e somente naquilo que te faz feliz de alguma forma, dê mais e mais valor a isto, mas não se deixe cegar. Esconda o mundo feio debaixo do tapete e aproveite o que sobrar você e quem você ama.
Ou se não, se misture ao mundo feio e faça ele ficar bonito, beba bastante, ria do nada, tire as pessoas pra louco, se deixe levar e morra com o mundo feio, por que encarar o mundo como ele é, realmente é cruel e masante.
Tenta procurar algo legal pra fazer... mas que te tire de casa e faça você ver as coisas de outro angulo... as vezes é até alguém que faz isso, mas você tem que deixar que te abram os olhos...