domingo, 22 de agosto de 2010

Viajar por menos

Viajar! Para alguns, ja virou rotina. Para outros, lazer e sinonimo de ferias.

Como viajar e gastar pouco?!
Tem jeito! Neste post irei dar dicas de como organizar sua viagem afim de se gastar o minimo possivel e ainda assim aproveitar todas as opçoes oferecidas.

O segredo principal? Planejamento.

-Começar a procurar passagens com ate 2 meses de antecedencia. Os motivos sao simples: tarifas promocionais e dependendo do destino baixa temporada.
O tempo precisa ser espaçado porque te dá a vantagem de pegar a melhor tarifa, se voce nao tem pressa pode esperar preços menores. 

-Pesquisar todos os dias. Dependendo da rota voce consegue por menos da metade do preço, ida e volta.

-Para pacotes internacionais: Esteja disposto, eles anunciam promoçoes com ate 3 meses de antecedencia para que voce as compre pelo menos 5 meses antes da data de embarque.
Acredite, compensa demais! Já vi gente trocando pacote de 7 dias pra Fortaleza por 10 dias em NY e ainda ficar com credito pra carro porque ir pra NY ficou mais barato. Isso claro, depende da estaçao e geralmente sao por um determinado periodo.
E quem tem noçao de valores de pacote, passagens e diarias de hotel sabe que nao é exagero. Diaria em Orlando na baixa temporada ta quase metade do preço que a media dos hoteis em SP.
Mas pra isso voce nao tem muita opçao de escolha. 

-Milhas e valores em reais. Voce precisa ver a relaçao custo beneficio.
É vantagem participar de um programa que ofereça milhas se voce viaja com uma certa frequencia, ou seja: pelo menos 2 vezes por semestre. Do contrario fica dificil juntar o valor necessario pra um trecho qualquer, ja que o retorno é a longo prazo.
Outro detalhe é no preço da passagem, analise antes de comprar.
Se voce tem poucas milhas e esta com a opçao de trechos promocionais em reais, use a segunda opçao. Porque esta ira acumular para uma viagem mais cara.

Agora, ha tambem a opçao de milhas promocionais. Por exemplo, um trecho que costuma de 20 mil milhas ida e volta fica por 8 mil milhas ida e volta.
Ou seja: se for o caso, a nao ser que o valor da passagem esteja incrivelmente baixo, compensa gastar umas milhas.

-Hoteis
Em baixa temporada costumam fazer preços promocionais.
Nao é regra, para hotel a dica é pesquisar! Anotar todas as opçoes viaveis, as rotas e fazer orçamento.
De preferencia ate 1 mes antes da estadia. Entra tambem naquele grupo: voce quer um hotel apenas pra dormir ou pretende passar boa parte do dia?
Para o primeiro caso a sugestao é priorizar a localizaçao e reservar o mais barato. Porque quem vai viajar e quer hotel pra dormir nao ira pagar por serviços de spa, cinema e muitas vezes piscina e sauna.
Alias, na maioria das vezes a gente sequer ve essas opçoes! Sabe que tem, sabe que pode usar mas nao tem tempo.
Se for pra aproveitar os beneficios compensa mais ver a estrutura e deixar a localizaçao pra segundo plano. Ou seja: gastar um pouco mais.
Detalhe: os valores costumam ser de acordo com a localizaçao. Logo, se pra voce é prioridade ficar perto de um polo qualquer reserve o mais cedo possivel.
Muitos hoteis oferecem programas promocionais, como "um final de semana pela metade do preço", "estadia de dia x a dia y por 50 reais a diaria" ou pela idade, beneficiando familias com crianças ate 10 anos.

Se o hotel oferecer os serviços que voce procura compensa planejar o dia da promoçao e viajar naquele limite.

-Temporadas
Vale mais para viagens internacionais e destinos mais procurados ou eventos, como carnaval e ferias escolares. Se voce puder nao viajar em dezembro, janeiro e julho, alem da baixa temporada, ainda pega promoçoes de troca de estaçao no comercio.
Na falta de opçao, se for alta temporada o recomendado é comprar com ate 4 meses de antecedencia a partir do embarque. Para epocas de baixa temporada voce ainda encontra boas opçoes 3 semanas antes.
Isso considerando destinos nacionais.

Concluindo: Planejar exige que voce se organize de 4 a 6 meses antes, especialmente para destinos internacionais. Assim dá tempo de pesquisar tarifas e pegar promoçoes, escolher a melhor opçao de hotel de acordo com sua prioridade e se for em baixa temporada alem dos lugares vazios e sem fila tem a queima de estoque dos lojistas. Se for por milhas entao, voce praticamente só terá gastos extras com hospedagem, o restante fica pra ser gasto na viagem.

Para destinos nacionais o ideal sao de 2 meses a 3 semanas dependendo do local, é o tempo de se analisar todas as opçoes e ainda porder escolher a mais conveniente.

d:-)

Um comentário:

klm disse...

Olá meninas. Tudo bem?

Sou a Annia da Edelman, agência de comunicação digital da cia. aérea KLM.

Li o seu post com dicas para viajar e gostaria de compartilhar com vocês e suas leitoras uma dica!

A cia. aérea KLM está com uma campanha, que vai até domingo 19/09, que permite que você customize tags de bagagem com fotos, desenhos ou qualquer outra imagem que você quiser, GRATUITAMENTE!

Para fazer as suas basta acessar o hotsite: www.baggagelabel.klm.com ou a Fan Page do Facebook http://www.facebook.com/home.php?#!/KLMBrasil?v=app_7146470109, seguir as instruções e vocês receberão as etiquetas em suas casas!

Aproveitem este final de semana para fazer!

Se tiverem alguma dúvida, me avisem!
Abraços,
Annia Vuolo
E-mail: annia.vuolo@edelman.com