domingo, 8 de agosto de 2010

A Origem

Esse é um dos filmes mais comentados do ano. E eu como cinefila me vi na obrigaçao de assisti-lo mesmo nao tendo muito interesse, admito. Apenas vi o trailer, tinha uma noçao de como era a fotografia, mas é um filme complexo o suficiente pro trailer nao entregar detalhes.
Tao complexo que estao surgindo discussoes em foruns...d:-)
O que é otimo, ja que nos mostra que o filme foi tao aceito que as pessoas tem interesse em explorar os detalhes.

























Elenco: Leonardo DiCaprio, Michael Caine, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe.
Direção: Christopher Nolan
Sinopse: Dom Cobb (DiCaprio) é um ladrão habilidoso, o melhor de sua geração, que extrai segredos valiosos das profundezas do inconsciente durante o sono com sonhos, quando a mente está mais vulnerável. Sua rara habilidade o tornou peça fundamental no traiçoeiro mundo da espionagem industrial, mas também o tornou um fugitivo internacional e o fez perder tudo o que mais amava.
Pela primeira vez, Cobb tem sua chance de se redimir, em um último trabalho que pode dar-lhe sua vida de volta se ele conseguir o impossível: ao invés de roubar informações da mente, ele terá de criar novas.
Cobb e sua equipe terão de plantar um pensamento. Se eles conseguirem, será o crime perfeito.

...

Esse é o tipo de projeçao que simplesmente paga seu ingresso por nao haver falhas. Apesar de estar dentro do genero ficçao-cientifica (que naturalmente tende a limitar o publico) ele vai alem, oferecendo uma especie de pacote para todos que aceitaram entrar na sessao.
Do mesmo diretor de The Dark Knight (um merito a parte), Inception nos remete a claras mençoes a este anterior: cenas de açao tao intensas que conseguimos sentir o movimento dos carros numa perseguiçao e as balas das armas batendo no alvo, efeitos visuais que beiram a perfeiçao nos causando uma noçao de profundidade indescritivel e a fotografia simplesmente encantadora.


Visualmente falando é um filme lindo! Nós percebemos que houve uma preocupaçao muito grande, especialmente pra evitar o cansaço. Faz muito tempo que eu nao assistia um filme de 2h15 com tantas cenas de açao e nao saia tonta da sala ou com dor de cabeça. Pelo contrario, sequer olhei o relogio. 


A parte mais curiosa sem duvida é o desenvolvimento. Admito ser ate dificil de explicar e minha saida facil seria te sugerir a assistir e tirar suas conclusoes. Mas tentarei comentar: o roteiro funciona em camadas. A questao nao é apenas explorar sonho e realidade, as possibilidades dentro do sonho e o subconsciente, tambem temos um sonho tao profundo que nos remete a diversos outros, um dentro do outro, que eles chamam de nivel. 
Ou seja: o filme funciona nos mostrando a realidade, os sonhos e as implicaçoes de cada nivel que foi alcançado. Entao no final das contas temos diversas "realidades" simultaneas (que sao os sonhos), cada uma com seus aspectos, objetivos, locaçoes e tempo/espaço, porem ainda dependendo diretamente dos acontecimentos do nivel anterior. Logo, ha necessidade de planejamento para todos eles, todos os sonhos devem ter sincronia.


Dentro disso ha uma serie de condiçoes e regras para que o processo funcione de modo correto, como por exemplo a necessidade de um totem, o momento do "chute", alguem de fora para controlar o tempo de exposiçao em cada sonho e a musica, que orienta quem esta dentro do sonho e é tocada por um fone de ouvido que fica na orelha do dono do sonho.


Sem duvida nos proporciona um filme que combina diversos aspectos, que vao desde o drama psicologico dos personagens e as influencias no trabalho geral da equipe, como é o caso de Dom, que começa a ter dificuldades em se concentrar devido algumas lembrança e isso acaba tendo consequencia nos sonhos ate os proprios efeitos especiais que nos mostram situaçoes sem gravidade, no gelo, uma cidade sendo recriada de acordo com os pensamentos dos personagens e as sequencias de açao. 
Sem falar que o enredo é muito bom, a premissa de que se pode planejar sonhos e entrar na mente das pessoas atraves dele é uma ideia que mesmo nao sendo inedita tem sido pouco explorada. Ao menos com tanto sucesso!

E sim, ha bastante espaço para argumentaçoes. Tentei escrever o minimo possivel e só dar uma noçao geral, mas nao entrei em nenhum detalhe da trama de proposito, tem muita coisa envolvida e eu nem me atrevo a comentar mais porque esse filme DEVE ser assistido. É uma experiencia que voce deve ter, interpretar da sua maneira. Especialmente o final, que sim, se conclui mas nos dá duvidas, nos faz sair do cinema refletindo.

Enfim, o filmer é incrivel! Lindo visualmente, com sequencias de açoes tensas, roteiro bem desenvolvido, personagens simpaticos, uma escalaçao de atores invejavel...O conjunto em si compensa demais! Ele é muito diferente do que estamos acostumados, a montagem esta impecavel. 




Um dos melhores do ano! ^^

Nenhum comentário: