quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A má fama dos gatos

Bom, como a maioria das pessoas já sabe, eu adotei uma gatinha. É a minha primeira gata, antes só tive cachorros e sempre gostei muito deles. Minha família (com exceção do meu pai) nunca foi muito fã dos gatos, do tipo que proclama a deus e o mundo a velha história dos gatos serem ruins, falsos, traiçoeiros, não gostarem dos donos, etc. etc.
Pois bem, eu me considero uma pessoa razoavelmente consciente a ponto de perceber que quando as pessoas repetem a MESMA história, quase sempre sem nem ter experimentado ser dono de um gato de fato, isso só pode ser preconceito. E cá estou eu com uma gatinha que tem me feito ver que realmente toda essa babaquice repetida não passa MESMO de puro preconceito.
A questão aqui é. Você pode gostar mais de cachorros. Realmente, eles são mais babões e pulões e sei lá mais o que (e também são mais bobões, cagam mole por tudo quanto é canto, fedem mais e etc., mas e daí?), eu adoro cães, é claro. E tenho um certo pânico de peixes. No entanto, apesar de brincar às vezes, nunca disse que peixes eram traiçoeiros, maus, mordiam seus donos e... cá pra nós, tem bicho mais indiferente aos donos? Pássaros igualmente, não são do tipo que pedem cafuné, nem são macios... MAS eu nunca diria que eles são maus, pelo contrário. Tenho até certa pena do ambiente limitado que esses animais vivem.
O que eu quero dizer aqui é que antes de você abrir a sua bendita boquinha pra falar mal de um animal pense mais vezes. Pense MUITAS vezes. E tenha conhecimento do que está falando.
Minha gata, além de ser mais limpa, não perde pra nenhum cachorro que eu tive. É carinhosa, brincalhona, querida e macia. Ela pode ter um arzinho vaidoso, um jeito sedutor e esperto de ser, mas eu não considero isso ruim, pelo contrário, é um charme todo especial do bicho!
E antes que você me diga que não há mal nenhum em desgostar de um bicho, querido, você não sabe do que está falando. Primeiro, que você está espalhando uma ideia falsa que se propaga desde... sei lá, a idade média dos seus tataravôs pros seus bisavós e por aí vai... uma ideia que é sim, muito prejudicial.
Lembra do que falei ao tomar cuidado ao se referir a ideias que são senso comum? Pois é, quando você espalha pros seus filhos o mesmo preconceito dos seus pais e por aí vai, você está colaborando não só com uma visão preconceituosa, mas com muitos casos de violência a esses bichinhos.
Vamos dar um exemplo que fique mais claro, dentro da nossa espécie, não em outra. Digamos que eu saia por aí dizendo que gays são ruins, que eles são falsos, que são traiçoeiros. Ou que eu ouça da minha vó, e fale pros meus netos que negros costumam ser ladrões, ruins, etc. Será que REALMENTE é só uma opinião inofensiva?
Você já parou pra pensar quantos gatos sofrem na mão de crianças e adultos com ideias preconcebidas como essa de que os gatos são malvados?? Ou você acha que violência aos animais não existe?
Pois se você duvida, vamos dar exemplos palpáveis.


Essa é uma gatinha (parecidíssima com a minha, por sinal) que não consegue mais andar, teve que fazer uma cirurgia de coluna e só anda se arrastando. Isso sem contar os males que não são visíveis como diarreia e feridas. Segundo a descrição do orkut, a gata foi resgatada de uma obra em que um vigia estava sendo pago por uma moradora para tentar matar ela (colocando ela presa em um bueiro por mais de 1 semana, sem comida, sem nada).
Tem vários sem olho, tem bebezinhos largados na rua, com a patinha quebrada:

Tem esse que morreu de desidratação e fome, por abandono:

Vejam essa comunidade com um tópico de 239(!!!) mensagens contando "a maior maldade que já fizeram com um gato": http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1240497&tid=5370653353418353149&start=1
Olhem isso:


Olhe essas fotos e diga: QUEM é o traiçoeiro, malvado?
Pois é, tem muita gente traiçoeira e malvada, não duvido que exista isso entre os outros animais também. NO ENTANTO, ninguém é igual a ninguém, não só porque raças são diferentes de raças, espécies de espécies como um gatinho de uma mesma ninhada pode ser muito diferente do seu irmãozinho.
Além disso, existe um ensaio interessantíssimo que traça toda a História por trás do preconceito contra os gatos. Interessante é ver que os gatos são símbolos da feminilidade e sofrem preconceito e maus-tratos da mesma forma que as mulheres vêm sofrendo há séculos.
Se você não acredita, leia o ensaio, é muito bom: Gato e a feminilidade
E mais links para adoção aqui em Brasília (procure nas suas cidades):
Adote Brasília
Suzane
BSB Animal

Quando for ter um bichinho, adote. E castre seus bichinhos, se quiser um nenenzinho tem tantos por aí abandonados precisando de carinho... (isso é uma opção pra você e seus futuros filhos humanos também... hehehe xD)
É isso.

15 comentários:

Luana Lopes disse...

gente..eu tenho 13 gatos em casa, eles são da minha mãe e eu tenho certo afeto por alguns (sim, tenho preferidos) e acho que gato é como qualquer animal, se ele se irrita ele te ataca, não tem jeito...cachorro faz isso também, é instinto! agora eu acho uma maldade tremenda judiar de um bichinho completamente indefeso e dependente que não te causa mal nenhum só pelo fato dele estar jogado na rua, feio e doente! Acho pior queimar um gatinho desse do que um mendigo na rua, serio! o mendigo "é do seu tamanho" o pobre do gatinho não tem a mínima chance de se defender..é uma covardia absurda! é quase como queimar um bebê...
e quanto a independencia felina, oras...se você é carente compre um cachorro..se você gosta de carinho mas quer momentos de paz compre um gato..e se vc é anti-social, oras, compre um peixe xD

Queen of Madness disse...

Porra Marce, caralho, vai se fuider...
Meu olho tá cheio de água por causa das fotos, até passei rápido pra não chorar...

Eu amo bicho, isso todo mundo sabe, seja cachorro, gato, carneiro, iguana, cobra, rato, amo todos...
Amo muito gato, mas onde eu moro não poderia ter um gatinho, por isso adotei uma cachorrinha mesmo... Mas amo gato demais, principalmente pela personalidade do bichinho, ele é tão, tão ele mesmo que me encanta, ele é independente, não precisa do dono pra sair e se divertir, é carinhoso siiiiim, e muito e eu acho a coisa mais gostosa do mundo cheirar barriguinha de gato, adorooooo aquele pelinho fofinho passando no meu rosto...

Me parte o coração ver a maldade das pessoas com um ser tão frágil e indefeso...

E depois que eu falo que o ser humano é o unico animal a ser cruel e mal por opção, cvcs não gostam né...

angell disse...

Porra marce...chorei agora!
Ainda me perguntam porque eu gosto mais dos meus bichos que de seres humanos...!!!!!!!

Eli Kuhnen disse...

chocante tudo isso... muitos não gostam de animais, mas normalmente são piores que eles... é de chorar mesmo

Oriahna disse...

Puxa, triste mesmo... sabe, eu sou daquelas que cata o bixim que largam na porta da minha casa pra cuidar, e quando ele ta bom eu arranjo um dono ou fico com ele, e deus sabe quantos gatinhos doentes eu já tive e cuidei deles. tenho uma gatinha siamesa a anos que eu ganhei do meu tio, foi uma briga levar ela pra casa por que meu pai não gostava de gato, hoje ela é a princesa dele e vai com ele até no banheiro TODO dia de manhã. ela é fofa carinhosa, cheia de charminho até com meu cachorrinho. quando trouxe o cachorro pra casa foi a mesma coisa, meu pai tomou as dores da gata e foi contra, mas hoje 4 meses depois somos todos uma familia feliz e a gata e o cachorro são super amigos. Há algum tempo apareceu umgatinho lá sem um olho, imaginem, eu pensei que ele não fosse sobreviver, mas cresceu ficou forte e gordinho, mas ele era um macho reprodutor (sim gatos siameses tem reprodutores, eles tem umas bolas na buchecha, que parece grande) aí foi um problema, por que castramos nossos animais, inclusive a gatinha e ela não queria nada com ele, ( hehehe tava fazendo charminho né) e ele acabava machucando ela de fazer ela se mijar todinha tadinha, aí tivemos que dar ele pra minha tia. Mas nunca nunquinha mesmo, colocamos os bichinhos fora, sempre procuramos um dono, ou a "amoga".
Um dia meu tio (um tio distante que eu nem olho pra cara dele FDP) matou a gatinha da minha prima batendo com ela na parede, eu fiquei tão horrorizada que queria fazer a mesma coisa com a cabeça dele e ´por isso até hje eu não gosto dele, cretino, malvado! nem olho na cara dele e não faço questão que vá na minha casa e ele bem sabe disso por que eu já disse na cara dura!!!
E só pra se ter uma idéia de como a violencia contra os animais indefesos faz sentido na composição do carater da pessoa, esse mesmo cretino aí foi preso por agressão de menores e perdeu a guarda dos filhos, por que espancou as crianças... tão cruelmente quanto fez com a gatinha.

Djuli- Thats what she said disse...

Sou da seguinte opiniao: se nao gosta, deixa quieto. Nem tenta ajudar.

Maltratar é um ato de extrema covardia e quem faz isso é absolutamente frustrado, tem uma vida de merda. Olha, eu tenho fé no Atomo que um dia a pessoa recebe em triplo!

Quanto a animais, minha familia nao tem historico, começamos com a Mione. E essas lendas urbanas nunca me convenceram, eu sempre quis ter gatos. Sempre, desde que me conheço por gente!
Minha irma detestava e era absolutamente contra, hoje ela vive me perguntando quando a Mione tera filhotes.

*Se tudo der certo, ate o final do ano. Serao os gatinhos mais mimados do mundo!hahaha

Uma coisa é nao gostar e ignorar. Outra é nao gostar ou ate tolerar, mas por algum motivo querer praticar a violencia.

Ahn, cara...Vai estudar, trabalhar, se ocupar. Se nao for pra ajudar a humanidade pelo menos nao atrapalhe.

No mais, tenho paixao incondicional pela Mione, simplesmente nao me imagino mais sem ela! d:-))

Ana Paula disse...

Porra Marce, caralho, vai se fuider...
Meu olho tá cheio de água por causa das fotos, até passei rápido pra não chorar...[2]

Isso dá muita revolta mesmo!
Pq não basta não gostar dos coitados dos gatos tem q fazer maldade,conheço várias pessoas q tiveream gatos envenenados pela vizinhança como se fosse algo comum.
Com ctz é um preconceito retardado enraizado na sociedade,desde ''atirei o pau no gato'' a gente tem q lidar com pensamentos ruins contra eles,ou tbm de gente q prefere cachorro e arranja milhaaaares d motivos anti-gatos.
ridiculo ridiculo ¬¬

Sophie Lacroix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sophie Lacroix disse...

Quem faz essas coisas é um bando de babacas!!! Pobres gatinhos =/!

Já salvei vários de maus tratos, Hoje em dia tenho só 3 que amo demais, se pudesse teria muito mais!!

Esse povo tosco tinha q sofrer o mesmo q eles fizeram aos gatos!! ¬¬º

Alessandra Cortez disse...

Encontrei uma vira-lata perambulando em Embu das Artes,foi amor a primeira vista, trouxe pra casa, ( ok apartamento) onde já tinha uma cachorrinha^^. Agora sei o quanto a adoção é importante!!!
Quanto ao post, sempre gostei do modo como vc escreve, acompanho o blog^^ E parabéns por sua gatinha =)

Alessandra Cortez disse...

PS: Como alguém pode ser capaz de fazer tal maldade,,, não posso acreditar, vou dormir com o coração apertado... só pode ser doente....

Juh disse...

Florrr
tah rolandu sorteio nu meul blog e eu adoraria q vc participasse
eu sempre preferi cachorros,mas non por esses preconceitos cm os gatos,mas pq dsd pequena sempre tive cachorros
axu q se pintasse um gatinho eu adotaria numa boa
bjoks

Anônimo disse...

Isto é falta de amor por parte de seus parentes - ficam indignadas por nao terem recebido,e sim,so maus tratos,que fazem o mesmo com os bichos. Simples explicacao. FALTA DE AMOR QUE VOCES NAO TEM E CONTINUANDO ASSIM NUNCA VAO TER. DIGNO DE PENA,MUITA PENA.

Anônimo disse...

Eu amo gatos,tinha 20 lindos bichaninhos,e isso realmente parte o meu coração.Gatos são adoráveis,lindos,inteligentes,carinhosos...não entendo como um ser (humano) que se considera "superior" e "civilizado" é capaz dessa atrocidade.Estamos num mundo doente,onde há pessoas demais,amor de menos.Que desânimo participar do mesmo cenário que "seres humanos" como esse idiota vive.

Unknown disse...

sou doida por gatos! tenho 5. cada um c/ seu charme, diferenças...mas todos são loucos por mim! sinto que trocariam sua vida pela minha...(e eu pela deles!)valem mto mais do que mtos "humanos". ai sou nova aqui...não ponha mais essas fotos!
tu deveria espalhar um abaixo assiando-pq a lei principal de proteção aos animais existe,mas não funciona,não é cumprida,muitas vezes