domingo, 7 de março de 2010

Nerd is the new sexy!

Bem me recordo, em uma epoca distante da minha vida escolar, em que eu nao me preocupava com meu modo de vestir, tinha o cabelo volumoso quase ate a cintura e usava aparelho.
Só nao precisei de oculos (acredite, nao foi falta de tentativa!), mas com 10, 11 anos era carinhosamente chamada de nerd.

Ironia, claro! Naquela epoca havia um esteriotipo absurdo! Voce precisava ser alguma coisa, definia seu lugar na sala de aula.

A bem da verdade é que epoca escolar é uma desgraça se voce nao é popular e nao se esforça, as pessoas inventam grupos para te encaixar a todo custo. Eu nunca fui.
Confesso que ate tentei ir mais pro lado das patys (ja que sempre fui pessima em esportes e era incapaz de falar com os garotos), mas nao deu. A nerdice sempre falou mais alto, nao necessariamente pelas minhas notas, mas porque eu era isolada mesmo, timida e tinha outros gostos.
Foi tragico, admito. Meus maiores traumas de infancia sao dessa maldita epoca.

Mas a humanidade é mutavel...Tao mutavel que hoje, ser nerd é tendencia!
Se aos 12 anos eu apanhava por gostar de ler HQ, nao me importar com roupas e festas (ate ia de vez em quando, mas sempre achei extremamente desconfortavel) e preferir um cineminha ou assistir alguma serie, hoje é sexy!

Cara...Sexy!! dx-D

Afinal...O que diabos em 1989 era ridiculo e motivo para bullying e atualmente é ate tema para grifes de roupas?

















Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas actividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd é muitas vezes excluído de atividades físicas e considerado um solitário pelos seus pares. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.

Resumindo: é aquele ser que nao se encaixa em determinado grupo social por ter algum gosto diferenciado ou pelo interesse quase obsessivo em algum assunto.

E continuando a wikipedia:

Segundo uma definição de Lia Portocarrero Amancio, "…é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar."
Segundo Paul Graham, "Existe uma relação entre ser esperto/inteligente e ser nerd, ou melhor, há uma correlação inversa maior ainda entre ser nerd e ser popular. Se ser esperto parece fazer a pessoa não popular" de forma analoga vem a conotação pejorativa.
Os Nerds são conhecidos por um determinado estereótipo, muito divulgado em filmes ou desenhos animados, que geralmente não correspondem a realidade total. Eles não têm um padrão próprio de vestuário e são muito sociáveis quando se sentem confortáveis no ambiente.
Apesar de serem uma Tribo Urbana, pode ser difícil reconhecê-los no dia-a-dia pois, ao contrário das outras tribos, não tem um estilo facilmente reconhecível à primeira vista, porém com um convívio prolongado, é possivel claramente diferenciá-los. Tampouco gostam dos mesmos tipos de música, e nem todos freqüentam os mesmos lugares (apesar de uma grande parte frequentar convenções de quadrinhos e ficção científica ou mesmo, preferirem ficar em casa envolvidos em suas atividades).

Sejamos sinceros? Nao deixa de ser um rotulo.
Eu por acaso me encaixo porque sempre fui assim! É da minha personalidade por acaso gostar dessas coisas desde os 10 anos, tive influencias na familia, nos poucos amigos. Tentei mudar? Diversas vezes. Adolescencia é assim mesmo, voce quer tanto se encaixar e ser querido mesmo que te custe fazer coisas que nem te agradam.

Dei uma pesquisada por algumas comunidades e deu pra tirar uma media do que os nerds consideram "ser nerd":

-Jogos (PS2, PS3, wii, X Box)
-Gostar de HQ e de preferencia ter uma tendencia Marvel ou D.C
-Gostar de series e acompanhar as com tema sci-fii
-Ser cinefilo
-Entender e gostar de pc a ponto de ser apto a fazer programaçao e detectar problemas
-Estar sempre atualizado (com relaçao a musica, novos lançamentos, livros...)
-Frequentar diversas redes sociais (e chamar pessoas que nunca nem viu de melhores amigos! dx-D)
-Ser usuario de torrent/fazer download de filmes

O que eu nao costumo concordar é em relaçao a comportamento. Alguns defendem que a pessoa precisa ser timida ou ate mesmo indiferente a outros e ter dificuldade nas relaçoes sociais.
Porque...É individualismo. Uma coisa sou eu e minhas amigas gostarmos de jogar wii. Outra é o modo que cada uma tem de encarar as outras pessoas.

E ao vestuario: eu visto o que me dá conforto, simples. Quando ha necessidade de me arrumar mais ou quando sinto vontade, ate dou um mudada, mas no geral é calça e camiseta.
É facil de combinar e nao tem erro.

Acredito que a tendencia nerd seja pelo que a propria sociedade tem considerado mais basico: Ipod (mp3), laptop, cinema, o aumento consideravel das series de tv (sitcons), a expansao da possibilidade de baixar arquivos, como filmes, a facilidade de downloads e claro: os celulares.
É ate dificil encontrar um celular basico, todos os modelos vem com pelo menos camera integrada. Tem desde aparelhos com gps e mapas ate aqueles que sao radio, camera e filmadora, armazenam mp3, vem com word, excell, programas de ediçao de fotos, acesso a internet, jogos e de vez em quando servem pra fazer ligaçao! d:-P

Isso sem contar a blue-ray, a tv que antes era de plasma, o Iphone que tem ate word e acessa internet, o laptop que ja vem com gravador de dvd e configuraçao para jogos/filmes...Possibilidades que antes nao interessavam uma maioria, mas que com a difusao da tecnologia e tantas facilidades acabou se tornando quase rotineiro.

Porque ser nerd vai muito alem da definiçao do google ou de alguns itens numa lista. Ou ainda: exclui diversos aspectos, como ser isolado e nao gostar de festas.
Nao deixa de ser outro rotulo, mas que sim, une pessoas que tem certos interesses em comum.

Tudo bem, nao precisamos ir pro lado "sexy" da força, mesmo porque, convenhamos...É tudo tao relativo!
No final somos pessoas com gostos e personalidade, cabe a nós socializar com quem tem mais coisas em comum. Ou nao, procurar conhecer melhor o que é diferente e aumentar as possibilidades.
Todo o resto serve para facilitar a convivencia.

E para encerrar...O obvio!
Ahn, que me conhece sabe...d:-P
É um vicio maldito...hahahahaha

Uma serie que mostra a rotina de um grupo de nerds! dx-D
*Sem legenda...d:-/



As melhores cenas do Howard!




As cenas mais engraçadas do Sheldon!

Fica a dica! ^^

Nenhum comentário: