domingo, 27 de junho de 2010

Abandono de animais e suas causas

Esse assunto nao deveria ter um post. Alias, nao deveria sequer ter reportagens sobre isso no Google, na tv, nos jornais ou em qualquer veiculo.
Pra mim é uma especie de tabu, mas que precisa ser desenvolvido porque nao importa o quanto voce fale, publique, avise ou ameace criminalmente, ainda tem gente que ignora.

Ha alguns meses eu tenho notado que tem muitos animais abandonados em Brasilia. Tenho frequentado outros lugares por conta do meu trabalho (varios toda semana!) e sempre tem algum cao solto. Sempre!

Sabe, ate ter uma gata confesso que nao me preocupava muito com essa questao. Desde criança sempre chorei ao ver animais mortos na rua (e minha mae jura que achava isso fofo!), sonhava de vez em quando mas nao passava disso. Ate que ha 6 anos realizei um sonho: ganhei uma gata.
Nao tive uma antes porque meus pais queriam ter certeza que eu era responsavel o suficiente para cuidar de outro ser vivo. O que nao, nao é nada facil.
Passei anos da minha vida estudando o comportamento felino, o que eles precisam, seus habitos, rotina, comida e necessidades. E mesmo assim apanhei nos 6 primeiros meses, porque uma coisa é voce ler sobre gatos. Outra é voce ter um em casa.
Nunca desisti. Nunca sequer pensei em desistir, só fiquei um pouco frustada no inicio por minha gata ser tao indiferente e nao olhar pra mim quando a chamo (coisa que ela faz ate hoje!), mas aos poucos fui entendendo que ela é assim. Eu aprendi a lidar com isso e nao me arrependo. Dizem que a gente nao deve se apegar tanto porque depois a dor é maior, mas foi inevitavel, a considero uma filha.

E pensando nisso pesquisei sobre abandono. O motivo é simples: eu nao consigo entender o que leva uma pessoa a nao querer mais um animal, nao se apegar ou ser tao indiferente a ponto de largar na rua. E mais: como alguem nao percebe que é um ato de covardia?! Poxa, voce, caro leitor, gostaria de passar por isso?!
Confiar em alguem que a principio se comprometeu a te dar carinho, atençao, te alimentar, cuidar na saude e na doença e num dia qualquer, por algum motivo idiota, te deixar num lugar desconhecido, sozinho, sujeito a diversos perigos, a açao do tempo, sem comida e nunca mais voltar?
E o pior: caes esperam! Voce abandona hoje, se voltar amanha ele estara la, disponivel.

Bem, o maior indice de abandono é nas ferias ou em datas comemorativas. Julho esta chegando e ja sinto o futuro drama de animais que serao largados nas ruas semana que vem. As pessoas viajam e nao tem onde deixar o cao/gato, logo acham mais conveniente largar na calçada e dar uma desculpa idiota qualquer pro filho: "Ahn, alguem ve e adota!".
Para esse tipo de gente, um recado: Larga de ser imbecil! Ha trocentos hoteis no pais todo planejados justamente para esse fim. Se voce nao conhece ninguem que gosta ou nao pode cuidar dele por 15 dias (o que eu sinceramente DUVIDO que seja o caso), é só hospedar seu bichinho num desses.
Quanto ao gasto, se voce tem dinheiro para manter um cao/gato, voce tem dinheiro para pagar as despesas de uma hospedagem, que costuma ser em media 15 a 20 reais por dia. Se for por 1 semana fica em 100.00, mais em conta que uma consulta veterinaria com vacina. 
Logo, nao...Abandono por viagem nao justifica. E se for o caso, me liga que eu cuido pra voce. Pra mim nao é incomodo algum!

Outra causa de abandono frequente é: "Ain, eu nao sabia que dava tanto trabalho!".
Voltando ao meu caso, meus pais me obrigaram a pesquisar sobre o assunto por algum motivo. Dentre eles, ter a certeza que eu queria mesmo um gato e saber o que iria encarar.
Logo, a pessoa que nao tem noçao do trabalho que um bichinho dá deveria ser obrigada a fazer um cursinho antes de ser autorizada a adotar um.
E se ela nao se deu ao trabalho de pesquisar, é porque nao tava levando a serio.
Novamente, nao justifica. E ainda digo mais: deveria ser obrigatorio por Lei um teste de conhecimento minimo, inclusive sobre a raça que se pretende adotar, pra pessoa estar ciente dos riscos e problemas que podem vir a ter. Porque obviamente uma parcela absurda da populaçao prefere largar um animal na rua a insistir com ele. E isso mostra ignorancia, pra nao dizer outra coisa.
Se voce nao sabe o trabalho que um cao dá, voce tem duas opçoes: se informar e ajudar a humanidade ou desistir da ideia de ter um. Pessoas com preguiça e má vontade pra pesquisar nao merecem ter um bichinho. Como voce vai ter um gato se nao sabe o que ele come?
*E nao, gatos nao bebem leite. Pra inicio de conversa...

E por ultimo, uma das causas que ao meu ver sao assim...Dignas de ódio: abandono por doença ou por ter enjoado do bicinho.
Eu nao consigo imaginar que ser humano é tao covarde a ponto de fazer uma coisas dessas. De verdade, é algo que me deixa triste.
O cao/gato fica doente, o dono ve que dá trabalho, que precisa de remedios, que o animal esta ficando fraco e ao invez de cuidar larga na rua pra morrer.
Pra essas pessoas, eu desejo que se pegue uma pneumunia, fique trancado em casa 7 dias sozinho, sem remedios e com agua cheia de vermes. (desculpe, eu fico revoltada!)
E outra: enjoar de um animal?! Poxa, com uns 4 a 7 meses já dá pra se apegar ao ponto de sentir carinho e considerar da familia. Nao é tanto tempo assim. Essa ocorrencia costuma ser maior em familias, quando se tem crianças pequenas, de 2 a 5 anos. Por mais triste que seja, os pais arrumam um bichinho pros filhos, estes enjoam e nao querem mais saber. O final é inevitavel, a criança nessa idade nao tem noçao do que é o abandono de animais. O pai simplesmente chega e fala "Ahn, dei pra um vizinho/colega de trabalho!". A criança nem discute, acredita.

"Para o cão, o abandono por parte do dono é uma experiência devastadora, da qual ele dificilmente se recupera. Os cachorros, como seus ancestrais, os lobos, são programados pela evolução para seguir o líder da matilha. No caso dos cães de estimação, esse líder é o dono – sem ele, o animal fica desorientado e perde suas referências. Muitos recusam comida, entram em depressão e chegam a morrer de tristeza. "Quando o cão tem um líder e o perde, vive uma eterna busca para obtê-lo de volta", diz Hannelore Fuchs, veterinária e psicóloga de animais, de São Paulo. A única forma de reverter a carência e a aflição dos cães abandonados é encontrar-lhes um novo dono."


Fonte:http://veja.abril.com.br/200110/amigos-abandonados-p-100.shtml

É uma das inumeras materias que achei sobre esse assunto. Da revista Veja de abril, porem se alguem nao viu, clica ai no link e dá uma lida.

Entenda que é diferente de nao se adaptar,coisa que pode acontecer com qualquer um, especialmente se o bichinho já for adulto. Neste caso ha 2 saidas: promover para todos os conhecidos que ha um cao/gato disponivel pra adoçao com as caracteristicas e pedir que espalhem ate encontrar um novo dono (o que nao costuma demorar, recebo toda semana e em questao de dias se adota!) e colocar anuncios em pet shops (especialmente se tiver raça) ou entrar em contato com ONGs na sua cidade e perguntar se ha vagas disponiveis.  Se nao tiver eles conhecerao alguem disposto ou irao te encaminhar pra outras opçoes.
Moral: nao justifica. Nao importa a desculpa que alguem tenha, ha pelo menos 3 soluçoes disponiveis, acessiveis e rapidas.

O que eu quero dizer com esse post: Se a pessoa sabe que nao é capaz de lidar com animais, nao tem paciencia, viaja com frequencia ou tem apenas uma vontade passageira e quer "ver como é por alguns meses", NAO ADOTE!!
No caso de crianças: pode parecer insensivel, mas boa parte delas enjoa rapido demais das coisas. Quem é pai e já fez a experiencia de dar 2 brinquedos ao mesmo tempo sabe disso. Ela do nada cansa de um e deixa largado por meses.
*Me lembrou Toy Story, em especial o filme 3. Quem viu vai entender...

E nao, crianças NAO tem noçao da responsabilidade que é ter um cao ou gato, afinal nao sao elas que dao vacina, levam pra consultas, compram a comida e os brinquedos...Cabe aos pais conscientizar que "Olha, isso é um ser vivo, vive ate os 20 anos e enjoar NAO é uma opçao! Voce vai cuidar por duas decadas e dar toda atençao necessaria. É ISSO mesmo que voce quer?".
Querendo ou nao, no caso de crianças sao os pais que cuidam e lidam com a parte burocratica. O papel das crianças é brincar e dar atençao, especialmente em determinadas idades que ainda estao aprendendo a lidar com seres de outras especies e ter a noçao do que é ter cuidado e responsabilidade.

Divulgue essa ideia! Ninguem é obrigado a ter um animal de estimaçao, menos ainda por ser moda ou porque alguem  falou que é bonitinho. Crie porque voce quer, por amor, por entender as vontades!
Pesquise antes, converse com quem ja tem, frequente foruns, tenha certeza que conhece o maximo possivel da raça, que domina todos os aspectos e que em casos de ausencia alguem podera cuidar. Ou mantenha contato com pet shops confiaveis para uma possivel hospedagem, visite os locais, converse com veterinarios.

Seja consciente! Caes e gatos sao seres vivos, tem sentimentos, se apegam, reconhecem o dono. Sim, dao trabalho, exigem cuidados, carinho, atençao, tem necessidades.
E outra: abandonar causa uma serie de problemas sociais. Animais ficam doentes, procriam de forma indiscriminada, passam doenças pra outros...É uma questao de saude publica! Mesmo com um governo eficiente nao ha quem de conta.
Um animal saudavel que é abandonado, se nao for castrado, alem de ficar depressivo e nao comer contrai doenças e procria. Em alguns meses aquele um animal já vira meia duzia, com os mesmos problemas, senao piores. Se for castrado AINDA é um animal sozinho e doente que ira passar doença pra outros.
Agora, imagine 50 desses abandonados diariamente?

A boa noticia é que há ONGS, projetos, pessoas fisicas que se preocupam com isso a ponto de recolher e fazer campanhas de adoçao. Encontrei muito material na internet, alguns videos sao de fazer chorar. Tenho certeza que se alguem sequer pensar em largar seu bichinho e assistir antes, repensa. O negocio é que quem pratica esse tipo de crime (sim, é CRIME!!) nao vai ficar pesquisando campanhas contra abandono por ai, simplesmente deixa o cao/gato na rua. Quem mais precisaria se conscientizar é quem nao se importa, nao tem a sensibilidade ou ate mesmo a etica para repensar o ato.
Será mesmo que o sujeito que abandona iria refletir sobre isso?! As vezes acho que é uma atitude inutil, por mais que haja campanhas, ameaças e seja crime AINDA ha quem faça isso.

Especialmente considerando os motivos que citei. Nenhum justifica. Nenhum sequer chega perto de ser aceitavel, todos só mostram que tem pessoas verdadeiramente ruins no mundo. Porque abandonar um animal indefeso, que se apegou e confia no dono só mostra que a pessoa nao presta. Pra nada. Ela é tao inutil que nao conseguiu sequer pensar numa soluçao, foi incapaz de acessar o google e digitar: ONG "cidade tal". 
É tao incompetente, insensivel e incapaz de uma minima consideraçao que nao se esforçou pra gostar de um ser que esta disposto a se doar por inteiro. E o pior: que ela mesma escolheu, porque ninguem sai dando animais pros outros (salvo, claro, presentes! Mas ai a pessoa que dá o bichinho tem o senso de ver se a pessoa que recebera tera condiçoes). Muitos deles sao INCLUSIVE COMPRADOS e custam uma fortuna. Pra serem jogados fora depois, literalmente!?

Eu falo como uma garota dona de uma gata e que quer ter muitos filhotinhos por gostar de animais: nao aguento mais ver animais abandonados. Seja em Brasilia, SP, NY, Europa...É uma situaçao degradante, nojenta, ridicula. Me deixa triste, me magoa e se eu pudesse pegava todos e criava, nao apenas por gostar mas por ter muita pena, sao seres indefesos que nao merecem desprezo. Pegava mesmo, ja tentei diversas vezes e meus amigos nao deixaram porque sabem que me apego e seria um problema.

Se cada pessoa que adotar um animal cuidar dele, ser responsavel, se apegar e se comprometer de verdade, essa realidade muda drasticamente. A campanha que faço nao é nem pra adotar animais que ja estao abandonados, obviamente isso tambem, (felizmente muitos tem essa preocupaçao e nao faltam ONGs pra incentivar, ha n! campanhas online) e sim pra cuidar do que ja esta em posse.
E mesmo assim, se voce nao puder de jeito nenhum cuidar por algum motivo, procure alguem que possa. Leve o bichinho na casa da pessoa, converse, conheça, visite de vez em quando.

Jamais abandone. Animais nao sao brinquedos que duram 6 meses a 1 ano, sao seres vivos (eu sei que insisti com isso, mas tem gente que nao percebe!), com sentimentos, que vivem mais de 20 anos dependendo de alguns fatores. Se for pra ter, é pra cuidar, como se fosse filho, com consciencia, com responsabilidade por aquilo que representa. Nao é questao de pena ou dó e sim amor a vida.

Nas minhas pesquisas encontrei um anuncio que sera vinculado em SP sobre o assunto a partir do dia 02/07. Nao sei se tera cunho nacional (super poderia ter!), mas na duvida...



Assim como outros leitores, penso que deveria ter sido mais apelativo. Mesmo, deveria fazer a pessoa chorar e nao conseguir dormir, chocar de verdade. Alias, pra ser bem honesta, acho que os da Pedrigree sao mais fortes.
Em todo caso, é uma campanha. E eu espero sinceramente que o governo incentive mais, seja mais rigoroso e se necessario ate terrorista. Porque os animais nao tem culpa, eles confiam e dependem daquele que se compromete a cuidar deles.

E pra concluir: abandono de animais é crime!
->http://biociencia.spaces.live.com/blog/cns!A3584B6335BF265E!606.entry
Viu alguem suspeito?! Anote a placa do carro e ligue 190. Denuncie, ajude, faça sua parte!

No mais, se nao for pra ajudar, nao atrapalhe. Viu um cao abandonado? Se voce nao quiser pegar ligue pra policia e avise, eles vao dar um jeito de recolher. Ou pra algum amigo que voce sabe que gosta (todo mundo tem um amigo assim), se duvidar ele mesmo adota e cuida.

Se for em Brasilia liga pra mim que eu vou na hora! ^^

E uma dica final, pra quem quer ajudar mas nao pode acolher: mantenha na bolsa (ou pra quem dirige, no carro) um saco de raçao e garrafas plasticas cortadas. Viu algum bichinho? Chegue aos poucos, ofereça a comida e deixe a agua disponivel. Depois ligue pra algum amigo e peça que avise a policia ou que va no local te ajudar.

Um ato simples que fara uma diferença absurda.
d:-)

Um comentário:

Queen of Madness disse...

Puts Djuli, achei o post lindo... Sempre cuidei melhor dos meus bichinhos do que do meu filho...kkkk... é uma pena mesmo, eu nunca larguei nenhum dos meus bichos, mas minha mãe deu o Toicinho, ele comeu a casa toda quando eu tava internada e então um amigo do meu irmão pegou ele, mas eu o vi, está bem e saudável, mas tirei ele da rua quando era um filhotinho... Minha cadelinha é a minha vidinha, jamais abandonaria ela... E eu vi Toy Story 3 e chorei... =/... Mas eles passam a mesma idéia, realmente é triste, mas o ser humano faz isso com outro ser humano, racional e capaz de se cuidar sozinho, é obvio que faz isso com quem nem pode se defender...