domingo, 20 de junho de 2010

Queda e quebra pos quimica...

Um dos pricipais problemas que vejo atualmente na area de cosmetica capilar é a queda dos fios. Muito vao no salao ou me perguntam por recados o que fazer quando o cabelo esta caindo.

Neste post irei dar foco na queda pos processos quimicos, que é a principal causa quando me procuram.

Bem, pra começar precisamos identificar as diferenças: ha queda e quebra dos fios.
A queda geramente se dá pelo acumulo de gordura no couro capilar ou pelo enfraquecimento da fibra ds fios, já a quebra pode ser tanto por uma escovaçao mal feita a excesso de queratina.

Apos a descoloraçao ou tinturas que contem amonia é coum que haja queda SE os fios nao forem devidamente cuidados. Me caro leitor, estou mencionando a falta de informaçao: uma maioria das pessoas que me procuram apos quimica nao tem o menor cuidado sequer com os fios. Nao sabem sequer o que é reconstruçao! As pessoas sabem que descoloraçao agride, mas esperam que o cabelo se recupe de uma maneira mistica qualquer. Esse processo retira a fibra natural do cabelo, deixa os fios opacos e fracos. É necessario a reposiçao do que foi perdido, do contrario o cabelo cai mesmo!

Eu vi em alguns foruns pessoas comentando que nao tingem mais o cabelo com coloraçao vegetal porque ESTA fez o cabelo cair. O problema e que uma pessoa desinformada comenta isso num forum publico e dezenas que nao tem a base minima do assunto encaram coo verdade Universal.
A pessoa descolore, passa o resto dos dias fazendo hidrataçao de Novex com bepantol, o cabelo fica uÓ e ela vem dzer que a culpa é do pigmento da tinta ou que "nossa, descoloraçao detona mesmo, credo!".
E desde quando Novex e bepantol recuperam danos de descoloraçao sozinhos? Coitados, nao dao conta do serviço todo..d:-/

O que faz o cabelo cair nao é a descoloraçao e si e sim a falta de cuidados depois. E pra isso a pessoa precisa saber o que foi perdido, o que precisa repor e o que usar para resolver o problema, do contrario os fios nao aguentam por nao ter sustentaçao e caem.

Bem, a primeira dica que dou para evitar queda pos descoloraçao e quimica com tintas a base de amonia (que tendem a enfraquecer os fios por conter metais pesados em sua formulaçao): Chute os produtos de farmacia a principio. Pelo menos no 1 mes.
Acredite, ja experimentei de tudo nesta vida e posso dizer com segurança que pra pos quimica pesada o que resolve de verdade sao produtos profissionais. Ha varios de farmacia excelentes, porem nenhum deles dá conta de repor o que foi perdido, eles sao otimos para manutençao do tratamento, o que se aplica para receitas caseiras (que sim, eu sou super a favor, desde que intercalando).
Logo, minha sugestao é que voce tenha pelo menos UMA linha profissional para este caso, com direito a shampoo, creme de tratamento, finalisador e ampola.
Ai voce escolhe: Lanza, Loreal Professional, Paul Mitchel, BC Bonacure, Alfaparf, Tigi Bed, Kerastase...Sao caros, porem criados especialmente para aquele fim. Eles recuperam de verdade!

É ai que entra a diferença dos produtos: "Qual o problema de Seda? De Garnier? Dove?".
Os componentes, as quantidades e a qualidade.
Alias, vou aproveitar pra comentar, como profissional: Nunca, nesta vida, use Seda. De verdade e com todo amor do mundo: Seda moi o cabelo. Evite e tenha odio.

Seda e outros produtos de farmacia com custo muito acessivel contem muito sal. Mas assim, nao aquele sal que tem em todos os shampoos pra dar consistencia, os caras colocam dosagens altissimas de conservantes para dar corpo ao produto e a sensaçao de limpeza. Shampoos assim nao limpam, eles desgastam a fibra.
Pra cabelo virgem nem tem tanto problema (mesmo assim ninguem deveria usar aquilo), mas pra pos quimica agrava a situaçao. Pelo simples fato de que nao tem como criar um produto com BONS componentes, em escalas adeqadas e torna-las tao acessiveis.
Quem ja teve oportunidade de usar um shampoo Paul Mitchel e um Seda sabe a diferença. O primeiro sequer exige condicionador!

Logo, se voce tem quimica invista em produtos bons, eles que irao tratar de verdade seus fios e devolver o que foi perdido. Os melhorzinhos de farmacia, que indico para manutençao: Bioextratus, Ox, Ecologie, Elseve, Farmaervas. Dependendo da farmacia (aqui nao encontro): Acquafora e Amend, que pra mim ja estao no patamar de profissionais mesmo sendo bem mais acessiveis que outros importados.

Pois bem...Voce descoloru e agora ira tratar. Procure rodutos para: Hidrataçao, Nutriçao e Reconstruçao, com queratina separado. A ordem dea é inclusive esta: Numa lavagem voce hidrata (devolve a agua), em outra voce nutre (aminoacidos, ceramidas, oleos, massa capilar) e na ultima reconstruçao (queratina, creatina).

Fazendo esse processo com produtos adequados (em especial a nutriçao e reconstruçao) nao tem erro!
Voce tera nao apenas fios saldaveis como ira evitar a queda. E se esta ja estiver em fase, ira diminuir consideravemente.
Se mesmo assim voce nao ver tanto resultado, os fios ainda nao estao recuperados: invista em produtos anti-queda, estes tem formulaçao especifica para normalizar o ph e fortalecer a raiz capilar.
Nao dando resultado o problema é um pouco maior, provavemente resultado de produtos ruins para descoloraçao ou do processo feito de forma errada. Neste caso eu sugiro para a pessoa que procure um dermatologista, afinal ela esta tendo os cuidados necessarios que os fios pedem (ou ao menos eu confio que esteja), nao posso ir tao alem como receitar algum remedio ou sugerir um metodo alternativo.

Alias, cabelereiros jamais devem sugerir metodos alternativos, como bepantol e arovit (que sao remedios!) , cabe a pessoa querer usar. Motivo simples: por nao ser proprio pros fios, podem causar alergias.
Eu mesma nao posso usar bepantol, deixa meu cabelo super seco e tende a causar quedas.

 E a quebra capilar é quando o fio se rompe e quebra aos pedaços, geralmente por falta de elasticidade ou varias camadas coladas. Ele demora pra crescer e só vai ate um certo tamanho por ter tido danos na camada externa.
O que se sugere a principio sao tratamentos de restauraçao, em especial a base de colageno e hidrataçoes intensivas, que sao criadas com o intuito de fortalecer a fibra. Ha diversas linhas profissionais no mercado disponiveis, dentre elas: force vector da Loreal Professional, Kerastase e Acquaflora.
Se os fios estiverem com muita quebra e os tratamentos nao resolverem ate 3 meses de uso, é aconselhado que se procure um profissional para diagnosticar o problema.

No geral, sao problemas ocasionados por falta de cuidados, que podem ser resolvidos com simples tratamentos. O desafio é saber escolher o produto, aplicar de forma adequada e usar com frequencia!

Lembre-se pro resto da vida: descoloriu? Usou tinta? Hidrataçao, nutriçao e reconstruçao ate ele ficar bonzinho de novo. De preferecia a produtos de uso profissional e se necessario leve no salao e peçam pra aplicar. Falo como amiga: é um invesimento que compensa! ^^

**Obs: Os produtos que eu uso Hidrataçao->Paul Mitchel, Avon, Mariana.
Nutriçao-> Force Vector, Affirm 5 in 1, Nutriça celular Acquflora.
Reconstruçao->Amino shock, BC Bonacure, Absolute repair.
Queratina: bioextratus e novex.

d:-)

8 comentários:

Valeska disse...

Muito bom o post, achei bem didático. Pena que as linhas profissionais sejam um pouco caras. Eu mesma só encontro esses produtos que vc indicou na net, pq aqui o máximo de "profissional" que se acha é novex. Mas mesmo com um preço mais elevado, vale a pena, é um investimento na peruca. Ser pão-duro com o cabelo pode sair bem mais caro a longo prazo... =)

Djuli- Thats what she said disse...

Comentei dos produtos que uso porque sempre perguntam!huahuauha
dx-D
Mas entao...Nenhum deles compro em loja, todos foram ou encomendas online ou alguem viajou e me trouxe a preço de custo.

Depois farei um post ensinando a comprar e indicando sites confiaveis, compensa muito mais! ^^

Anônimo disse...

Gostei muito do post, mas ainda tenho duvidas,kkk. E comum um cabelo descolorido e com tinta fantasia estar suuuuuper macio e mesmo assim caindo muito? Pq eu penso q ficar seco deveria ser o "primeiro passo". Outra coisa, adianta colocar ampolas de queratina, ceramidas, vitamina A, B e E em produtos d farmacia?

Ericka C. disse...

eu descobri as maravilhas dos produtos profissionais somente aqui; qdo eu tava aí jamais compraria, pelos preços principalmente.

meu cabelo agora está com queda, descolori a raiz na semana passada e como meu couro tá com uma certa sensibilidade, tá cheio de casquinhas =(
mas não deixo de passar os produtos, sinto uma diferença enorme.

agora estou com um problema de corte; nos três últimos cortes não tive sorte com a bendita que o fez (isso em torno de 5 meses), e agora meu cabelo está todo picotado, as pontas esturricadas e todo torto. Logo agora que tá crescendo direitinho, acontece isso.

No próximo corte terei que mudar de salão e torcer para que dê certo, só tô receosa de ter que tirar muito pra acertar =/

Anônimo disse...

Luciana
Bom dia!
Encontrei esse blog hoje e achei muito interessante. Tenho algumas dúvidas a respeito de químicas. Meu cabelo é preto ( tintura) e tentei fazer umas mechas que descoloriu apenas as pontas. Para amenizar a situação, cortei as pontas e pintei novamente de castanho escuro. Uso a linha de produtos profissionais da Sebastian. Gostaria de saber se há o risco de quebra dos fios e se posso continuar a usar secador, ou se é aconselhável dar uma pausa por um período.
Obrigada!

Marielle disse...

Olá

Você falou que usa pra hidratação Paul Mitchel, qual exatamente?

Unknown disse...

A tinta aquarela faz o cabelo cair ?

Ana disse...

Olá gostei muito das dicas pq tinha descolorido o cabelo uma global e ta caindo muito já não sabia mas oq fazer eu gostaria de saber se posso fazer o retoque da minha raiz