quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A estrangeira (ou: Is this is real life?)

Sabe A vila? Me perdoem o spoiler, se não sabem. Mas eu já vivi na vila.
Toda minha infância e adolescência eu vivi na Vila, com medo dos monstros, de ir para o outro lado... Com a pequena diferença de que eu sabia que do outro lado havia um outro mundo mais moderno, mais coerente, do qual eu queria muito fazer parte... só que os monstros, provavelmente me devorariam se eu fosse para o outro lado. Essa metáfora é ideal pra descrever a minha família evangélica fanática religiosa. Era nesse mundo estranho que eu vivia, apenas com a diferença que de vez em quando eu encontrava as pessoas destemidas “do outro lado” que me alertavam de quão ridículo era viver na Vila. Eu me vestia diferente, comia diferente, acreditava e pensava diferente e tinha costumes e sonhos muito diferentes dos que existiam do lado de lá. Mas um dos meus sonhos era atravessar para o outro lado, que me parecia mágico e livre.
Pois bem, assim que descobri que os monstros eram só minha mãe me enganando, eis que eu fui para o outro lado e... Tive que lidar com um mundo diferente que eu simplesmente não dominava. A época era outra, outra era a cultura, a língua tinha mudado, os costumes e as crenças, tudo era diferente.
Até hoje eu lido com o fato de ser estrangeira. Tampouco posso voltar – nem quero! – para o mundo limitado e seguro de antes (lá eu também não pertenço mais). Aqui eu fico, mas vivo da incerteza de qual é o meu papel, de como devo reagir, de como eu devo ser para ser agradável. Imaginem vocês que meu papel de antes era encontrar um moço, casar, ter filhos e cuidar da casa assim como há alguns muitos anos atrás. Mas aqui, agora, o meu papel é outro. Eu não sei bem qual é, ninguém aqui é de ter certezas (não são minha família para me dar certezas). E eu fico assim meio solta, meio bamboleante, sabendo o que não fazer, mas nunca sabendo o que fazer.
É, é meio solitário andar por entre essa gente de cá, tão distante e diferente do meu mundo de antes. Tão incertos. Tão desunidos. E livres demais...

Ps: Eu acho que as pessoas querem ser famosas e notadas porque elas não sabem o que fazer da vida e querem que os outros deem uma ideia.
Ps2:Eu vou criar um formspring. Será um formsprig: "Opine sobre a minha vida", onde vocês dirão o que as pessoas devem fazer da vida delas.
Ps3:Ia ser muito legal cada um se ajudando a encontrar um caminho e um tom de roupa que combine mais com a pele. Já que é muito mais fácil ver pra quem está de fora...

Nenhum comentário: