sexta-feira, 22 de maio de 2009

Decapagem

Hoje vou escrever sobre um procedimento muito polêmico, a decapagem, que consiste em uma descoloração específica para tirar alguma tinta que "grudou" no cabelo.
Eu fui pesquisar sobre o assunto no google e não achei nada interessante e aproveitável a respeito, só respostinhas idiotas dizendo que não tem nenhuma função e que só estraga o cabelo.
Essa afirmação não é verdadeira!
Uma coisa que eu sempre ressalto: Nem todo cabelo está preparado para a decapagem, e nem todos vão ficar bons após. Só que a questão é a seguinte: O cabelo pode ser recuperado, e não precisa ser com produtos caríssimos!


•Quando é necessário uma decapagem:

Uma decapagem é necessária quando se utilizou alguma tinta/cor difícil de sair. Exemplos e alertas, EVITEM USAR: TINTURA PRETA, ANILINA VERMELHA E ROSA, AZUL DE METILENO.


• Receitas de decapagem:

-Agua Oxigenada vol. 20, 30 ou 40
-Pó descolorante azul
-Anilina azul, se tiver tentando retirar o rosa ou vermelho (de anilina)
-Shampoo anti-resíduos

A medida costuma ser 2 partes de Ox pra 1 de descolorante.
Nessa receita, eu utilizo 1 parte de Ox, 1 de pó descolorante, 1 de shampoo anti residuos e uma "pitada" de anilina.
*onde li mais ou menos essa receita, dizia para usar ox de 20, mas, aprendam com a minha falha, não funciona. Usei a de 30 mesmo.



















1- O Material a ser utilizado, lembrando que sempre é em recipiente não metálico. A marca da água oxigenada varia da "preferência capilar". Eu costumo utilizar as de nível médio.



















2- Os ingredientes na proporção que usei, o mesmo tanto de ox/pó/shampoo.
























3- Aí o resultado, meu cabelo estava com 1 tintura loiro mate escuro e uma castanho claro, por cima de um vermelho de anilina. Obtive esse rosado, depois de 40 minutos com o produto.
Mas, resolvi fazer outra:


• Segunda receita de decapagem
:

A segunda é bem parecida com a primeira, a única diferença é que eu não usei o shampoo anti resíduo, fiz uma descoloração mesmo, mas com o pó na mesma quantidade da ox e um pouco de anilina, mesmo sendo pó azul.



















4- A parte da raiz saiu bem as tintas castanhas e a vermelha não estava nessa parte loira. Prova de que o azul de metileno impreguina: Depois de 2 processos de decapagem, ainda está azulado/verde ali em cima.



















5- A parte lateral, rosa bem mais claro. Ficou melhor do que estava antes, mas ainda está longe de ficar bom. Passei um creme com violeta genciana pra não sair de casa manchada assim! E estou tratando intensamente para recuperar meu cabelo para uma nova decapagem.
Claro que tiro mais fotos e posto aqui! ;)

5 comentários:

Flávia S. disse...

Vermelho/rosa é uma desgraça mesmo -_-

Viviane disse...

Nem me fala em decapagem!
Já to aqui vendo a cor da tinta de farmacia que vou usar e to vendo que vou penar p/ tirar o roxo!
;p

Mas 1 coisa é certa.., Dekapcolor JAMAIS!
Quando usei no cherry bomb ele deixou meu cabelo roxo.. além de não ter tirado nada da tinta!
=/

Fernnandah disse...

Adorei a receitinha. Eu já fiz há um tempo, mas meus cabelos não combinam com o soap cap com shampoo. Eles quebram horrores. Faço o preparo da água oxigenada de 20 a 40, com pó descolorante sem amônia e uma colher de creme de hidratação de queratina ou creatina.

Aplico e deixo. Farei novamente esta semana, mas acrescentando duas gotinhas de azul de metileno. Estou desde dezembro tentando remover o vermelho cor do cão dos meus cabelos.

Anônimo disse...

o contrario do vermelho é o verde e não o azul.

Juliana disse...

Eu usei DekapColor, e funcionou super bem!

http://anotaessadica.blogspot.com/2011/05/dekapcolor-remocao-de-coloracao-dos.html

Espero q ajude!!!! =*