terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cabelos com efeito chiclete – Soluções para o corte químico.





Antes de tudo, devo me apresentar. Sou novo na equipe e não sei direito por onde começar, mas vamos lá! Moro em Fortaleza-Ce, sou estudante de Filosofia (mas quero mudar pra Ciências Sociais) e não faço mais nada da vida. Estou honrado de ser a única presença masculina no blog, hahaha.

Acho que muitos de nós, que usamos química no cabelo e principalmente que descolorimos quase toda semana já devemos ter passado por esse processo traumático, mas ao qual já estamos acostumados, conhecido por “Corte químico” (apelidado de “Efeito Chiclete” ou “Cabelo que nem elástico de calcinha velha”). Para quem ainda não sabe o que é: com excesso de química ou uso de químicas incompatíveis, uma parte do cabelo vai embora pelo ralo, quebra. O que sobra do cabelo fica que nem chiclete – estica muito e quebra até com o vento. Ele fica poroso, espigado e talz. Dá medo de pentear, lavar, pegar, se abaixar e dar estrelinha. O cabelo absorve facilmente tintas e cremes, mas perde logo o efeito e a cor. A 1ª vez é inesquecível, o desespero é inevitável. Eu me acostumei a passar por esse tipo de coisa. O fio perde queratina, lipídeos, água e tudo que compõe a massa capilar. Daí não adianta repor apenas água (hidratação), ou apenas lipídeos ou só queratina. Tem que repor tudo. Hidratação toda vez que lavar os cabelos é fundamental.

Quando sofri meu primeiro corte químico me senti sozinho no mundo e, sem dinheiro, não havia muito que pudesse ser feito para amenizar a situação. Mas com o tempo fui aprendendo que não é questão de dinheiro, mas de se informar e saber o que comprar e o que passar longe. Então resolvi fazer minha estréia no blog ajudando vocês a recuperarem seu cabelo sem precisarem passar fome. Não recomendo cauterização no começo, por causa da chapinha, vai espigar muito as pontas e quebrá-las quando passar a prancha.

O que realmente me ajudou foi o Repositor de Massa Capilar e queratina da Amend Gold Black (o famoso RMC azul). Ele já é bem completo e recupera bem o cabelo, porém com o tempo começa a pesar e é preciso deixá-lo um pouco de lado. Custa em média R$74,00, o kit contém Shampoo Repositor, Máscara repositora de Massa Capilar e Queratina e Defrizante Pós-reposição. Em duas semanas ele deu jeito no meu cabelo, mas depois de um mês eu tive que espaçar o tempo e fui diminuindo o uso cada vez mais. Agora vamos aprender uma forma mais barata ainda de recuperar os cabelos.

Com o corte químico e efeito chiclete, seu cabelo ficará extremamente fino por causa da ausência de massa. Você precisa deixá-los encorpados (mais grossos) para que fique saudável, quebre menos e talz. Vou postar uma receita de reconstrução eficaz e relativamente fácil de fazer. Você precisará de:


- 1 Shampoo anti resíduos (recomendo o da phytoervas de menta e hortelã, que abre bem as escamas do cabelo);

- Queratina líquida da Bioextratus (a da foto, não é a ampola queravit – em média R$16,00)



- Máscara Amino Shock da Vive (contém queratina vegetal e ceramidas, custa em média R$16,00 a R$18,00)
- Condicionador de sua preferência;

- Algum produto sem enxágüe destinado ao modo como deseja finalizar, caso faça escova, um bom defrizante ou termoprotetor.

Modo de fazer:

Lave bem o cabelo com o shampoo anti resíduos, para abrir as escamas (mais ainda) a fim de receber o tratamento.

Dilua a queratina em água (potável, pelo amor de Deus) na proporção 1:1 (embora a embalagem recomende 1:2), ou pode usá-la pura mesmo. Aplique no cabelo e massageie. Se conseguir, penteie com um pente de dentes largos. Nesse ponto, você pode:

1 – Colocar uma touca, deixar aquecer por 10 minutos, retirar a touca e deixar secar naturalmente;

2 – Usar um secador;

O importante é que você deixe a queratina secar no cabelo. Quando estiver seco (ou quase), aplique a máscara Amino Shock por cima, coloque um touca e deixe agir o tempo recomendado na embalagem. Depois é só enxaguar, condicionar e finalizar como desejar. Não abra mão do uso da touca, pois a queratina da bioextratus contém uréia, que fecha as escamas. A touca abrirá as escamas para que os ativos da máscara se depositem no cabelo.

O efeito que dá é incrível: seu cabelo ganha MUITA massa. Ele fica BEM mais grosso, hidratado... fica outra coisa. Uma aplicação apenas e você não reconhecerá o seu cabelo. Já testei com outras máscaras, mas não deu certo. Agora vai uma listinha de produtos que você pode ter a mão para evitar a quebra excessiva.

SHAMPOO – Procure usar shampoo branco ou perolado, pois normalmente efetuam uma limpeza mais suave. Os shampoos transparentes tendem a ser mais adstrigentes. Nessa lista, até Pantene Reparação Intensa entra. Shampoo precisa ser bem básico, nunca dou muita atenção a eles, só tomo cuidado para não usar shampoo que contenha soda cáustica (hidróxido de sódio). Evito shampoo com sal (cloreto de sódio), mas não sou noiado com isso.

CONDICIONADOR – Uso sempre o da dupla do shampoo.

MÁSCARA – Vamos lá... essa parte merece atenção. Para repor água: até máscara de 3 minutos vale. Uso qualquer uma mesmo, porém todos os dias que não faço uma reconstrução. Listinha para hidratação básica:

- Novex Gold;

- Care Liss de açúcar;

- Liss In Liso da Capicilin;

- Cabelos Coloridos Dove;

- Máscara nutritiva de jojoba da Avon Naturals;

Para repor lipídeos, é sempre bom uma máscara de tutano ou ceramidas.

- Tutano, manteiga de karité de ceramida da Bioextratus;

- Ceramidas da Capicilin;

- Amino Shock;

- Niely Gold Ceramidas (para quem se dá, eu detesto, mas se você gostar – USE!);

Vale também usar óleos vegetais, recomendo o óleo de mamona/rícino e o óleo de copaíba.

A hidratação de leite postada aqui na comunidade também é ótima para esse fim. Aqui vai um link dela no Orkut para quem quiser testar (eu que inventei! Satanás é o meu gato):

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=13214606&tid=5261435873779226193

Após o corte químico:


















Logo após a hidratação de Leite:


















Para repor queratina e aminoácidos e fortificar o fio:

- Amino Shock;

- Queravit Bioextratus;

- Queratina da Miss Anne (sim, funciona);

- Mix reconstrutor queratina da Germany;

- Mix de Aminoácidos Barro Minas.

- Máscara nutritiva de vinho da vita-a (contém colágeno)

- Hidratação Revigorante Maxi Line.

KIT’S, AMPOLAS E QUERATINA:

- Kit Repositor de Massa Capilar e queratina da Amend Gold Black;

- Kit de queratinização da Vita-a;

- Kit de maxi hidratação fortalecedora de tutano da Vita-a;

- Queratina Líquida Bioextratus;

- Ampola queravit da Bioextratus;

- Ampola Semi di Lino da Alfaparf;

- Ampola Semi di Lino Miss Anne;

PRODUTOS SEM ENXÁGUE: Este sim é bem pessoal! Como vocês já devem ter percebido, cabelo com efeito chiclete demora trocentas horas pra secar só, e usar secador resulta numa perde de água! Então tem que saber escolher o leave in correto, para deixar o cabelo macio, sem pesá-lo e que seque rápido; O leave in não é um passo tão importante do tratamento, vejo ele mais no sentido a proteger o cabelo e impedir que ele perca nutrientes e água.

- Diamante da vita-a;

- Nutrição sem enxágüe vitavinho da vita-a;

- Nutrição capilar sem enxágüe de barro mineral vita-a;

- Leite Alisante Lis In Liso da Capicilin.

- Leite defrizante Vita Color da Capiclin (que eu tenho a sensação que saiu de linha);

- Creme restaurador Mariana;

- Kerafluid Miss Anne;

- Silicone Niely Gold Chocolate (sim! Juro que é bom!)

E por aí vai. O cuidado maior você deve ter na escolha das máscaras, que é o passo mais importante do tratamento. Hidratar o cabelo deverá fazer parte da sua rotina. Então faça mais ou menos assim:

- Máscara reconstrutora com queratina – 2x por semana;

- Máscara reconstrutora sem queratina – 2x por semana;

- Máscara de hidratação básica – 3x por semana;

Pode parecer exagero, mas não é. Somente quando seu cabelo começar a apresentar sinais de vida que você deverá espaçar mais ou uso da queratina.

É isso. Espero que tenha sido útil... para uma primeira postagem até que não fui tão mal, mas queria ter sido melhor.. hahaha. O fato do blog ter sido criado para se escrever sobre QUALQUER coisa me tranqüiliza um pouco, hehe.

Beijo e queijo e até a próxima sexta.

16 comentários:

Falávia disse...

MIGUEL!!!! \o/ a-mey

Ericka C. disse...

ótimo post e ótimas dicas ;)
estou em processo de reconstrução capilar, ultimamente ele tem estado muito seco e armado =(

Marcely Costa disse...

AMEI o post... e os toques de humor são ótimos!
Euri do "Quando sofri meu primeiro corte químico me senti sozinho no mundo"
Continue sendo de utilidade pública!
Eu não faço a hidratação de leite do satanás, faço do neném gorfado, que continua sendo leite com açúcar, mas leite sem ir no creme, jogado direto no cabelo antes da hidratação, se o cabelo não estiver bem seco fica chumbado e melecado, mas se não... fica óteemo.

Raquel disse...

Esse post é tipoassim...tudo na minha vida! favoritei ele e vou ler foréver!
Miguel, bem vindo ao blog, e pelo visto seus posts vão ser muito uteis e legais ^^
agora, só falta eu achar esse amino shock, nunca vi mas ja amei xD
bjos e parabens, obrigada pelas preciosas diks ^^

Miguel de Biaso disse...

Ai gente... tava tão nervoso com a 1ª postagem... hahaha... ainda bem que gostaram.. =]

Queen of Madness disse...

Adorei!!! aprovadissimo... sua hidratação ja salvou muuuuito minha vida...

Monique Coelho disse...

utilidade pública detected!
Nossa que post ótimo!! já estou fazendo a minha lista pra ir as compras hahaha
Parabéns Miguel!

Bjs

Anônimo disse...

gostei!...meu cabelo está caindo por causa d corte quimico...estou ficando louuuuuuuuca e careca já tem quase um mês,fiz d tudo e naun para d cair...o q eu façooooo...até quando vai continuar caindo?...bjus

Anônimo disse...

Puxa meu amigo...adorei as dicas e concerteza farei o teste,logo-logo voltarei dando o meu veredicto final rsrsr beijus e DEUS me ajude,pois meu cabelo esta fazendo pena!!!

Unknown disse...

a o meu cabelo ta orrivel..usei muita quimica estou desesperada..adorei suas dicas e vou começar a siguilas ja...dpois volto aqui pra dizer se gostei do resultado e para sua primeira postagem vc esta Otimo adOOREI DE verdade..bjooo

Anônimo disse...

Muito Grata. Já escrevi tudo que é necessário e irei correndo comprar! você realmente entende o que nós buscamos. Já havia recorrido a vários sites e nenhum foi tão brilhante quanto seu blog. E ainda experimentarei a hidratação de leite e tenho certeza que, segundo os vários comentários, será maravilhosa. :*

Anônimo disse...

Tô sentindo o DRAMA aqui depois de ter feito a loucura de relaxar, pintar e fazer escova marroquina. Eu chorei hj pela quantidade de cabelo que quebrou quando desembaracei!! >< Logo cogitei em ligar pra minha cabeleireira pra marcar uma reconstrução, mas as ultimas que eu fiz não deram o resultado desejado... e demorou bastante, ou seja, meu dinheiro foi pro ralo... junto com o meu cabelo TT""" To seguindo a risca as suas recomendações e vou me aforgar em cremes pra ver se funciona comigo!! E vou postar aqui o resultado!! Obrigada mesmo!! =**

tms disse...

comprei o RMC azul, usei umas 3/4 vezes e meu cabelo continuou um caco! (ele realmente tava nas últimas, um corte químico gravíssimo depois de anos de descoloração e tinta) aí fui na cabeleireira e ela fez um selamento e uma nutrição, segundo ela. agora ele tá melhor, mas ainda elástico e quebrando, meldels vou falir! comolidar?

desabafay

adriana sampaio disse...

ADOREI suas dicas,aconteceu comigo também acabou com meu cabelo. ps seu cabelo e lindo.

Unknown disse...

Adorei o post, infelizmente o encontrei depois de cometer suicídio capilar,não que isso tenha resolvido 100% por que no meu caso não foi todo meu cabelo que ficou assim, por apenas a superfície, embaixo estava normal, acho que como meu antigo corte era cheio de pontas elas foram atingidas mais rápido(meu corte eram três camadas em escadinha), vou cuidar mesmo assim com suas dicas para garantir que o tal corte atual valha apena. Amei o post ^^

Anônimo disse...

cara,,, me ajuda..fiz luzes no cabelo... ai lavei ele hoje e qunado fui pentear ele tava com esse efeito chiclete,, mas nao caiu.... fui direto comrpar algo pra passar e comprei anti quedas da tanagra,,ele e bom?? resolve??? meu cabelo vai cair??????/