quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Novidades sobre a "Gripe Suína"



O risco de contaminação por gripe suína entre humanos deixou de ser a única preocupação dos países em relação à doença, pois o vírus também pode ser contraído por animais. As espécies de animais mais suscetíveis a contrair gripe suína são aves, equinos e felinos.

Em Agosto foi confirmado o contágio pela gripe A (H1N1) em aves de duas granjas no Chile, foi o primeiro caso do tipo registrado no mundo.

Agoa nos EUA um gato de 13 anos aparentemente contraiu o vírus de um dos moradores da casa, disse o grupo em comunicado. O animal se recuperou e, aparentemente, não infectou ninguém nem outro animal.

Porcos são a fonte original do vírus H1N1, que já foi encontrado também em um furão, animal especialmente suscetível ao vírus da gripe humana.

"Dois dos três membros da família que é dona do gato sofreram com gripe antes de o gato adoecer", disse em comunicado Ann Garvey, do Departamento de Saúde Pública Veterinária de Iowa.

"Isso não é totalmente inesperado, pois outras cepas de gripe foram encontradas em gatos no passado".

O gato e seus donos já se recuperaram da doença.

Cães e cavalos também podem pegar várias cepas da gripe, embora nenhum desses animais tenha sido diagnosticado com o H1N1 até agora.

"Bichos de estimação que vivem dentro de casa perto de alguém doente correm risco e é aconselhável monitorar a saúde deles para garantir que não estão mostrando sinais da doença", disse o veterinário David Schmitt.

A nova gripe H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, é transmitida facilmente entre humanos e infectou milhares de pessoas no mundo desde março, causando a morte de ao menos 5.000 pacientes.

Fonte: O Globo

3 comentários:

Djuli- Thats what she said disse...

Num passado nao muito distante ouvi que gatos estavam imunes a doença! O.o

Alias, ninguem mais falou disso, né!? O assunto sumiu...d:-/

Marcely disse...

Eu amei a foto do post, hahaha!
(minha verificação de palavras ali embaixo é noread, mas eu li, ta? só não comentei mais nada porque não tenho medo da gripe suína...)

Lorde_Loki disse...

Eita! a quimera-pansgérmica h1n1 ataka novamente, agora além de mulheres e bebes, animais sem culpa: é uma doença espirito de porco


HM, eu me sinto mal por fazer piadinha com um assunto sério, intão larguemos o lado engraçadinho e vamos pro lado negro da força:


Essa doença afeta mais os quetinhos, acho que, pela sua falta de escolha, por exemplo: gatos estão sempre no seu colo ronronando enqaunto vc tosse e tem febre, eles não tem escolha! ninguém quer ter um labrador fazendo bagunça e pulando enquanto está doente já uma companhia felina é apreciada, e os tadinhos acabam levando, e me dói o coração iamginar um pobre animalzinho com febre (cavalos principalmente)

aproveitando que estamos virando tão assuntos gerais: quando vai sair o post sobre futebol?