quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Não é só porque eu escrevi, mas acho a leitura do texto a seguir importante. Se você gosta de mim (ou se gosta de alguém com depressão), leia. Juro, não aguento mais o preconceito das pessoas sobre o assunto, me irrita muito, piora muito qualquer depressão. E se você perceber que eu evito falar com você é porque você ainda não entendeu o que vem no texto abaixo e isso me deixa ruim.

Depressão para dummies





Bom, pelo meu longo contato com pessoas e com depressão tudo o que sei é que as pessoas nada sabem sobre essa doença. Mesmo aquelas que possuem depressão estão cheias de opiniões pré-formadas, geralmente se orientam pelo senso-comum e se a depressão já não fosse suficientemente castrante e insuportável pro doente, os outros conseguem piorar ainda mais ao serem ignorantes com o problema. Em primeiro lugar, se quer ajudar, se informe sobre o assunto! Hoje em dia é tão fácil se informar, basta digitar no google... e mesmo assim tem gente que tenta curar enxaqueca com sanguessugas, é incrível!
Em primeiro lugar, depressão é uma doença. Achar que é frescura, coisa de médico moderno e coisa e tal é uma baita de uma falta de informação. Hipócrates, o pai da medicina, já tinha descrito 6 doenças mentais há 400 anos a.C., dentre elas a depressão!
Depressão NÃO É uma doença moderna!

Em primeiro lugar, o que é irritante pra qualquer depressivo é ouvir dos outros: "eu sei como é". Todo mundo já teve depressão, da tia-avó ao papagaio da vizinha. Só que eu já cansei de ouvir isso de n pessoas e ao conviver com elas perceber que elas não têm nada. Motivo: pessoas confundem depressão com tristeza comum.
Você perdeu o emprego, a namorada, o cachorro morreu, sua mãe não te entende e você ficou chateado e só quis dormir por uns dias ou semanas. Ok, acontece na vida de todo mundo, mas isso não é depressão!
Tristeza não é o mesmo que depressão; depressão é doença, tristeza não
Dados estatísticos: "Os transtornos depressivos atingem de 3 a 5% da população geral. - então "todo mundo sabe como é" MEU CU!

Pergunta possível: como depressão pode ser uma doença se muitas vezes a pessoa desenvolve devido a algum motivo externo que a chateou?
Sabe quando um estresse gera uma gastrite ou úlcera? Pois é algo de fora desgastou seu físico. Na depressão também acontece: algo que te magoa pode gerar problemas com os neurotransmissores e causar a depressão. Uma coisa que era externa vira um problema interno e de repente no futuro você pode ter depressão sem nem ter bons motivos pra isso, principalmente se não tratou a depressão quando ela surgiu e tinha um motivo (meu caso: não tratei porque minha mãe é uma ignorante que achava frescura e possessão por demônios, ou seja, a ignorância pode matar sim).
Depressão vai além da tristeza e do luto. O principal sintoma da depressão é a queda de energia. Ou seja, fora da depressão você é uma pessoa ativa, que anda de patins, pula amarelinha, namora, passeia, trabalha e brinca de pega-pega, mas quando a depressão vem, sabe todas essas coisas? Esqueça, um deprimido não tem energia pra isso e não adianta "pensamento positivo" nem tapa! E se não bastar a falta de energia por si só muitas vezes um deprimido pode sentir dores na cabeça e no corpo, que tornam a pessoa mais sem energia. Não adianta força de vontade porque depressão é doença e não fraqueza da pessoa nem falta de caráter. Não tem coisa PIOR a se dizer a um deprimido do que "faça mesmo assim!" porque simplesmente a doença se caracteriza em não ter força alguma, entende? É como pedir pra uma pessoa com rinite alérgica parar de espirrar, entende a burrice de tal ato? Então tente compreender o tamanho da burrice do outro.
O principal sintoma da depressão é queda de energia, então não adianta pedir pro deprimido fazer coisas, ele está debilitado para tal

E saiba que todo deprimido que se preze sabe que seu problema principal consiste em não conseguir fazer as coisas. Dizer pra fazer é chover no molhado. Quando falta energia até pra tomar banho, escovar o dente ou assistir tv, a gente se dá conta que a coisa ta feia e precisa fazer mesmo assim. Eu escovo o dente, tomo banho e até hidrato o cabelo sem a menor vontade. Tem dia que eu faço maquiagem pra tentar me animar. E reúno energias do além pra fazer, mas isso só faz eu ficar mais limpinha e bonitinha, não sara a depressão e no dia seguinte continuo tendo que reunir energia igual o Riu pra fazer as coisas.
Tentar sair de casa então, muito cuidado! Já tive algo como síndrome do pânico me forçando a sair sozinha. Me perdi num lugar que nem era tão desconhecido e fiquei chorando igual criancinha, foi humilhante. E trabalhar forçado me fez desenvolver um refluxo filho da puta (já não bastasse a depressão, ainda tenho que ficar arrotando o estômago pra fora).
A falta de energia da depressão não é mau costume nem sedentarismo! Deprimidos em geral são perfeccionistas e tentam fazer tudo direitinho, não são aproveitadores, não ficam de má vontade na cama só porque acham bonito ser folgado e preguiçoso. Entendam que é um insulto muito grande quando você dá a entender isso, mesmo que em entrelinhas.

Quanto ao suicídio, alguns dados:

- 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva.
- Quanto mais planejado, mais perigoso no sentido de haver novas tentativas, caso essa não dê certo.
- O provérbio "cão que ladra não morde" não existe em suicídio. Pelo contrário, 90% de quem tenta, avisou antes.
- Quem fez uma tentativa tem 30% a mais de chances de repetir do quem nunca tentou.

Fontes: Experiência própria e www.mentalhelp.com

Um comentário:

vilma disse...

Sou depressiva, achei muito interessante seus comentários, todos corretos 100%. Nos faz ver que mesmo doentes, somos sãs, e inteligentes.
Abraço!
Boa Sorte pra ti.