quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cores, tintas e todo o resto!

Esse inicio é um pouco delicado. Varios coleguinhas diariamente me perguntam: "Que cor fica bem em mim!?".

Pra começar: "Oi, eu nunca te vi e a sua foto do perfil é um objeto inanimado COM photoshop. Logo, como EU vou saber se nem sua cara aparece!?".
Okei, eu costumo ser mais educada, mas é o que dá vontade de falar!haahha

Nao me peça, melhor, nao NOS peça conselhos sobre cores porque...Nos nao sabemos! Essa é uma decisao sua, afinal o cabelo é seu e cabe a VOCE querer usar uma certa cor no SEU cabelo!

"Ahn, e se ficar horrivel?!". Meo, é cabelo! Passa preto por cima, corta...Whatever! Vai crescer de novo! JURO!! Pintar cabelo é um processo temporario, se nao gostar muda-se no mesmo instante!

Quanto a familia, os amigos e o resto da humanidade...Apenas aguente! É serio, cabelo colorido é pra quem literalmente nao se importa com a opiniao alheia. Sempre vai ter alguem que vai amar, ou vai achar brega, ou ridiculo.
Sim, as pessoas mechem com voce na rua, ficam, encarando, algumas gritam.
É, ainda por cima voce precisa ser tolerante com a estupidez e ignorancia alheia. Mas azar, dude!! O cabelo é seu, o dinheiro tambem...Deixa que eles paguem de idiota.

Okei...Voce decidiu a cor! E agora!?
Tintas nao sao diferentes de descolorantes: a marca mais peba e barata pode ser a que dure mais com voce assim como aquela que vem 30ml da Italia e custou R$80,00 sai em 2 lavagens.

É outra coisa que voce só sabera testando!

Costumamos classificar as tintas devida a duraçao media. Na boa?! É mera especulaçao!
A duraçao e cor dependem de diversos fatores, entre eles:

-O estado do seu cabelo.
Cara, se voce desconhece hidrataçao e queratina nao adianta: nenhuma marca no Universo vai durar ai.

-A cor da base
"Nheeeeeee, eu preciso deixar o cabelo loiro pra passar vermelho!?"
"Ahnnnnnnn, mas pega rosa por cima de vermelho super intenso?!"
O raciocinio é simples: quanto mais claro e limpo seu cabelo estiver, mais fiel ficara a cor!
Nao adianta querer usar rosa bebe se ele estiver desbotado de wella.

Logo, pense comigo: Pra cor ficar visivel ela PRECISA ser mais escura que a base! Do contrario simplesmente nao vai aparecer!
Por tanto nao faz sentido investir numa tinta cara e de marca sendo que seu cabelo tá castanho escuro/preto/vermelho. Nao vai rolar!!

Okei...Considerando um cabelo em perfeito/razoavel cuidado e estado, vamos aos produtos:

O que costumamos usar chama-se tinta vegetal. Porque!? Ela nao contem amonia! E é por isso que voce precisa descolorir antes: ela já vem pronta pra ser aplicada diretamente na base que tiver.
Sabe quando voce tem canetinhas e papeis com cores diversas!? Imagine o papel como seu cabelo e as canetinhas como as tintas. É tipo isso!

Há diversas opçoes no mercado atualmente, dentre elas Special Effects, Raw, Punk Color, Manic Panic, Exotic, Color Fiend...Cada uma com sua devida gama de cores e suposta duraçao.

Olha, eu nem vou comentar qual dura mais ou menos porque na bem da verdade, depende da cor!

É serio, uma regra basica (com excecao da Raven!): quanto mais escura, mais tende a durar.
Outra: tons em rosa e roxo costumam durar mais, em todas as marcas.
De resto, vai de cada cabelo. Já testei verde limao em 3 marcas permanentes e em nenhuma tive duração maior que 4 lavagens! No entanto lilas, independente da marca, tende a durar um absurdo!

O que eu aconselho ao escolher uma tinta: cor/tom/duraçao.

Tem gente que quer um rosa pra 2 lavagens, só pra usar numa festa. Outro ja querem manter por 3 meses. E acredite: tem ambas opçoes, na maioria das cores!

E ambas sao excelentes para cada necessidade!

Quanto a mudança de cor: se voce quer mudar de modo extremo, como rosa/azul é necessario tirar o rosa. Do contrario seu cabelo fica roxo.
Agora, se forem tons compativeis como de lilas pra roxo é só passar por cima.

No geral eu aconselho que se desbote o maximo possivel para aplicar outra cor, assim o resultado sera melhor! d:-D

Do contrario corre-se o risco de inclusive se criar outra cor com uma possivel mistura! d:-P
E cuidando eu juro que nao detona taaaaaaaanmto! Pode mudar o quanto quiser, dentro do seu limite, que fica tudo certo!

No geral: Nao, meu cabelo nao cai.
Nao, pintar nao estraga.
Sim, descoloraçao detona o cabelo.


E sim, sempre tem jeito! d:-D




Um comentário:

Amanda disse...

mt bom o post !!. Tenho uma duvida: meu cabelo é um loiro claro meio acinzentado xD e eu comprei a tinta color fiend rosa, eu preciso descolorir ??