sexta-feira, 10 de abril de 2009

Gatos - Por que escolhe-los?

Nada contra cães. Amamos muito eles, mas os gatos merecem seu espaço também. Afinal, são inteligentes, lindos, limpos e silenciosos!

Está na hora de alguns tabus sobre gatos serem derrubados.
Essa história de que gato é traiçoeiro, é a mais pura mentira. Eles em geral são dóceis, não te arranham/mordem sem nenhum motivo. Você precisa parecer ameaçador para um gato pra que ele te faça alguma coisa. Mas ele vai preferir fugir do que arranhar alguém.
Outro tabu é sobre eles gostarem mais da casa do que dos donos. Isso não é verdade, eles apenas se acham os donos da casa, do quarteirão, do bairro. Mas isso não significa que ele não te considere amigo dele. Gatos são diferentes de cachorros por serem independentes. Então seu gato não é um bebê. Ele é seu amigo. Pode parecer ruim a independência de um gato, mas pensa que maravilhoso, a pessoa passa o dia todo no trabalho, enquanto seu gatinho está em casa dormindo na almofada. Ele não vai comer seus sapatos favoritos e nem fazer escândalo e incomodar os vizinhos.

Com certeza uma das principais vantagens de ter um felino é a higiene deles. Em geral aprendem com facilidade a usar a caixinha com areia, que absorve muito bem o odor de suas fezes e urina, deixando a sua casa livre de odores. Fora que o gato faz a sua propria toalete, portanto, não cheiram mal.

Apenas lembre-se que:

-Gatos gostam de arranhar coisas. Mais do que isso, eles concentram "informações" em suas glândulas sudoríparas que ficam nas patas, então o arranhar é, digamos, uma espécie de comunicação felina. Uma das maneiras de se livrar desse problema é comprando arranhadores próprios e cobrindo móveis que eles não devem arranhar, tipo capas em sofás. Aparar as unhas também ajuda. (Obs: Existe uma cirurgia que corta o nervo que faz o gato expor as unhas, mas isso é um crime, é tão absurdo quanto uma cirurgia de extrair as cordas vocais. Se não dá pra conviver com alguns arranhões no sofá, compre um aquário.)

- Eles são animais extremamente curiosos. Exóticos. Adoram entrar em caixas, escalar móveis, conferir cada cantinho da casa e cada novidade dela. Prepare-se para gatos bebendo água na pia, dormindo no seu armário, e até mesmo a perda momentânea deles. Na verdade, acho essa característica divertida. Geralmente rende imagens divertidas dos esconderijos dos bichanos.

- As brigas entre os gatos da casa são por território: Mesmo que seja um quarto, um pedaço da sala, etc. Não são graves. Fique tranquilo, eles mais gritam do que se machucam. É algo mais verbal do que fight mesmo. Até nisso são civilizados!

-Gatas entram no cio de 2 em 2 meses. Cada cio pode gerar até 4 ou 5 filhotes, e elas entram no cio mesmo amamentando seus filhotes. Uma gatinha entra no cio com 6 meses de idade. Se for calcular o número de filhotes que uma gata tem a vida toda, dá um número altíssimo.
POR FAVOR, tenham consciência de NÃO abandonar os filhotinhos e nem mata-los, mas também não transformar sua casa em um gatil...portanto, castrem seus animais, é a melhor solução até para eles mesmos. Não é um sofrimento, se feito antes de 1 ano, previne tumor de mama (isso também vale para cães).

*Enfim, eu não sei se consigo resumir o quanto é bom ter gato. Mas posso dizer com uma única coisa: tenho 5. São animais tranquilos, ficam no canto deles, e não perturbam quando você não está a fim. Ao mesmo tempo, são carinhosos, afetuosos, se comunicam com seus donos de uma maneira que só quem tem gato sabe.
Minha princesinha sempre está enxugando minhas lágrimas com seu pelo felpudo, se esfregando em mim quando estou triste. É o amor incondicional mais lindo do mundo. Quando a minha mãe está doente, de cama, mais uma fica de cama com ela, a gatinha dela, que não sai do seu lado enquanto ela não melhora. São animais mágicos, e pelo menos na minha opinião, são sempre lindos, mesmo sem raça. É uma das minhas maiores paixões, ter gatos, cuidar de gatos, "falar" com gatos na rua!

Adote já o seu! ;)

Minha coisa linda *-*
Estava abandonada e machucada, quando me encantei por ela e a adotei. (e ela nem era linda assim!)

6 comentários:

Juby disse...

Gatos são os meus preferidos também. Eu tenho uma e meu irmão tem um macho.
Ela é mto dengosinha. Se a gente não dá atenção ela vem e morde o seu pé. hehehehehehe

Cherry, e sobre banho? Todo mundo fala q é ruim dar banho em gato. Eu tenho pena de mandar a minha pra menina dar banho e a gata não se comportar.

Djuli- Thats what she said disse...

Ohhhhhhhhhhhhh!! d:-))

Nao troco minha "filha" por nada!!
Amo mesmo!! ^^

Marcely Costa disse...

Ai, que post mais fofo de todos. Depois da dica do secador em melissas, esse foi também um dos meus preferidos! Quero ter gatinho por tudo isso que você falou... eu NUNCA tive um e tenho medo às vezes de não ser bem como eu imagino, mas você sanou minhas dúvidas, era essa gracinha que eu imaginava: animais afetuosos quando precisa, mas não dependentes e grudentos quando não precisa. Que graça isso que você contou da sua gatinha se compadecer do seu sofrimento...
Não é só gato, acho que todos os animais tem um certo sexto sentido quanto a isso. Mas os gatos são mais, tem uma intuição muito próxima da feminina... já ouvi falar de gatos que iam pra perto do telefone antes de ele tocar o.O
É isso, amei esse post! =D

ℛαкi disse...

Julia, gatos em geral são limpos mesmo, mas os peludos precisam de um cuidado melhor com os pelos. Eles costumam se comportar bem, mais ou menos como se comportam para as outras coisas, tipo ir ao veterinário. Vc pode ir com ela e observar. Meu persa fica bonzinho pra tosar ^^


Má, isso é verdade mesmo, são animais muito sensíveis...a gata da minha mae fica desesperada quando alguém começa a falar mais alto quando tem briga...a gente pode gritar um com o outro de brincadeira que ela não liga, é impressionante como conhecem os timbres de voz dos donos *-*

Viviz - Wicca® disse...

Eu não troco a minha filha por nada [2]!

Mas gatos mordem tbm p/ chamar a atenção (Pelo menos a minha faz isso as vezes quando quer carinho ou atenção de alguém)!
Nada que doa.. Mas as vezes rendem vários arranhões!

A minha não tem raça!
Mas eu queria tanto uma persa!
=]

Valeska disse...

Nossa, já tivemos inúmeros gatos qdo morávamos em fazenda. Adooooro gatos, prefiro muito mais doque cachorros. Um dia ainda terei um de novo. Qdo são novinhos são umas graças!!!!