segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fazendo as unhas em casa

Olá pessoal!

Me sinto feliz por estar colaborando com este blog tão colorido =D

E como, er... correspondente internacional *cof cof cof*, vou dar umas dicas das coisas legais que eu ver por aqui também ;)


Bom, pra começar, meu post será sobre unhas. Eu a-d-o-r-o fazer as unhas, e pinto desde os 12 anos. Pinto em casa, diga-se de passagem. Nessa idade, como eu tinha tempo sobrando, pintava todos os dias, depois que chegava da escola. Com o tempo passei a fazer semanalmente, né, prq não se fica sem ter o que fazer pra sempre xD.

Quando era criança costumava ficar brincando com os esmaltes da minha mãe - eu viajaaava, cada esmalte tinha o seu próprio nome (que era o nome dele mesmo XD) e eram um grupo de amigas, e cada hora tinha um cenário - geralmente escola ou academia XD.

Mas os esmaltes da minha mãe eram clarinhos, básicos, sabe como? Eu gosto é de esmalte forte, que apareça na unha. Se for pra não aparecer nada, ou ficar aquela coisa meio "nude", então que fique só na base mesmo.

Então, sobre fazer as unhas em casa... geralmente quando eu falo que faço sozinha, as outras pessoas dizem que não conseguem e tal, que não tem coordenação. Com uns treininhos dá pra fazer tranquilo. Comece treinando num dia que vc não tenha algum compromisso, prq se der errado dá tempo de consertar.

É bom ter sempre em casa um kit-manicure básico para as horas de "emergência" e que não dá tempo de ir em salão ou a grana tá curta.

Tenha uma maletinha ou uma caixa pra guardar as seguintes coisas:

*alicate
*pauzinho de laranjeira
*tesourinha ou cortador de unha (eu prefiro o cortador)
*espátula
*algodão e removedor de esmaltes
*esmaltes XD
*uma base fortalecedora e um óleo secante ou extra-brilho


Farei fotos das minhas unhas como exemplo. Tô precisando fazer mesmo =P

Situação antes:
cheias de cutículas, tamanhos irregulares, uma quebrada pela metade, resto de base de 3 semanas atrás...xD

Primeiro passo: Umedecer as unhas para afastar e retirar as cutículas excedentes (mas antes disso vc precisa retirar algum resquício de esmalte anterior)

*Uma dica: antes de começar o processo de afastar e retirar as cutículas, esteja realmente com as unhas úmidas. Nunca tire com elas secas, fica horrível. Eu costumo fazer após o banho ou depois da hidratação no cabelo, prq a unha ficou bastante tempo em contato com a água e as cutículas amolecem, fica muito mais fácil afastar/retirar. Mas quem preferir de outra forma, é só colocar algodão molhadinho em cima de cada unha com um hidratante.


Agora com elas amolecidas, afaste com a espátula e depois tire o que sobrar com o alicate. Às vezes é necessário dar uma polida também, aí depende do estado da sua unha.

Agora corte com o cortador/tesourinha e lixe. Eu também prefiro fazer com elas ainda úmidas depois desse passo mesmo. Tem gente que nem corta, lixa direto. Mas isso depende do tamanho que vc gosta de manter. Eu mantenho sempre curtas, quando cresce eu corto e lixo para acertar o formato. Importante: Na hora de lixar, o ideal é seguir o formato da sua mão, e não tendências.

Agora vamos passar a base. Eu gosto de passar essa da Avon 4 em 1. Trouxe ela pra cá e ainda tenho um pouquinho ^^

Uma camadinha de base e tá ótimo.

Próximo passo: a cor. Eu sou sempre indecisa com cores, tanto na hora de pintar o cabelo quanto para as unhas. Sempre escolho na última hora =]
Também não consigo ficar com uma cor só nas unhas, acho monótono xD, então deixo sempre alguma unha com uma cor diferente, ou uma de cada cor, ou cor-sim-cor-não, ou alguma decoração inesperada (mas florzinha não! hehehe).

ma-mãe-man-dou-eu-es-co-lher-es-te-da-qui

Eu tenho bastante esmaltes, sempre tive. Gosto de ter bastante opção pra escolher =D
Mas sempre compro esmaltes baratinhos, geralmente de farmácia mesmo. Sou uma "creuza" (by Vende na Farmácia?) de mão cheia xD


Esmalte escolhido, vamos passar. Passe sempre duas camadas. Eu faço assim: passo a prmeira camada em uma mão, depois na outra. Quando termino a outra, passo a segunda camada na primeira mão, depois na outra. O processo é rápido.

Na primeira camada não tenha medo de errar. Não se preocupe com os borrões. Deixa borrar, o importante é preencher a unha inteira. Uma dica legal é passar a espátula logo após o esmalte em cada unha, pra limpar a bordinha da unha (e não o palitinho, que sempre está com pedacinhos de algodão que podem agarrar no esmalte e fazer aquele estrago =/)

Mas aí é o seguinte: você só vai limpar a bordinha da unha, e não todo o borrão que vc fez =]
Isso vai facilitar depois, na hora da segunda camada e na hora de limpar usando o pauzinho com o algodão, pois você já vai ver onde termina a unha e começa o borrão.

Então, na mão esquerda escolhi um verde pistache (ai, adoro sorvete de pistache!) básico com glitter:

Mas na mão direita eu optei por fazer uma das minhas "decorações" inesperadas e abstratas, hehehe. O processo é muito fácil e sempre dá um efeito legal. Veja na imagem a "evolução" da "arrrte".

Foram usados vários esmaltes. Você vai jogando a cor de qualquer jeito, misturando mais ou menos... No final passo glitter de cada cor em cima de cada cor correspondente (deu pra entender?).

Vamos limpar essa bagaça agora, né?


Usando o pauzinho de laranjeira, com algodão embebido com removedor de esmalte, vamos passear por cada unha, devagar e sempre, com todo cuidado para não esbarrar no seu grande feito. =D

Pra finalizar, passe um óleo secante, ou spray secante, ou verniz ultrabrilho, ou algo que valha. É importante usar alguma dessas coisas, pois protegem o esmalte, fazem durar mais, secam mais rápido, evita aquelas "bolhinhas" chatas...

Resultado:
Unhas prontinhas ^^


Para os pés, é a mesma coisa, os mesmos passos. Há quem goste/precise de lixar os pés, deixar ele descansando numa bacia com óleos e outras frescurinhas que adoramos e tals, mas aí é outra história. Com as unhas mesmo, é isso que eu faço sempre.

Ah, outra dica importante é manter as mãos hidratadas. Escolha um hidratante que tenha absorção rápida, para as mãos não ficarem "meladas". Pra quem detesta a idéia das mãos com hidratantes, passe hidratante nas mãos (específico para as mãos!) antes de dormir, né. De noite vc não vai pegar em nada mesmo =P

Eu estou usando no momento um da Natura (que eu trouxe pra cá também, ainda tem hehe) de Maracujá. Ele é bem leve, textura suave, além de um cheirinho delicioso. E não é caro =P



É isso, gente. Acho que meu post ficou meio grande =D

Um abraço e me contem suas experiências manicurísticas ;D

10 comentários:

Pa Louro disse...

Essa sua pintura abstrata ficou ABSURDAMENTE linda!!!!

Unknown disse...

Essa sua pintura abstrata ficou ABSURDAMENTE linda!!!![2]
Gente, eu AMEI!!! E nunca que pensei que seria tão fácil fazer essa unha abstrata!! xDD Eu estava querendo fazer algo colorido, mas duvidando que conseguiria manter a coordenação pra fazer a mão direita... mas assim dará super certo! ^___^
Eu tenho algumas dicas minhas pra adicionar:
1- Quando vou limpando os cantinhos durante a aplicação do esmalte (igual você comentou, sem ser com o algodão e removedor) eu faço com pau de laranjeira com pontinha de ferro (serve pra decoração), ele é mais fininho e só uso pra isso (não tem restos de algodão) e dá super certo. E pra limpar e não fazer melequeira, depois que tiro o excesso do esmalte, limpo o pauzinho num pedaço de guardanapo, sempre que faço a unha deixo milhares de guardanapos por perto pra isso =D
2- Faço sempre a unha dos pés primeiro, que aí não corro o risco de borrar as mãos.
3- Esmalte bom e barato: Big Universo - dica da Queen. Realmente, comprei o turquesa e fiquei com vontade de comprar todas as cores da linha!! Gente, dura demais, a fixação é PERFEITA!! E ainda é mais líquido e ótimo de aplicar e cobrir. Minha unha sempreeee descasca em questão de 1 ou 2 dias, ou fica com a pontinha branca. Com o big fiz a unha faz tempo e está intacto!! o__o aliás, falando em fixação, colorama é o pior no quesito. Quando fiz cada unha de uma cor, deu pra provar bem isso. Usei marcas Risqué, colorama e por aí vai. O pink glamour em um ou 2 dias já estava toooooodo descascado de forma ridícula, saía completamente! E o resto das unhas tudo intacto!

Unknown disse...

tipo, meu comentário foi praticamente um post! XDD

Viviz - Wicca® disse...

Essa sua pintura abstrata ficou ABSURDAMENTE linda!!!![3]

Eu tbm tenho saudades de quando tinha 14 anos e podia pintar as unhas toda semana!
Hj em dia fui parar na área de saúde onde além de não poder tirar cutícula, (por risco de contaminação c/ HIV, Hepatites, etc), não posso ter unha grande e colorida!

Afinal Unha de enfermeira é c/ esmalte incolor no máximo uma francesinha!
=/
Coloridos só p/ sair e olhe lá!
Mas eu nem pinto muito (Fica esquizito s/ tirar a cutícula direito)!
Sacrificios que a gente faz pela profissão!
Ainda bem que pelo menos posso pintar os cabelos!

Ps - Mas assim que puder vou tentar fazer a pintura abstrata!
\o

Mayra disse...

Adoreeeeeeeeeeeei esse post! está de parabéns o tutorial!!!! e eficou mesmo um arraso essa pintura abstrata! hehehehe

:**

Ana Vasconcellos disse...

nossa!que processo! adorei esse post! :-)
aliás, esse blog é bem bacana; adicionarei aos meus.
aguardo cenas dos proximos capitulos coloridos.

Unknown disse...

amei!!
adoro fazer a unha!!

Valeska disse...

Nossa, esse post tá maravilhoso!!! Muitas dicas valiosas. A próxima vez não vou fazer estrago... Meu maior problema são as cutículas, sempre faço um "buraco" em volta das unhas... =/

Himeka disse...

maravilhosas sao essas dicas XD e eu aconselho a voces usarem os esmaltes da avos pq eles sao muito cremosos XD

Himeka disse...

quer dizer AVON*