sexta-feira, 3 de abril de 2009

Raças de Cães - Qual escolher?

Olá pessoas, o assunto de hoje vai ser raças caninas.

Minha opinião sobre a venda de animais? Eu sou contra a venda de animais. Acho que todos deveriam adotar seus animais, já que sofrem tanto nas ruas e em abrigos. Maaas, eu sou MUITO mais contra quem abandona animais! E um dos principais motivos de abandono é a pessoa comprar uma raça sem saber escolhe-la, sem saber nada a respeito dela, apenas porque achou "bonitinho" na loja. E isso acontece muito, já é triste ver um animal sendo tratado como mercadoria, me deixa mais triste ainda saber que a pessoa não escolheu o animal certo e agora vai se livrar dele.

Um caso clássico: Chow-Chow: Lindo, peludinho, com a lingua roxa, coisamaislindadavida! As pessoas sempre esquecem de 2 detalhes: 1- eles são temperamentais, sendo alguns BRAVOS mesmo. 2- ficam grandes!

Outro caso: Pitt Bull: Eu sou suspeita para falar da raça. Posso até falar melhor em outro post, mas resumindo: Eu AMO pitt bull. Só que não é indicado para quem tem outros cães, gatos e crianças. Motivo: O Pitt Bull é um cachorro de rinha, ou seja, algum babaca desenvolveu a raça para brigar com outros cães. Eles hostilizam então tudo que fica no rumo dos olhos deles: crianças, cães e gatos. Quem fez a burrice? Algum humano cretino que pensa que genética canina é brinquedinho. Quem insiste na burrice? Maus donos de pitt bulls.
Sinceramente? É uma das melhores raças que eu conheço. ADORO!

*Comprando seu cão:
-Tenha em mente o temperamento/tamanho que você quer. Leia sobre as raças antes de ir a loja e NÃO vá pelas aparências. Não confie muito em vendedores, eles precisam vender e vão te empurrar qualquer filhote. Principalmente os mais caros e os que não vendem.
-Saiba se você quer um cão pequeno/médio/grande, com pelo curto ou pelo longo. Os peludinhos são liiindos e fofinhos, mas isso é sinônimo de pelos nas roupas, nos móveis e muito gasto com banhos semanais e cuidados pro pelo. Prepare o bolso pra torrar no banho e tosa!
-O sexo: fêmeas costumam ser muito mais mansas, então geralmente para guarda, é ideal um macho. Para ficar dentro de casa, saiba que dificilmente seu macho vai aprender a fazer a caquinha dele ali no lugar que você escolheu. Provavelmente vai ser no sofá, seu travesseiro...
-De companhia/guarda: Tem raças que são de companhia. A grande maioria dessas populares são de companhia. O cachorro, portanto, não vai tomar conta da sua casa. Seu golden retriever, por mais que seja grande, vai fazer festa pro ladrão. E outra coisa: Não compre um filhotinho peludinho e carente e deixe-o sozinho em casa o dia todo, ele vai sofrer com isso. Cachorro é ser vivo, não brinquedo. Compre um shi-tzu de pelúcia se você não pode dar atenção para o seu. E também compre um de pelúcia invés de jogar ele no quintal e nem olhar pra cara do animal, não soltar ele nunca e na melhor das hipóteses, dar comida. Seu cachorro não cometeu nenhum crime pra viver trancafiado. Um cachorro que não ve pessoas, tende a ficar bravo e morder, porque ele não conhece seres humanos e não sabe viver com eles. Como eu sempre digo: Ataques de cães, sempre é culpa de algum humano.
-Inteligente/bobão: Não adianta, você pode ficar a sua vida toda tentando adestrar seu pinsher, seu poodle, que ele não vai aprender nenhum truque. Seu lindo yorkshire não vai rolar, desista.

*Cães inteligentes: Os retrievers, e o mais inteligente deles: Border Collie (aquele cão que decorou tipo, 60 nomes de brinquedos.)

*Cães "lobos": Os huskies são lindos. Mas eles são extremamente primitivos, o que significa uivos, buracos no seu quintal enterrando/procurando coisas enterradas. Aprenda a conviver com isso.

*Importante: A idade canina não se calcula necessariamente 1 ano nosso para 7 deles. É assim: Um cachorro de raça pequena se torna adulta mais cedo (agora você descobriu porque um pinsher é sempre ranzinza!), mas um cachorro, quanto maior a raça, mais cedo morre: Portanto: Fila, Dog Alemão, Mastim Napolitano entre outros gigantes, não vão viver muito mais que 9 anos. Lembre-se disso ao comprar um são bernardo ou um bernese pro seu filho!


1- Border Collie: Tamanho médio, parece um vira-latinha, né? Mas é mega inteligente e custa pelo menos uns R$1.300 (com pedigree)




3- Golden Retriever: Ai, alguém me dá um? São inteligentes, bonzinhos, fofos, a melhor raça na minha opinião. Tirando que é grande, solta MUITO pelo e são gulosos pra caramba.

4- Filhotinho de Chow Chow. Poderiam ficar nesse tamanho, são lindos.
5- Filhote de Shitzu: Bolinha de pelos fofos! Dos pequenos peludinhos, é a raça mais tranquila e a que late menos. Maltezes também são mais calminhos (comparado a lhasa-apso e yorkshire, OMG!)

Dúvidas, sugestões de alguns detalhes que podem ter faltado (era muuuita coisa!) perguntem!
Ps. adote animais, mas mesmo que vc o compre, trate ele como ele merece. Os animais merecem uma vida digna, pois só eles só atacam para se defender, tem o olhar sincero, e é seu amigo mesmo que você seja um mendigo e não tenha NADA a oferecer.
=~

18 comentários:

Falávia disse...

chow chow *-*

se for procurar preço pra comprar deve valer mais que a minha vida -_-

Djuli- Thats what she said disse...

Ohhhhhhhhhh!!! Que post fofo!!
Faz um sobre gatos! d:-D
*Sou mae de uma persinha!! ^^

ℛαкi disse...

Sabe que chow chow nem é tãão caro assim? já vi uns em "promoçao" onde eu trabalhava por uns 500...acho!

Ahh eu amo gatos! Com certeza teremos um post de gatos! valeu a sugestão!

Unknown disse...

muito bom que as pessoas se conscientizem e tratem melhor seus companheiros, vou passear mais vezes com a minha fedida que ela merece..
lindo esse final, escrito com o coração


sucesso pro blog \o/

ℛαкi disse...

ate chorey no final ok bjs

Unknown disse...

isso, faz um de gatos [2] \o/
eu quero ter uma branquinha, igual a da vizinha! xD
E gente, essa shitzu da foto me deu vontade de deixar o gatinho e ir correndo comprar uma iguaaal! *_________________*
Ah, só pra discordar: meu pai tinha um poodle e era inteligentíssimo, via tv, pedia comida com a patinha, foi um dos cães mais inteligentes dele... poodle não é uma raça boba, os domadores de circo fazem vários números sempre com eles =(

Djuli- Thats what she said disse...

Ei, o Golden Retriever nao é o Marley!?
Porque se for eu lembro da bagunca que "pior cao do mundo" fez nas quase 3h de filme!!hehehehe

E mesmo assim me ACABEI de chorar!
d:-)

ℛαкi disse...

verdade,poodles são adestráveis, nao foi um bom exemplo...

ℛαкi disse...

o marley é labrador retriever...eles são mais bagunceiros mesmo...mas o marley era peculiar...huashashsahuhu
a minha é labrador e é uma santa...inteligente e uma fofa *______*


e Marley e eu foi um dos filmes que mais chorei. odeio filme triste de bicho ><

Viviz - Wicca® disse...

Eu quero um Shitzu ou um Pug quando tiver minha casa!
São os cães mais bonzinhos do mundo!
Mas o precinho é salgado e eu tenho emdo da minha Gata acabar c/ ele (Ela é super anti social)!
=]

marisa-melo-cara-de-caramelo disse...

ah raki (intimidade com desconhecidos, haha) amei seu post. eu também sou contra a venda de animais, mas só em alguns pontos. sou contra os "cachorreiros" de fundo de quintal que não se preocupam o mínimo com a qualidade de vida dos cãezinhos, só querem lucrar. mas criadores sérios são legais (mas aí com certeza o cachorro sai custando beem mais caro). faz um sobre gatos [2] sou mãe de um persinha que é a coisa mais tchuca do universo e eu não troco por cachorro nenhum. ele é um gentleman

/aquela que sempre fica só "na moita" na comunidade dos cabelos coloridos

Queen of Madness disse...

Eu adotei uma vira-lata e juro: Nenhum cão se compara ao bom e velho vira-latas...
É a junção de todos os outros cães, só que melhor...
Tem mais resistencia, vive mais, e tem pra todo gosto, vira-lata peludo, pelo curto , branco, preto, grande, pequeno...

Vira-latas rules!!!!

Queen of Madness disse...

Outra coisa: Amigo não se compra, amigo se conquista e se adota!!!
Sou absolutamente contra a compra de animais...
É a mesma coisa que comprar uma criança de páis pobres...

U.U

Unknown disse...

O marley é labrador e nao golden.

tenho um golden é a melhor raca de todas. Sem duvida. Esperto, inteligente, carinhoso e companheiro. So o pelo que MTU durante todo o ano.

Gosto tb do Shitzu.

Kadu Vasconcellos disse...

Bom, concordo com a parte do "Escolher a raça é essencial", mas eu discordo plenamente a respeito do pit bull. Não tenho mas, como estudante de veterinária, posso afirmar categoricamente que a única coisa que difere o pit bull de um poodle, além do óbvio tamanho, é o seu potencial para fazer grandes estragos. O Pit tem uma das mordidas mais fortes entre os canídeos, um corpo robusto e forte, resistência à dor e tudo o que uma BESTA precisa para ser uma BESTA. MENOS a mentalidade. Isso vai ser definido pelo dono, invriavelmente. Donos imbecis, Pit Bulls mortais, donos concientes, Pit Bulls Mansos e brincalhões. Já conheci INÚMEROS Pit Bulls (inclusive um sexta feira, de um colega de facul) que me receberam com pulos e lambidas, ao contrário de muitos Poodles e Pinshers que me receberam com ferocidade. Pit Bulls são ÓTIMOS cachorros para menter com crianças, gatos e outros cachorros SIM, desde que o dono saiba criá-lo. E aliás, Dotôra, é por isso que a maioria de ataques de cães vêm de Poodles, Yorks e Pinshers. Donos criam como crianças, não impõe limites e quem se fode somos nós, os vets, que não podemos sequer cumprimentar os clientes sem que o demônio nos avance!
Acho que as raças deveriam ser escolhidas de acordo com seu potencial, mas nada impede que você, gostando de um pit, tendo um filho, um gato e um poodle, não adquira um. Tudo questão de cabeça e muita paciência!

Bjotchau

ℛαкi disse...

Concordo plenamente, mas acho que a função de nós, veterinários, é orientar. sabemos que pra toda regra há uma excessão, eu escrevi tudo de modo GERAL. Lógico que tem pitts que convivem com outros cães, crianças, etc. Eu disse no post que se vc trancafiar seu cachorro pro mundo, ele vai virar um monstro. Já vi rottweillers, pastores que a gente mal podia tocar no bicho, pq eles não são acostumados com estranhos.
As 2 vezes que fui mordida trabalhando foi por pinsher e poodle. Isso que vc disse sobre não dar limite é a pura verdade. Meu pinsher é um mala, ele morde a minha vó pq ela nao dá limite, e eu ele respeita muito.
Agora quantas pessoas sabem se impor perante um cão? E sabemos que o maior problema de comportamento animal é quando um cão domina o dono.
=)

Unknown disse...

Adooooro cães (e gatos), um detalhe sobre golden retiver e labradores, são lindos, grandes e fofos ótima compania para crianças, não pra idosos (minha avó ganhou um, uma loucura!).
Não tem nada melhor que o bom e velho vira-latas!

Unknown disse...

ADOREI AS DICAS ,ESTOU LOUCA POR UM SHITZU,MAS INFELISMENTE AINDA NÃO TENHO COMO COMPRAR UM CÃOZINHO AGORA É MUITO CARO.MAS ESTOU SONHANDO... JÁ ESCOLHI O NOME SERÁ PEPITA... ABRAÇOS ...ELAINE CASTRO...