domingo, 12 de abril de 2009

Ions e acessorios capilares!

Ao comprar um produto pra cabelo, em especial secador, pranchas, escovas e pentes voce deve ter se atentado a ideia dos ions negativos.

Na embalagem o fabricante te convence de que:

-Ions negativos sao legais
-Ions negativos fazem bem pro seu cabelo
-Na sua aquisicao DEVEM ser liberados ions negativos
-Compre ions! Uma caixa deles!

O que acontece é que uma parte consideravel das consumidoras tem uma vaga nocao do que sejam os tais ions. Já ouviu falar na escola, tem um filho pre-vestibulando que de vez em quando comenta, jura que leu numa revista alguma materia mencionando os tais ions.

Mas afinal: porque a industria da beleza insiste em fabricar produtos que: contem ions/liberam ions!? O que diabos é esse nome que esta em pentes do Marco Bone aos secadores da Taiff?

Cientificamente falando...

De maneira simples, os íons são átomos que, por um motivo qualquer, perderam ou ganharam elétrons. Quando um átomo perde elétrons se torna um íon positivo ou cátion, passando a ter excesso de cargas positivas. Contrariamente, ao ganhar elétrons, torna-se um íon negativo ou ânion. Os átomos dos elementos químicos tendem a estabilizar a última camada ganhando ou perdendo elétrons, ou seja, para a maioria há necessidade de se transformar em íons.

*Ahnnnn...A Ciencia!!

Okei, mas...O que isso tem a ver com cabelos??
Segundo o site da Tany..

Equipamentos de tratamento de cabelos, tais como secadores e pranchas para alisamento, proporcionam além dos benefícios acima citados, outras vantagens. Os íons emitidos por esses aparelhos quebram as moléculas de água em finas partículas, possibilitando que elas penetrem nas cutículas abertas dos fios de cabelos, energizando, reconstituindo e hidratando os cabelos de dentro para fora. Tem a propriedade de eliminar odores, pois age como antibactericida e elimina o efeito eletrostático. O resultado é verificado em cabelos mais brilhantes, macios e hidratados.
Segundo a Fisica, mas especificamente a Eletrostatica: Os íons negativos neutralizam o efeito eletrostático.

Ou seja: Aquele efeito arrepiado, seco e aspero que dá no seu cabelo MESMO que ele esteja hidratado nada mais é que eletricidade!

Sim, seu cabelo levou choque! d:-P

Na pratica, o efeito é o seguinte: O atrito do pente com o cabelo, e o ar quente dos secadores convencionais, cria a eletricidade estática, positivamente carregada. O secador que emite íons negativos impossibilita a formação desta eletricidade estática positiva, responsável pelos resultados indesejáveis na prática de secar os cabelos.

Uma dica: pegue uma caneta bic qualquer e atrite no seu cabelo, de forma a passar as cargas. Ligue uma torneira e coloque a caneta ao lado do jato de água.
Se tiver eletricidade o suficiente, voce vera o curso da agua em direcao a caneta!

E é por isso que seu cabelo fica com aquele aspecto ruim: o pente regular de plastico fica carregado! Logo, sem querer voce cria um campo magnetico no proprio cabelo!!hahahaha
d:-P


Cara, acredite: faz MUITA diferenca!!

No caso do secador:



Secador da Djuli, prazer!

Palavras da propria Taiff:

As cargas agem neutralizando a eletricidade estática e fechando a cutícula dos fios, o que permite um melhor reflexo da luz, dando muito mais brilho aos cabelos. Este fechamento da cutícula faz com que as gotas de água permaneçam nos fios, impedindo sua desidratação. O resultado são cabelos muito mais sedosos e macios.

Ou seja: nao há eletricidade, logo...Seus cabelos na ficam com aquele aspecto feioso! d:-P
Esse principio tambem se aplica a chapinha, que emite os ions negativos!

No caso do pente e da escova...



Pente da Djuli, prazer!

Nas palavras do Marco Boni:

Anti-estatico. Ajuda a manter a umidade natural do cabelo e auxilia no fechamento da cuticula.


Escova da Djuli, prazer!


Pra concluir: Porque voce deve dar preferencia a acessorios que carregam "ions negativos" no nome e prometem proezas?
Porque de fato faz diferenca!


Principalmente apos a descoloracao e tratamentos em geral!
Nao pense que ira resolver todos os seus problemas e isso signifique que voce pode detonar o quanto quiser os cabelos que "os ions dao um jeito!". A Ciencia ajuda, mas nao elimina os efeitos.
O que esses acessorios fazem é diminuir os estragos.

Use e abuse, mas cuide tambem!! ^^

Porque senao, gatissima...Nao há ion no Universo que de conta! d:-P

4 comentários:

Pa Louro disse...

Realmente isso eu já pude comprovar!! Da ultima vez que fui ao cabeleireiro (faz tempo!!!) ele tinha acabado de comprar um secador e uma prancha com ions... Pagou caro pacas e me mostrou a diferença entre um e outro... primeiro ele pegou uma mecha e secou com secador normal e me deu para eu tocar, dps secou outra mecha com o tal secador com ions e me deu para tocar! INCRIVEL!! A diferença era gritante!! E eu, na hora que ele me disse, não acreditei!! Realmente funciona... mas há marcas e marcas.. então vale a pena pesquisar um bom produto, mesmo que para isso tenha que se pagar um pouco mais caro!!!

Unknown disse...

ah... que pena, agora quero um secador/chapinha/pente/mãos com ânions...
acho que nada do que eu tenho tem... =(

Viviz - Wicca® disse...

A minha chapinha e o meu mini secador têm íons!
Já procurei esse raio desse pente e não encontro!
Preciso urgente passaear em SP!
;p

Valeska disse...

Mãos com íons foi ótima!!! ^^

Eu confesso, não tenho secador nem chapinha, mas agora quero com tudo isso aí!